Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O CONHECIMENTO VENCERÁ
DIRCEU DETROZ

Quem vê a ideologia que assumiu o poder no Brasil levantando muros e barricadas contra o conhecimento pode pensar se tratar de um fato isolado. Infelizmente não é. Nas últimas décadas o conhecimento vem sendo combatido em diversas partes do planeta.

Recentemente a mídia noticiou que livros foram queimamos em praça pública. Qual é o pensamento que vem? Certamente foi obra de extremistas islâmicos. Aqueles terroristas sanguinários. Desta vez não foram eles. Aconteceu na Europa. No Primeiro Mundo. Instigados por padres e bispos, católicos poloneses fizeram fogueiras de livros.

Quando as trevas da ignorância já contavam com a vitória o Iluminismo acendeu as luzes. O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico nascido na Europa. Embora os historiadores divirjam sobre a época, é consenso que foi impulsionado pela Revolução Cientifica. O Iluminismo é também chamado de “O Século da Filosofia”.

A ideias de grandes filósofos do Iluminismo como Voltaire, Denis Diderot, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith e Emmanuel Kant que tiveram influencias de Francis Bacon, René Descartes e Baruch Spinoza foram decisivas para a Revolução Francesa em 1789. O ápice do Iluminismo.

Muitos dos ideais desses iluministas foram incorporados as sociedades atuais. Até mesmo as formas de governos conhecidas. Outros, porém, hoje sofrem pesados ataques ideológicos. É o caso da intolerância religiosa, política e migratória.

Com muros, barricadas e livros queimados, há uma nova tentativa de barrar o conhecimento, a ciência e o pensamento filosófico. O que faz se avizinhar no horizonte outra nuvem negra. Se isto só não fosse assustador, nesta nuvem as crenças começam a ganhar espaço. Exatamente como antes do Iluminismo.

Algumas vozes colocam em xeque a própria democracia tal como conhecemos. Para sobreviver uma democracia depende do coletivo. A tecnologia está transformando os humanos em seres individuais. A minha democracia é perfeita. A do meu vizinho não. Outra visão assustadora é a de um império tecnológico global. Um “rei”, e milhões de súditos programados para obedecer cegamente.

Estranho é que essa nuvem negra se aproxime justamente quando todo o conhecimento está ao alcance de um clique do mouse. A um toque de dedo. O que os iluministas diriam ao constatarem que conhecimento quando disponível fácil demais pode causar ignorância contagiosa?

Mesmo que escureça ainda mais, cedo ou tarde uma nova luz se acenderá. Os muros das Bastilhas cairão. No lugar das guilhotinas e do sangue escorrendo, escorrerá sabedoria. O conhecimento e a ciência sempre vencerão no fim.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28578


Outros títulos do mesmo autor

Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ
Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 921 até 930 de um total de 930.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
Madonna sessentona e outras verdades - Roberto Queiroz 10 Visitas
Um pouquinho de Brasil - Roberto Queiroz 10 Visitas
Quem matou o Brasil? - Roberto Queiroz 10 Visitas
Ayrton! Ayrton! Ayrton Senna do Brasil!!! - Roberto Queiroz 9 Visitas
Amar e suportar os espinhos! - Rylian 9 Visitas
A morte, da cultura e da mémória - Roberto Queiroz 9 Visitas
SOB O MESMO PARAÍSO 9 NOVEL 16 ANOS - ricardo fogzy 9 Visitas
Uma nova forma de cutucar, incomodar, agregar - Roberto Queiroz 8 Visitas
SOB O MESMO PARAÍSO 7 NOVEL 16 ANOS - ricardo fogzy 6 Visitas
SOB O MESMO PARAÍSO 8 NOVEL 16 ANOS - ricardo fogzy 4 Visitas

Páginas: Primeira Anterior