Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A GENÉTICA DIVINA
DIRCEU DETROZ

Yuval Noah Harari reservou o último capítulo de “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, para algumas hipóteses sobre o futuro da nossa raça. Podemos ser uma das últimas gerações de Sapiens. Estamos assistindo a pré-história da genética. Talvez, o alvorecer de uma nova raça. De uma nova divindade.

Na ficção, Michael Crichton adaptado depois para o cinema usou a genética e trouxe os dinossauros de volta à vida. No mundo real, a genética também revela interesse por seres extintos. Com seu genoma encontrado congelado na Sibéria, e usando o óvulo de uma elefanta geneticistas planejam o nascimento de um mamute.

A ideia não é parar nos mamutes. Com o genoma dos Neandertais uma das raças que antecederam os Sapiens, 30 milhões de dólares, dinheiro de banana para a pesquisa cientifica seriam suficientes para fazer um Neandertal nascer em pleno século 21.

Estando na pré-história, a genética será por um tempo ainda assombrada pelo “Frankenstein”. Os muros dos mitos da ética da moral e dos dogmas religiosos levantados pelos conservadores. Cedo ou tarde, as maravilhas da genética derrubaram todos esses muros. Para essas maravilhas nunca faltarão financiamentos e interessados.

Será que ainda fará algum sentido a “vontade divina” quando os primeiros seres dessa nova espécie deixarem de sentir dor. O que é mais preferível. Continuar comemorando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou pertencer a uma raça em que o autismo não exista. Sem outros tantos males que matam e invalidam.

Pensem numa raça com a capacidade de manipular seus desejos. Hoje nós ouvimos os downloads das nossas músicas favoritas. A nova raça poderá buscar o download da felicidade que sentiu no mês passado. Poder escolher a cor dos olhos do seu filho. Os idiomas que ele falará. Ter a liberdade de abortar ao saber que no futuro seu filho será um criminoso. Provocará alguma tragédia.

Se um asteroide não estiver em rota de colisão com o planeta Terra, só existem dois cenários de futuro para o Homo Sapiens. Nos dois seremos extintos. Uma é provocar nossa própria extinção. Já demos demonstração do que somos capazes. A outra é ser extintos pela raça superior que estamos começando a criar. Por enquanto, ainda temos influência sobre ela. Só que não tardará aparecer o nosso tão conhecido “livre-arbítrio”.

Como reflexão pela sobrevivência, Harari sugere trocar “o aquilo que queremos nos tornar” por “o que queremos querer”. Os Sapiens da Revolução Agrícola não refletiram quando foram escravizados pelo trigo. Dificilmente nós os “modernos” refletiremos.

Somos curiosos com os extintos a ponto de tentar recriar Neandertais e mamutes. Não creio que despertaremos a mesma curiosidade da raça que surgirá com a nossa extinção.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28671


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ
Crônicas Ficção, o perigo do realismo DIRCEU DETROZ
Poesias HOLISMO DIRCEU DETROZ
Crônicas Problemas técnicos DIRCEU DETROZ
Crônicas De Sagan ao Hubble DIRCEU DETROZ
Crônicas Nem tudo é pandemia DIRCEU DETROZ
Poesias SINA DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa bola murcha DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 985.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65676 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54820 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43489 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43117 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42224 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40592 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 38958 Visitas
Amores! - 37243 Visitas
Desabafo - 36617 Visitas
Faça alguém feliz - 34939 Visitas

Páginas: Próxima Última