Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CÉREBROS DOUTRINADOS
DIRCEU DETROZ

No seu livro “O Futuro da Mente”, o físico Michio Kaku diz que o cérebro humano guarda mais segredos e incógnitas do que todo o Universo. Nosso cérebro poderá nos levar ao encontro da alma e curas para doenças como o Alzheimer. Ainda ficção, Michio prevê num futuro próximo filmar nossos sonhos, incluindo o terror dos pesadelos. Poderemos até postá-los nas redes sociais.

Para dominar o planeta a espécie humana usou o cérebro de um modo eficaz. Existe a crença de que de repente, usamos o cérebro para pensar e o milagre se fez. Não creio que aconteceu assim. Nossos ancestrais moldaram o mundo que nos deixaram de herança usando outra função do cérebro. A doutrina do acreditar.

Desde o nascimento, as crianças nunca são ensinadas a pensarem de maneira independente. A se perguntarem ou questionarem. Questionar é como tatuar um “diferente” na testa. Ouvir um “cale-se”. Todo o ensinamento vai na direção de acreditar em coisas que na sua maioria não existem. Essas coisas vão muito além das crenças religiosas. Cremos que “pensar” é montar um quebra-cabeça de mil peças.

No entanto, temos de admitir o fato. Se durante a evolução os humanos usassem o cérebro para pensar, possivelmente não estaríamos aqui agora. Desde o momento em que pequenas vilas se transformaram em grandes impérios que moldarem os países, cidades e o modo de viver conhecido atualmente, o acreditar foi essencial.

Seria impossível a cooperação entre milhões de pessoas que pensassem. Não existiriam sistemas de governo ou de justiça. Não existiriam crenças religiosas ou terrorismo. Essas coisas só passaram a existir quando pessoas fizeram com que milhões de outras pessoas acreditassem nelas. Se de um momento para outro os humanos deixarem de acreditar e passarem a pensar toda a doutrinação desabará em ruínas.

Mesmo a condição de inferioridade com que as mulheres são tratadas em pleno século 21 tem como princípio a doutrina do acreditar. Um dia, uma crença doutrinou e conseguiu com que milhões acreditassem que a mulher tirou a “pureza” do homem com sua sedução. Ainda hoje, esse princípio continua sólido na doutrinação das mulheres.

Outra confusão que o acreditar causa nos humanos é confundi-lo com a fé. A doutrinação do acreditar como vimos é possível e moldou o mundo que conhecemos. Já a doutrinação da fé entra na lista das coisas impossíveis. Se anjos descessem do céu com um bafômetro medindo a fé, 99,9% dos humanos seriam pegos em flagrante.

Estranhamente a única coisa na qual os humanos depositam em massa sua fé é no evangelho do dinheiro. Sobre esse evangelho Yuval Noah Harari escreveu: “Enquanto a religião nos pede para acreditar em algo, o dinheiro nos pede para acreditar que outras pessoas acreditam em algo”. Nenhum dos deuses conhecidos possui esse poder!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52854


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54659 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54587 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54564 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54370 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54316 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54308 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54266 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54206 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54096 Visitas
Amores! - 54055 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última