Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PROFESSOR MACHADO
Saulo Piva Romero

MAIS UM ANO ESTÁ COMEÇANDO NA ESCOLA DA FLORESTA VIVA. ESTA ESCOLA É CONHECIDA TAMBÉM COMO A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. A ESCOLA FICA BEM NO CORAÇÃO DA FLORESTA. ELA TEM O NOME DE FLORESTA VIVA PELO FATO DE QUE AS MADEIRAS QUE NELA SE ENCONTRAM TEM O DOM DE FALAR E DE PENSAR, POIS, NO MUNDO DOS CONTOS DE FADA TUDO SE TORNA POSSÍVEL E REAL. É O PRIMEIRO DIA DE AULA E AS CRIANÇAS ESTÃO CHEGANDO PARA CONHECER OS SEUS PROFESSORES E SEUS NOVOS COLEGUINHAS. AS MADEIRINHAS CHEGAM NA ESCOLA ACOMPANHADAS DOS SEUS PAIS ATÉ A PORTA DA SALA DE AULA. O SENHOR CARVALHO SE DESPEDE DE SEU FILHO. O PEQUENO DÁ UM BEIJO NO PAI E LOGO EM SEGUIDA ENTRA NA SALA JÁ COM A AULA EM ANDAMENTO. A AULA É DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR É O SENHOR MACHADO QUE ESTÁ A TODO O VAPOR ENSINANDO COMO SE FAZ CONTAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO E DANDO AS EXPLICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM BOM ENTENDIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. QUANDO O PROFESSOR ESTÁ EXPLICANDO AS LIÇÕES DO DIA, O SILÊNCIO É TOTAL NA SALA, POIS, AS MADEIRINHAS SABEM MUITO BEM QUE O PROFESSOR MACHADO NÃO GOSTA DE SER INTERROMPIDO POR ATOS DE INDISCIPLINA E MUITO MENOS QUE OS ALUNOS CONVERSEM DURANTE AS SUAS EXPLICAÇÕES. O PROFESSOR MACHADO É MUITO EXIGENTE E AO MESMO TEMPO MUITO PACIENTE.ELE TERMINA SUAS EXPLICAÇÕES E EM SEGUIDAS COLOCA NA LOUSA ALGUNS EXERCÍCIOS PARA OS ALUNOS RESOLVEREM ENQUANTO FAZ A CHAMADA. DEPOIS, ELA AGUARDA OS ALUNOS TERMINAREM DE FAZER OS EXERCÍCIOS. DEPOIS QUE TODOS TERMINARAM, O VELHO PROFESSOR MACHADO COMEÇA A CHAMAR UM A UM PARA IR A LOUSA PARA RESOLVEREM OS EXERCÍCIOS E VERIFICAR SE ELES ENTENDERAM MESMO A MATÉRIA DADA.
- VENHA AO QUADRO SENHORITA CEREJEIRA, ENTÃO A PEQUENA CEREJEIRA SE LEVANTOU E SE DIRIGIU AO QUADRO E O PROFESSOR MACHADO PERGUNTOU A ELA.
- QUANTO É 34 +12?
E ELA TODA TIMIDA RESPONDEU AO PROFESSOR:
- QUARENTA E SEIS
- E O SÁBIO MACHADO RESPONDEU:
- MUITO BEM. VEJO QUE VOCÊ PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO NAS MINHAS EXPLICAÇÕES, PORTANTO GANHARÁ UM PONTO A MAIS NA MÉDIA NO FINAL DO BIMESTRE.
A CEREJEIRINHA VOLTOU PARA O SEU LUGAR COM UM BELO SORRISO DE SATISFAÇÃO E FELICIDADE.
O PRÓXIMO A IR AO QUADRO FOI O IPÊZINHO QUE JÁ ERA MUITO CONHECIDO NA ESCOLA VIVA, POIS, JÁ HAVIA SIDO REPROVADO VÁRIAS VEZES. ELE ERA UMA MADEIRINHA DA PÁ VIRADA, POIS, SÓ QUERIA FAZER BRINCADEIRAS BOBAS COM OS COLEGUINHAS AO INVÉS DE SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS.
- VAMOS VER SE ESSE ANO, VOCÊ CONSEGUE PASSAR PARA A PRÓXIMA SÉRIE E LEVE MAIS A SÉRIO SUA VIDA ESCOLAR MEU JOVEM.
E LÁ FOI O IPEZINHO QUE MASTIGAVA UM CHICLETE SEM SE IMPORTAR QUE ESTAVA NUM SALA DE AULA.
- QUANTO É 45 +45?
- O BAGUNCEIRO IPÊ QUE NUNCA PRESTAVA ATENÇÃO NAS AULAS DO BOM PROFESSOR MACHADO, COMEÇOU A SUAR FRIO E A GAGUEJAR E DEPOIS DE TANTO QUEIMAR A CABEÇA DE TANTO PENSAR RESPONDEU SEM TER CERTEZA ABSOLUTA DA RESPOSTA.
- OITENTA
E O PROFESSOR MACHADO COM CARA DE POUCOS AMIGOS E A EXPRESSÃO SÉRIA E FECHADO NO ROSTO DISSE:
- VOCÊ NÃO SE EMENDA MESMO RAPAZINHO! ATÉ QUANDO VAI FICAR NO MUNDO DA LUA? DAQUI A POUCO TODOS OS SEUS COLEGAS ESTARÃO FORMADOS E VOCÊ VAI CONTINUAR AQUI NA MESMA SÉRIE, FAZENDO PIADAS E APEONTANDO MUITAS CONFUSÕES COM SUAS BRINCADEIRINHAS SEM GRAÇA. EU DIGO ISSO, PORQUE SÓ QUERO O SEU BEM, POIS QUE NÃO SE CONCENTRO NOS ESTUDOS TERÁ POUCAS COISAS NA VIDA FORA DOS BANCOS ESCOLARES.
ENTÃO, DEPOIS DO SERMÃO QUE LEVOU DO EXIGENTE MACHADÃO, O IPEZINHO TODO VERMELHINHO DE VERGONHA, VIROU-SE PARA VOLTAR AO SEU LUGAR MEXENDO COM OS OMBROS, SINALIZANDO QUE NÃO ESTAVA NEM AI COM ESSE SERMÃO, JOGOU O CHICLETE NO LIXO E SENTOU -SE NO SEU LUGAR NOVAMENTE. OS COLEGAS TIVERAM QUE ENGOLIR AS RISADINHAS, POIS, O VELHO PROFESSOR OLHOU PARA ELES COM UM OLHAR PENETRANTE DE REPROVAÇÃO TOTAL A REAÇÃO DE RISOS POR PARTE DOS ALUNOS. ENTÃO, O PROFESSOR COM MUITA PACIÊNCIA PERGUNTOU QUEM SABIA O RESULTADO DA SOMA EM QUESTÃO E PARA A FELICIDADE DO PROFESSOR VÁRIAS MADEIRINHAS LEVANTARAM AS MÃOS PARA DAR A RESPOSTA CORRETA E DENTRE ELAS, O PROFESSOR MACHADO ESCOLHEU A MAIS JOVEM DA TURMA, UMA SUCUPIRINHA MUITO ESPERTA E INTERESSADA DE VERDADE EM APRENDER TODOS OS SEUS ENSINAMENTOS.
ENTÃO, A JOVEM SUCUPIRA FOI ATÉ O QUADRO E COLOCOU O NUMERO 90 COMO RESPOSTA CORETA DA SOMA E COMO ERA DE COSTUME GANHOU UM PONTO A MAIS NA MÉDIA. ASSIM, A AULA HAVIA TERMINADO NAQUELE DIA.
O ANO ESCOLAR SEGUIA NORMALMENTE ATÉ QUE UM FATO MUITO TRISTE ABALOU A ROTINA DA ESCOLA DA FLORESTA VIVA. CERTA MANHÃ, QUANDO, AS MADEIRINHAS ENTRARAM NA SALA DE AULA, O PROFESSOR MACHADO NÃO ESTAVA LÁ E ISSO GEROU UM ZUM, ZUM, ZUM MUITO GRANDE. POIS, TODOS QUERIAM SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM O PROFESSOR MACHADO, POIS, ELE RARAMENTE FALTAVA.
DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, ENTROU A PROFESSORA ROCHA, QUE SERIA A PROFESSORIA QUE IRIA SUBSTITUIR O PROFESSOR MACHADO DURANTE ALGUNS DIAS. AS MADEIRINHAS QUE ESTAVAM INQUIETAS COM A AUSÊNCIA DO QUERIDO PROFESSOR MACHADO FORAM LOGO PERGUNTANDO O POR QUÊ DA AUSÊNCIA DELE NAQUELA MANHÃ. ENTÃO, A PROFESSORA ROCHA DISSE:
- EU VOU SUBSTITUIR O PROFESSOR MACHADO POR ALGUNS DIAS. POIS, ELE SOFREU UM ACIDENTE QUANDO VOLTAVA PARA CASA ONTEM. ELE FOI ATINGIDO POR UM BIGORNA E TEVE QUE SER INTERNADO. AS MADEIRINHAS FICARAM MUITO TRISTE, POIS. GOSTAVAM MUITO DO PROFESSOR MACHADO, APESAR DO SEU JEITÃO RANZINZA NA MAIORIA DAS VEZES. A INTERNAÇÃO REPENTINA DO SENHOR MACHADO PARECE TER DADO UM CHOQUE EM TODOS NA SALA QUE ATÉ O GRUPINHO DOS BAGUNCEIROS IPÊZINHO, CARVALHINHO, CEDRINHO E PINHOZINHO PASSARAM A RENDER MAIS PRESTANDO MAIS ATENÇÃO NAS AULAS E TENDO NOTAS MELHORES , POIS, DEPOIS DO ACIDENTE COM O VELHO MESTRE MACHADO, ELES PERCEBERAM QUE A VIDA É MUITO CURTA E QUE É APENAS UM SOPRO PARA SE DESPERDIÇAR COM BRINCADEIRAS BOBAS E COM DESRESPEITO AOS MAIS VELHOS. ELES TAMBÉM PASSARAM A TER UMA MELHOR CONVIVÊNCIA COM AS MENINAS DA SALA E COMEÇARAM A TRATÁ -LAS COM MUITO MAIS EDUCAÇÃO E RESPEITO DO QUE TRATAVAM ANTES. E COM RETRIBUIÇÃO AS MENINAS COLABORAVAM COM ELES FAZENDO LIÇÕES EM GRUPOS, POIS, ELAS ENTENDIAM QUE O PROFESSOR MACHADO FICARIA MUITO FELIZ COM A ATITUDE TOMADA POR ELAS. ENTÃO, A CEREJEIRINHA JUNTAMENTE COM A CURIPIXAZINHA, A SUCUPIRINHA E A JATOBÁZINHA COLOCARAM UM POUQUINHO DE JUÍZO NA CABECINHA DOS ALUNOS QUE ERAM CONSIDERADOS BAGUNCEIROS, BRIGUENTOS E INDISCIPLINADOS. ASSIM A CLASSE DO PROFESSOR MACHADO PASSOU A MELHOR SALA DA ESCOLA DA FLORESTA VIVA HONRANDO O TÍTULO DE A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA, QUANDO FALTAVA APENAS UMA SEMANA PARA TERMNAR O ANO ESCOLAR, O QUERIDO MESTRE MACHADO VOLTOU PARA A ESCOLA PARA A FELICIDADE DOS SEUS PUPILOS QUE ORGANIZARAM UM GRANDE FESTA PARA CELEBRAR O RETORNO DO MESTRE MACHADO A ESCOLA E PELA RETOMADA DAS AULAS SOB O COMANDO DELE. FORMATURA DA SALA , DA QUAL FOI O PROFESSOR, ELE FEZ QUESTÃO DE ENTREGAR TODOS OS DIPLOMAS, MAS, UM EM ESPECIAL, ELE ENTREGOU COM MUITA EMOÇÃO E CHEIO DE ESPERANÇA DE QUE COM TODOS OS PROBLEMAS QUE A EDUCAÇÃO VEM ENFRENTANDO, ELA JAMAIS MORRERÁ. ELE ENTREGOU COM MUITA ALEGRIA O CANUDO NAS MÃOS DO IPÊZINHO, OU MELHOR DIZENDO NOS GALHOS DELES E LHE DEU UM LONGO ABRAÇO NO ALUNO QUE MAIS LHE HAVIA DADO TRABALHO NOS ÚLTIMOS ANOS E SUSSURROU NOS OUVIDOS DELES.
- OBRIGADO, POR TER OUVIDO OS MEUS CONSELHOS. AGORA SIGA EM FRENTE COM DETERMINAÇÃO E FORÇA DE VONTADE QUE CERTAMENTE COLHERÁ BONS FRUTOS DURANTE A COLHEITA DA VIDA.
E O IPÊZINHO COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS DISSE AO MESTRE COM CARINHO.
MESTRE, O SENHOR SE IMPORTA COM SEUS ALUNOS
NUMA DIMENSÃO DE QUEM CULTIVA
UMA PLANTA MUITO RARA QUE NECESSITA
DE ATENÇÃO, AMOR E CUIDADO.
O SENHOR TEM A CAPACIDADE DE
"SAIR DE CENA, SEM SAIR DO ESPETÁCULO".
DE APONTAR CAMINHOS,
MAS DEIXAR QUE O ALUNO CAMINHE
COM SEUS PRÓPRIOS PÉS...
MESTRE, O SENHOR ENTRA CANSADO NUMA
SALA DE AULA E, DIANTE DA REAÇÃO DA TURMA,
TRANSFORMA O CANSAÇO NUMA AVENTURA
MARAVILHOSA DE ENSINAR E APRENDER
MESTRE MACHADO, O SENHOR CONSOME HORAS E HORAS
PENSANDO EM CADA DETALHE DAQUELA AULA,
QUE MESMO OCORRENDO TODOS OS DIAS,
É SEMPRE ÚNICA E ORIGINAL...
O SENHOR É MAIS QUE UM PROFESSOR, É UM AMIGO NOSSO DE TODAS AS HORAS QUE RECONHECE A FÉ
E TEM A CERTEZA DE QUE TUDO TERÁ VALIDO A PENA
SE O ALUNO SE SENTIR FELIZ PELO QUE APRENDEU
COM VOCÊ E PELO QUE ELE LHE ENSINOU...
E SE HOJE ME TORNEI UM SER MELHOR DEVO TUDO ISSO A SUA PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO EM FAZER DE NÓS CIDADÃOS DE BEM. EU EM NOME DA MINHA TURMA AGRADEÇO A DEUS POR TER COLOCADO O SENHOR NA NOSSA ESTRADA DA VIDA, POIS, FOI COM VOCÊ QUE EU APRENDI A RESPEITAR O PRÓXIMO. A VOCÊ QUERIDO PROFESSOR MACHADO. A NOSSA ETERNA GRATIDÃO!


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52849


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ESTRELA DE DAVI Saulo Piva Romero
Contos O CARRINHO DE ROLIMÃ Saulo Piva Romero
Poesias O RATINHO VIOLINISTA Saulo Piva Romero
Contos O JACARÉ BANGÃO E O COBRADOR DE IMPOSTOS Saulo Piva Romero
Contos O MICO DO REI Saulo Piva Romero
Contos A SALSICHA FUGITIVA Saulo Piva Romero
Contos TOCO E TOTÓ Saulo Piva Romero
Contos A CABANA NO DESERTO Saulo Piva Romero
Contos FLORA, O FOGO E A CHUVA Saulo Piva Romero
Contos OS PINCÉIS DA HELENICE Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 131 até 140 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
PERGUNTAS, DÚVIDAS, INQUIETAÇÕES - Regina Vieira 53315 Visitas
Seu Manoel, Bom de Mel - José Ernesto Kappel 53315 Visitas
Caminho - Leonardo Henrique 53315 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 53314 Visitas
SENHORITA BRENDA E O MISTÉRIO DA PANELA DE ARROZ - Saulo Piva Romero 53313 Visitas
A DERROTA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53312 Visitas
ARMAS - Carlos de Almeida 53307 Visitas
Navegante - José Ernesto Kappel 53307 Visitas
O Homem Que Não Tinha - José Ernesto Kappel 53306 Visitas
Prece de Ano Novo - Ivone Boechat 53303 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última