Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A VARIÁVEL ESQUECIDA
DIRCEU DETROZ

Embora muitos neguem incluindo vários dos atuais governantes mundiais é fato. As atividades dos seres humanos estão alterando o planeta no qual vivemos. Estamos diante de dilemas complicados. De repente, descobrimos que somos predadores do nosso próprio habitat. E talvez, a sobrevivência dependa do destruir.

Sem haver um confronto nuclear de grandes proporções, ou algum maluco que faça uso de armas químicas, não creio que a raça humana sozinha seja capaz de destruir o planeta provocando a própria extinção. Que a extinção acontecerá não resta a menor dúvida. Na equação da extinção muitas outras variáveis serão acrescidas.

Nossa passagem pelo planeta é fugaz. Geralmente hipnotizados pelas crenças que desembarcam no “milagre da criação”, acreditamos que o criador nos presenteou com um paraíso. Não nos damos conta que vivemos num lugar extremamente perigoso.

Demais preocupados com o nosso instinto de predadores, estamos se esquecendo de trazer uma variável esquecida para a equação. O planeta Terra geologicamente se assemelha a um ser vivo, e está em constante mutação. Isto não é uma teoria.

Quando o passado geológico do planeta é estudado, os humanos só estão presentes nos últimos 200 mil anos. É sabido, por exemplo, que a Terra já passou por cinco grandes glaciações. A primeira ocorreu há cerca de dois milhões de anos. A última batizada de “Glaciação de Wüm ocorreu a apenas 150 mil anos. Teoricamente para cada 10 mil anos de calor, há 90 mil anos de frio. Estaríamos próximos de uma nova “Era do gelo”.

Outro resultado da nossa passagem fugaz é crer que as localizações dos continentes nos mapas sempre foram desta forma. Grande engano. Há 200 milhões de anos, os continentes estavam todos unidos no que se conhece como “Pangeia”. E certamente daqui mais 200 milhões de anos, os continentes estarão em lugares diferentes de agora.

Outra certeza é a de que os humanos que estiverem aqui daqui algumas centenas de anos só saberão o que era uma ilha olhando fotos em museus, ou assistindo velhos documentários na TV. Os grandes desertos do continente africano não foram obra dos humanos, e se tem provas que muitos daqueles desertos eram mares no passado.

Nem se trata de se, mas de quando. Quando o vulcão do parque de Yellowstone entrar em erupção, alterará a vida no planeta de forma inimaginável. Em menor escala poderemos assumir o script dos dinossauros, e o planeta Terra mudará para sempre.

Apesar de predadores vorazes, jamais chegaremos perto da capacidade de destruição do planeta que chamamos de lar. A mesma máxima que serve para os impérios, se aplica as espécies que aqui habitam. Nenhuma sobreviverá. Nem o planeta. Num futuro ainda mais distante será torrado e engolido pelo Sol. O “paraíso” será um inferno vazio.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Sobre quando se morre DIRCEU DETROZ
Crônicas O perigo das estrelas DIRCEU DETROZ
Poesias CONJUNÇÃO GELADA DIRCEU DETROZ
Crônicas O calendário cósmico DIRCEU DETROZ
Poesias ACASO DIRCEU DETROZ
Crônicas As baleias e o aquecimento global DIRCEU DETROZ
Crônicas As outras pessoas DIRCEU DETROZ
Crônicas O jogo nas sombras DIRCEU DETROZ
Poesias ENREDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A tecnologia da seita ao céu DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54075 Visitas
Desabafo - 54054 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54023 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53982 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53978 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53949 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53942 Visitas
A menina e o desenho - 53929 Visitas
MENINA - 53899 Visitas
sei quem sou? - 53887 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última