Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O HIPNOTISMO DAS IDEOLOGIAS
DIRCEU DETROZ

Nos países de Primeiro Mundo a alternância de ideologias no poder é bem mais comum do que no Brasil. Entretanto as diferenças são gritantes. Nas democracias do Velho Mundo, nenhuma ideologia que tome o poder através do voto se esquece do seu dever para com a sociedade e decide apertar o botão reiniciar.

Diferente na nossa, essas sociedades sabem qual é o significado da ideologia que estão colocando ou tirando do poder. Sabem que suas vidas não mudarão do dia para noite nem em longo prazo, porque o botão reiniciar está coberto com o sinal de proibido.

No Brasil, antes do advento das redes sociais pouco de falava em ideologia. Não se falava porque a palavra era totalmente desconhecida da maioria dos brasileiros. Muitos só ouviram falar e agora se acham expert no seu significado, por causa do surgimento das redes sociais e de Jair Bolsonaro.

Vivemos o auge da era do hipnotismo das ideologias. Nas duas eleições de Lula, uma minoria votou nele sabendo que o Partido dos Trabalhadores era de esquerda. A verdadeira massa que elegeu Lula acreditava inocentemente no trabalhador que mudaria o país, nos colocando num lugar de destaque no mundo.

Mesmo que os brasileiros nada soubessem de ideologia, ela sempre acompanhou quem chegou ao poder. A história nos mostra que de uma ou de outra maneira todas fracassaram. E qual foi o motivo do fracasso? Todas queriam mais do que apenas o botão reiniciar. Queriam formatar o HD. Tirar da sociedade o que havia antes.

Vamos explorar apenas o período de redemocratização pós-ditadura. A nossa redemocratização plena só acontece com a promulgação da Constituição de 1988, e vamos esquecer de José Sarney. Um dos nossos maiores flagelos políticos democráticos. Se não for o maior.

Collor de Mello, com sua ideologia “caçador de marajás” conseguiu hipnotizar até a rede Globo. A ideologia malsucedida de Collor trouxe algo de bom. Do seu ninho, os tucanos se aproveitaram do “Plano Real” e trouxeram estabilidade econômica para o país. Com a ideia de formatar o HD, a ideologia tucana encontrou um trabalhador. No meu caminho havia um trabalhador, havia um trabalhador no meu caminho.

Obrigado pelos empresários, Lula salvou a economia num disquete (ainda não existia pendrive), e formatou o HD. Até o papel de parede mudou para a cor vermelha, só percebida pelos brasileiros muito tempo depois.

Estamos no limiar de uma nova formatação no HD. Os sinais são preocupantes, mas o hipnotismo da ideologia também pode causar cegueira. Para o castigo da sociedade, os formatadores da direita se apresentam tão ruins quanto eram os da esquerda.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52866


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54766 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última