Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NOSSA POBRE EDUCAÇÃO
DIRCEU DETROZ

Nas últimas semanas nossa pobre educação tem sido o assunto principal de um feroz bate-boca ideológico. Nesse bate-boca a educação foi relegada a um segundo plano. Só o fato de se misturar educação com a palavra “partido” é assustador. Cada novo governo tenta transformar a educação numa lavagem cerebral. Outra está prestes a começar.

Além do bate-boca ideológico, nossa pobre educação ganhou outro sinal de interrogação. O futuro presidente foi pressionado a trocar o nome do futuro ministro da pasta pela ala política evangélica. Por apoio político, nossa pobre educação foi vendida por um saco não cheio de moedas, mas de votos na forma de versículos.

O futuro ministro quer nossa educação novamente com os valores conservadores da família brasileira. Até fez questão de posar para a mídia apresentando sua “linda família”. Os erros de todos os governos anteriores se repetirão agora, e nossa pobre educação continuará fracassando.

Podemos até traçar um pequeno paralelo entre nossa pobre educação e “Deus, um Delírio” de Richard Dawkins. Dawkins afirma que não devemos dizer: “Essa criança é católica ou muçulmana”. O correto é dizer: “Essa criança tem pais católicos ou muçulmanos”. A educação escolar não pode ser poluída por qualquer outra ideia, que não seja conhecimento.

Com certeza absoluta a guinada para o fracasso da nossa educação começou na ditadura com os militares. Já escrevi sobre isto faz muito tempo. Não sei de você que faz parte da minha geração, mas me senti sendo usado como cobaia. De repente, fomos transformados em simples “conceitos”. Éramos ótimos, bons, regulares ou péssimos.

No fim do ano, aqueles que foram regulares ou péssimos durante todos os bimestres faziam uma recuperação de duas semanas, e eram sumariamente “empurrados” para a série seguinte. Sem se esquecer que a cereja do bolo desse “assassinato educacional” tinha o nome de “Educação Moral e Cívica”. Misturou-se civismo com analfabetismo. O resultado estamos vivenciando atualmente.

Os militares se foram e deixaram uma herança nefasta para a educação. Cada novo governo democrático eleito resolveu ajustar a educação com seus princípios ideológicos. Este é o grande câncer da educação brasileira. Que nos faz aparecer sempre na rabeira quando comparados com outros países. Mesmo os de Terceiro Mundo.

É preciso desvincular nossa pobre educação de ideologias e focar no conhecimento. Não pensem ser fácil. É preciso um recomeço da formação dos educadores. Começando agora, os primeiros resultados só aparecerão, talvez, daqui cinco décadas.

Não serão os conservadores a dar esta guinada. Novamente por ideologia confundirão conhecimento com valores morais. Será um novo fracasso desses que nem Deus perdoa.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55014 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54885 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54787 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54689 Visitas

Páginas: Próxima Última