Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESGLOBALIZAÇÃO
DIRCEU DETROZ

O termo globalização começou a ser usado em meados de 1980, ganhando maior ênfase a partir de 1990. Com o mundo navegando na onda do liberalismo, a globalização visava aprofundar a integração econômica, social, cultural e política entre as nações. Havia a ideia utópica de um mundo sem fronteiras.

Dentro deste pacote é possível destacar alguns outros aspectos da globalização. Abriram-se discussões sobre os desafios ambientais. Os especialistas em mudanças climáticas ganharam a atenção dos governantes. E novamente como ideias utópicas esperava-se um freio na destruição do planeta, e a disseminação do conhecimento.

Mesmo não tendo o papel de protagonista, é possível dizer que a globalização ajudou na derrubada do Muro de Berlim em 1989, e no fim da Guerra Fria em 1991. Ela chegou ao front e viu de perto a ruína do império soviético pelas mãos de Mikhail Gorbachev com a ajuda do papa polonês João Paulo II. Gorbachev foi um dos maiores discípulos da globalização.

Então veio o 11 de setembro de 2001. Neste dia pela primeira vez, a globalização ganhou contornos de um bicho-papão horrendo. O mundo de ideias liberais descobriu que o terrorismo também fazia parte deste planeta que se desenhava globalizado.

Outra das maldades da globalização ocorreu na crise financeira entre os anos de 2008 e 2009. O impensável aconteceu. Hipotecas quebraram bancos no Primeiro Mundo. Investidores ficaram à beira da falência. A globalização colocou todo o sistema capitalista em xeque.

Ventos da globalização sopraram também durante a “Primavera Árabe”. Num primeiro momento, o Ocidente comemorou a queda dos ditadores do Oriente Médio. Ajudou a derrubar alguns outros. Os milhares de imigrantes que a “Primavera Árabe” produziu está fazendo a União Europeia nascida com a globalização repensar seus ideais de mundo livre sem fronteiras.

A globalização sepultou o liberalismo e parece ter decidido caminhar em outra direção. O grande advento desta mudança foi a eleição de Donald Trump. Em todos os continentes uma nova onda desta vez nacionalista está em gestação. A globalização corre o risco de ser desglobalizada e sepultada pelo novo nacionalismo.

Donald Trump está ganhando muito mais discípulos do que se imaginava. Ele não está sozinho no que pensa e diz sobre as mudanças climáticas, imigração e guerra.

O nacionalismo é um fértil semeador de conflitos. Quando esses conflitos acontecem nas selvas do Terceiro Mundo não causam pavor. Por experiência a Europa sabe dos perigos que significa um nacionalista comandando a maior potência nuclear do planeta.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54898 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54798 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54698 Visitas

Páginas: Próxima Última