Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Paula Noeci da Silva

Resumo:
Desde os primeiros instantes do nascimento, o homem recebe influência da afetividade da atmosfera familiar.

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Fátima Rosane Gobbi
Ilisiana Rech Grison
Paula Noeci da Silva

Desde os primeiros instantes do nascimento, o homem recebe influência da afetividade da atmosfera familiar.
Conforme Polity, a aprendizagem é um processo individual, porque cada um tem um jeito de apropriar-se do conhecimento, o que acontece desde o nascimento a se estende por toda a vida. A aprendizagem envolve pensamento, afeto, linguagem e ação. Essas áreas precisam estar em harmonia para que o sucesso seja obtido, e a família tem papel essencial e indispensável nesse processo. Com relação ao processo educacional, não é diferente. Quase todos os pais querem que os filhos tenham sucesso escolar, e quando há um desenvolvimento satisfatório é preciso analisar o estudante, a sua família e a escola. (POLITY, 1998). Consequentemente, a vida afetiva de uma pessoa tem uma longa trajetória pela educação nos convívios familiar e social.
             A família, especialmente os pais, ocupa um importante papel na mudança do comportamento de seus filhos. Ela intervém no desenvolvimento humano do indivíduo, na relação com o meio natural e social. É na família, que a criança aprende a se relacionar com o outro, que aprende mitos, crenças e valores que traçam seu perfil como pessoa.
Kupfer (1989, p.46) afirma que “A educação da criança deve primar a dominação dos instintos, uma vez que tem que inibir, proibir, reprimir. Sabe-se que, a ausência das restrições e de orientações pode deseducar em vez de promover uma educação saudável. As angústias são inevitáveis, mas a repressão excessiva dos impulsos pode originar distúrbios neuróticos.
Maria Alice Proença (2008, p.14) diz que conforme as relações se estabelecem em um ambiente acolhedor, lúdico, alegre e prazeroso, que permite a circularidade de todos os seus integrantes, o diálogo tem a potencialidade de se estabelecer. Graças a ele, cada um expõe as próprias ideias e participa das dos outros, criando um espaço fluido de comunicação e expressão de relações mais estreitas, significativas e de novas aprendizagens.
Constata-se que, é realmente importante a participação ativa dos pais no crescimento de seus filhos. Sendo assim, a sociedade como um todo, precisa da parceria escola e família, pois só assim terá uma educação de qualidade. É necessário, também, investir cada vez mais em programas que envolvam a orientação de pais, a fim de perceber sua real importância na relação de pais e filhos. Só assim, todos nós teremos condições de cumprir nossos papéis, para uma sociedade melhor e mais justa no processo educacional.
Por
Fátima Rosane Gobbi - Especialização em Educação em Deficiência Intelectual, e Especialização em Educação com Ênfase em Apoio Pedagógico
Ilisiana Rech Grison – Psicopedagoga
Paula Noeci da Silva - Especialização em Educação com Ênfase em Apoio Pedagógico



Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Paula Noeci da Silva


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68889 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57829 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56641 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54719 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54626 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54544 Visitas

Páginas: Próxima Última