Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA RAÇA CONCORRENTE
DIRCEU DETROZ

Parece ser impossível narrar as epopeias da caminhada que levou nossa espécie dominar o planeta sem que haja o capítulo “cachorros”. Sem eles presentes na nossa evolução, possivelmente as sociedades tais como conhecemos seriam completamente diferentes.

Em “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” Yuval Noah Harari cita as controvérsias, e parece aceitar os indícios de que os cachorros começaram a ser domesticados por volta de 15 mil anos atrás antes da Revolução Agrícola. Eles também podem ter se unidos aos humanos alguns milhares de anos antes disso.

Podemos deduzir que os cachorros foram o primeiro sistema de alarme usado pelos humanos. Eles alertavam a presença de animais selvagens e outros humanos intrusos, além de ajudarem nas caças e guerras. Segundo Harari, uma vez domesticados os cachorros aprenderam a manipular as pessoas para satisfazer suas próprias necessidades.

Na ficção do cinema são centenas os filmes sobre cachorros. Podemos falar do mais recente deles em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros e na pirataria da Internet. O filme “Alfa” começa dizendo que estamos na Europa vinte mil anos atrás. Como vemos auroras boreais, sabemos ser um lugar mais próximo do Ártico.

A recompensa do jovem Keda por ter fabricado uma excelente ponta de lança de pedra lascada, é participar de uma caçada com os homens da tribo. Nesta caçada a tragédia acontece. Ferido e fugindo de lobos, Keda fere uma loba. A amizade que nasce entre os dois vai levá-los de volta a tribo.

Não é a cena final, mas podemos dizer que o filme termina com a loba dando à luz, e um lobinho “domesticado” que Keda segura nas mãos lindamente uivando. Talvez, o filme mostre o que Harari conta no seu livro, e um pouco mais. Dá lições de superação, coragem e de recompensas pelo merecimento. Que estão em falta nos dias atuais.

Já o cachorro Buck de “O Apelo da Selva” escrito por Jack London em 1903 faz caminho inverso. Buck é um cachorro domesticado que retorna à vida selvagem. O romance termina com Buck assumindo a posição de alfa numa matilha de lobos. Acho que a história de Buck até Bolsonaro recomendaria para nossas crianças e jovens.

Atualmente cachorros são um negócio lucrativo. Pelos dados de 2013 o Brasil tinha 52,2 milhões de cães. Na população de animais de estimação ocupamos o quarto lugar. Em 2017, o mercado pet nacional faturou R$ 20,3 bilhões, 5,1% do mercado mundial. Mesmo com o país em crise, o crescimento foi de 7,9% entre 2016/2017.

No mesmo período, o mundo gastou com seus pets US$ 119,5 bilhões, crescimento de 13%. Deste valor, 70% foi gasto com alimentação. Cada vez mais manipulados pelos cachorros, não lembramos dos humanos que morrem de fome. Eles não latem!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Sobre quando se morre DIRCEU DETROZ
Crônicas O perigo das estrelas DIRCEU DETROZ
Poesias CONJUNÇÃO GELADA DIRCEU DETROZ
Crônicas O calendário cósmico DIRCEU DETROZ
Poesias ACASO DIRCEU DETROZ
Crônicas As baleias e o aquecimento global DIRCEU DETROZ
Crônicas As outras pessoas DIRCEU DETROZ
Crônicas O jogo nas sombras DIRCEU DETROZ
Poesias ENREDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A tecnologia da seita ao céu DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53907 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53876 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 53803 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53768 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53764 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53762 Visitas
Amores! - 53750 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53739 Visitas
Desabafo - 53734 Visitas
O Movimento - Marco Mendes 53722 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última