Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A EQUAÇÃO DA ALMA
DIRCEU DETROZ

Tudo o que vemos quando olhamos para o alto numa noite estrelada, e tudo o que nos rodeia aqui no planeta Terra, pode ser explicado pelas leis da física convencional. Quando falamos em leis da física logo nos vem à mente Albert Einstein e a relatividade.

A Teoria da Relatividade é o resultado final de muitas outras equações. Uma delas é a Teoria da Gravidade. A lendária “teoria da maçã”. Imaginem a cena. Era uma vez Isaac Newton descansando debaixo de um pé de maçã. De repente, uma maçã cai e atinge a sua cabeça. Newton pode ter pensado “doeu”, mas também se perguntou: Por que coisas como as maças caem? Os gênios perguntam. Os crentes apenas creem.

Só que a física convencional nunca foi capaz de explicar as coisas que não vemos, e que também nos rodeiam. Não apenas rodeiam. As estrelas e todos nós somos formados por elas. O Universo invisível das partículas subatômicas. A ciranda dos átomos, moléculas, elétrons prótons e fótons que a física quântica dança.

A quântica conseguiu explicar muitos mistérios do Universo que a física convencional jamais conseguiria. Hoje sabemos, por exemplo, que 90% do material para fabricar novas estrelas já foi usado. Daqui muitos bilhões de anos o Universo será uma noite eterna. A quântica explica tanto o “e fez-se a luz”, quanto o far-se-á escuridão.

Devagar a quântica tem mostrado que explicar o Universo e nosso corpo é muito pouco. Ela pode e quer ir além naquilo que ainda desconhecemos. Talvez, a primeira ousadia pertence ao físico teórico Fritjof Capra. Com o seu “O Tao da Física”, Capra discute e conecta a quântica com o misticismo oriental do Zen e do I Ching.

Agora a quântica quer navegar outro mar tão desconhecido e fascinante quando o Universo. Estamos falando do nosso cérebro. O físico Michio Kaku escreveu a livro “A Física da Mente”. Nele Michio narra os avanços para desvendar os segredos que carregamos dentro das nossas cabeças, que me permitiu escrever esta crônica.

Existem também outros ousados como Fritjof Capra. Não sei até que ponto suas obras merecem credibilidade, mas parodiando “Jornada nas Estrelas”, eles pretendem levar a quântica até a fronteira final. Indo onde ninguém jamais esteve.

Eles dizem que a quântica provará a existência da alma, e para o alento dum ramo religioso e desalento de outro, também a reencarnação. Essas ousadias são explicadas no livro “A Física da Alma” de Amit Groswami. A quântica se conectando com a crença.

Um dia, a quântica poderá dizer o que acontece no nosso cérebro quando estamos alegres, com raiva, fazendo amor e o que fazer para esses momentos serem duradouros ou não. A mesma quântica explicará a alma e a morte numa equação. Não devemos duvidar nem crer. Apenas continuar perguntando.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54821 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última