Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS OUTROS
Crônicas d'Anteontem
Ricardo Cunha Costa

OS OUTROS

Sim, agora que estamos apenas nós aqui, podemos falar d'eles: Coitados, tão estúpidos... tão simplórios... tão idiotas... Nós, que não somos como eles, é que sabemos a verdade! Como eles não sabem? Quando vão se calar e fingir que concordam conosco? Afinal, temos méritos intelectuais inquestionáveis e sistemas filosóficos inteiros! E eles, oras!...

Quem eles pensam que são? Eles pensam? Doutrinados que foram para repetir frases feitas e acreditar em historinhas infundadas!... Ao contrário de nós, que temos verdades sólidas e perfeitas, mas, justamente por isso, universais: Servem para tudo e todos! Ai d'aqueles que não entendem!... Como podem se cegar diante dos factos que elencamos e, sobretudo, da força de nossas convicções?! Até quando serão escravos de ideias alheias? Até quando se submeterão às ideologias apressadas ou aos maniqueísmos primários que seus líderes vociferam continuamente?! A propósito, seus líderes: Que ridículos! Matéria para caricaturas! Contradições ambulantes, tangem feito gado a massa buliçosa...

Que espetáculo patético! Quanta manipulação interessante-interesseira! Quantos pseudo-pensadores!!!

Os outros estão lá e nós aqui. Entre iguais, falamos e somos compreendidos: Todos como um! Democracia?! O exaustivo debate com quem só escuta a si mesmo e contra-argumenta lugares comuns me esgota: Falar, discutir, parlamentar... É inútil! Muito mais produtivo impor nosso ponto de vista e eliminar as contradições; internas ou externas.

O curioso é que, saindo d'aqui, nos misturamos... Na multidão da metrópole, parecemos todos iguais: As cores simbólicas dão lugar às roupas do dia a dia. Difícil dizer quem é isto ou aquilo: Coexistimos.

E, embora não concordemos em quase nada, nossa humanidade nos exige ao menos a consciência de nosso destino comum, isto é, a morte. Ah, que excepcional a condição humana... Não basta aos homens morrer: É preciso viver tendo consciência de quão breve pode ser a vida!...

Talvez não sejamos, nós e os outros, tão diferentes assim.

Mas, o que estou dizendo? Onde estão os nossos princípios? Onde estão os nossos hinos e bandeiras? Onde as nossas palavras de ordem! Não devemos baixar a guarda jamais!

Pelas palavras ou pela força, venceremos!

(Mesmo que vitória provisória à espera da próximo entrevero...).

Betim - 15 04 2018


Biografia:
Escrevo. Gosto de escrever. Se sou escritor ou poeta, eu deixo para o leitor ponderar.
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Poesias DON'ANA Ricardo Cunha Costa
Poesias CARÍCIAS Ricardo Cunha Costa
Sonetos UBUNTU Ricardo Cunha Costa
Poesias POR ENGANO Ricardo Cunha Costa
Sonetos LUNÁTICO Ricardo Cunha Costa
Sonetos LIVRÍSSIMO Ricardo Cunha Costa
Sonetos POLIAMOR Ricardo Cunha Costa
Sonetos EU E TU Ricardo Cunha Costa
Sonetos ERRATA Ricardo Cunha Costa
Sonetos E A COISA TODA Ricardo Cunha Costa

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 41.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54423 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54391 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54367 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54189 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54113 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54072 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54069 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 53973 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53927 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53913 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última