Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ALGUNS E OUTROS CAUSOS
DIRCEU DETROZ

Era uma vez...

Um escritor aqui da região que resolveu escrever um livro sobre as famílias mais importantes de Rio Negrinho. E decerto por achar a minha família importante, procurou a pessoa mais conhecida da família, para que escrevesse uma espécie de biografia. Essa pessoa foi meu irmão dono de um escritório de contabilidade.

Meu irmão tem muitos dons. Um deles ficou evidente no dia do lançamento do livro. Ser mão fechada. Diferente de mim puxou nosso pai. Enquanto o escritor queria que cada família importante adquirisse vinte exemplares, meu irmão saiu de lá com apenas cinco. O dom que nunca chegou sequer perto dele foi o de escrever.

Então a incumbência da biografia ficou com esse que agora está escrevendo esta crônica. Que foi aluno do escritor. Eu diria que como professor, de um a dez com muita boa vontade ele foi três. Do escritor não posso opinar porque nunca li qualquer obra dele. Falta de interesse mesmo. Até tenho algumas que ganhei. Vou doar.

Na biografia escrevi muito sobre meu pai. Sua História se confunde com a da Móveis Cimo S/A. No sentido figurado é possível dizer que foi meu pai quem fechou os portões a última vez da fábrica que ficava no centro da cidade.

Para meus leitores na internet fora de Rio Negrinho cabe uma explicação. A Móveis Cimo durante várias décadas do século passado, foi a maior fábrica de móveis da América Latina. Responsável pelo nascimento da cidade, e pela sua estagnação nos dias atuais. Você aí menino ou menina com mais de sessenta anos lendo está crônica, talvez, possua um móvel com a marca “Móveis Cimo” sem saber disso.

Não lembro mais de todos os causos que contei. Ficarei muito feliz se quem estiver lendo também lembrar do seu pai, e da vida boa que tínhamos sem saber. Sem esquecer, é claro, das mães. E acreditem! Nós somos uma geração de privilegiados!

O causo que não esqueço ficou de fora do livro. O motivo pergunte ao escritor. Uma certa noite ele apareceu na nossa casa. Queria emprestar dinheiro para abrir sua loja. Na época meu pai emprestou o equivalente a mil reis. Agora existe uma floricultura ali.

Todos os meses religiosamente minha mãe passava na loja cobrando os juros do empréstimo. Quando chegou a vez do capital, as labaredas do dragão da inflação fizeram minha mãe voltar para casa com duas toalhas de banho e três de rosto.

Também não sei o porquê de no livro constar o meu irmão como autor da biografia. Sendo que no e-mail eu dizia claramente ser eu. Mas, até agradeço. Quando preciso de exemplos para minhas teorias sobre a raça humana, o escritor é um excelente espécime.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54826 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última