Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
POUCA INTELIGÊNCIA NO UNIVERSO
DIRCEU DETROZ

Já se passando bons quarenta anos, não esqueço de quando li “Cosmos” de Carl Sagan. No Livro Sagan apresenta uma equação. Cada planeta do Sistema Solar está a uma distância do sol não por acaso. A distância correta podia ser calculada por aquela equação. Para quem achá-lo recomendo a leitura. O meu é uma relíquia guardada.

Mas havia um problema. Para resolver a equação era preciso uma calculadora científica. Muitos riram agora né! Pois é, mas isso foi a quase meio século atrás. Nada de computador ou Windows. Na minha cidade nem vendiam calculadoras científicas. Então precisei encomendar uma. Paguei o equivalente a seiscentos reais na época.

Acham que me preocupei com o preço? Nem um pouco. O objetivo traçado era resolver a equação. Quando resolvi foram fogos de felicidade para todos os lados. De repente, me senti inteligente. Claro que vou entender aqueles que estão se perguntando: Inteligente? Pagar seiscentos reais por uma calculadora científica?

Na semana passada, Richard Dawkins colocou minha inteligência em dúvida. Em “O Gene Egoísta” ele escreve: "A vida inteligente em um planeta torna-se amadurecida quando pela primeira vez compreende a razão da sua própria existência". Não basta ser inteligente. Ela precisa amadurecer.

Brincadeiras sobre inteligência à parte, a raça humana ainda não se deu conta da sua raridade no Universo. Diante dessa raridade, é aceitável como normal a procura por divindades criadoras. Apesar de não ser inteligente.

A possibilidade de se encontrar vida no Universo está acima dos 95% de chances. E a possibilidade de se encontrar vida inteligente? Neste caso, eu diria que é menos de 5%. No Universo evolução, sorte e inteligência são raridades.

Sem colocar a água e o oxigênio na equação, se o planeta Terra orbitasse um Sistema Solar binário com dois sois. Sem estar na distância exata do sol. Se na geologia do planeta não houvesse vulcões e terremotos não estaríamos aqui. Sem contar que no caminho dos dinossauros havia um asteroide. Estamos aqui graças a ele também.

Eu diria que o Universo é um “Jardim do Éden” para a vida. Células se reproduzindo em sopas primordiais. Porém, para que alguma espécie desse jardim evolua até o faiscar da inteligência o caminho precisa não ser apenas perfeito. Uma dose de sorte das grandes é necessária.

Acho impossível nossa inteligência amadurecer a ponto de compreendermos a razão de existir. E acho possível que ela nos leve à extinção. Não acho que seja raro o Universo presenciar a extinção de raças inteligentes. A humana não verá o alvorecer do quarto milênio. Até lá, não somos os únicos nesta imensidão, mas somos sortudos e raros.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56705 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55019 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54692 Visitas

Páginas: Próxima Última