Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
EXU BRADESCO
Lasana Lukata

Encontrei a notícia na internet: “Rio ganha árvore de Natal de 85 metros movida a biodiesel”. A meu ver, movida também a biojuros. Árvore com 2,9 milhões de microlâmpadas coloridas. É o Natal que se aproxima e não é de admirar: os bancos se transformam em anjos de luz.

Andando pelo Jardim Botânico observei um grupo de mãos dadas em volta de uma árvore frondosa e centenária. Aproximei o ouvido e o guia turístico sugeria tirar os sapatos, abraçar a árvore para renovar as energias para o ano que ia entrar. Estávamos em meado de dezembro.

Desviando ouvidos e olhos do estado sólido Jardim para o estado líquido Lagoa, a Rodrigo de Freitas, há 12 dezembros grupos e grupos de mãos dadas com os seus guias turísticos vão dar um abraço simbólico na Árvore de Natal da Bradesco Seguros. Sobre esta árvore a mídia além de convidar: “venha ver de perto este símbolo de esperança para a família brasileira”; fala também em renovar as energias. Árvore de banco renovando as energias do povo?!

Esta é uma árvore que muitas famílias brasileiras querem distância. É o que ouço misturado aos cantos dos pássaros e tiros de pistolas e fuzis.
Vamos até lá para lhe dar um abraço simbólico e sem unhas e, no entanto, essa árvore nos abraça de verdade. Abraço de tamanduá e tamanduá-bandeira.

Às vezes tenho dúvida se é uma árvore natalina ou uma figueira estranguladora. Não. Estranguladora não é. Ela asfixia, porém, quando sente que vai matar, solta um pouquinho. Respira filha, filho. É uma árvore inteligente. Não há lógica em matar a galinha dos investimentos de ouro, mas árvore de banco não faz caridade, nem é filantrópica. Se nela você se renova, nela mesma deixa as suas energias.

Uma pesquisa mostrou que se houvesse uma transferência de 5% dos 20% mais ricos faria que 26 milhões saíssem da linha de pobreza e, logicamente (grifo nosso), passariam a dar um abraço na Árvore de Natal da Bradesco Seguros para renovar e perder as suas energias. É o Social-Boomerang.

Lembro de uma pomba-gira (Pomba-gira é a fêmea do Exu) que no terreiro deitava com as pernas dobradas para trás e mandava que os homens pisassem os seus longos cabelos estendidos no chão para eles renovarem as suas energias. Mentira. Pomba-gira e Exu enganam. Era para enfraquecer as energias deles, contava ela depois da sessão espírita. Formava-se um círculo e ia girando o carrossel de bobos. Quando terminava a pomba-gira saía pedindo objetos de valor aos bobos, como hoje acontece nessas igrejas que pedem carros, apartamentos, diamantes, e eles saíam do terreiro sem relógio, cordão de ouro, sem um centavo, quando muito para a passagem ou gasolina, quando saíam com o carro.

Mas a liberdade existe e cada um renova as suas energias a seu modo. Renovo as minhas comendo um bom prato de arroz, feijão, farinha e ovo, iluminado pela luz da lua e depois de uma hora de descanso, também abraço a minha árvore industrializada em livro, árvore centenária, árvore Machado de Assis, aonde muitas aves-escribas vão se aninhar até hoje.

Aviso: por favor, ninguém abrace esta crônica porque ela não tem a pretensão psicológica de renovar, mas também não tira as energias de ninguém. Feliz Natal e Próspero 2008.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59438


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Pai - Maria 59599 Visitas
Ave Ferida - Maria 59599 Visitas
O Plim Plim do Unibanco - José Ernesto Kappel 59599 Visitas
O espírito busca a paz interior - Maria 59598 Visitas
Se não houver amanhã - Maria 59598 Visitas
Lágrimas em minha janela - Flora Fernweh 59597 Visitas
A fuga dos sentimentos - Maria 59597 Visitas
HÁ UM VELHO NA PRAÇA. - alexandre leonardo de miranda 59595 Visitas
Primavera de Amor - Carlos Vagner de Camargo 59595 Visitas
Seja um vencedor - Maria 59595 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última