Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CENÁRIOS ASSUSTADORES
DIRCEU DETROZ

Quando instigados a opinar sobre possíveis cenários políticos para 2018, os cientistas políticos ousam falar apenas de dois. Sobre um terceiro que as pesquisas eleitorais indicam, há uma espécie de silêncio. Não sei o que esse silêncio significa, mas podemos fazer algumas conjecturas.

O primeiro cenário trata de uma candidatura econômica. Um sonho que os mercados financeiros começam alimentar para o Brasil. Com um crescimento ainda cambaleante, procuram um novo FHC como alternativa. Que pode ser Henrique Meirelles. Observem juros e inflação, de repente “forçados”, descendo a ladeira.

Claro, existe um problema. Este Ministro da Fazenda não tem na manga o coringa do Plano Real. Desde que assumiu, Meirelles vem se notabilizando como um especialista em promover o terrorismo econômico. Para que as reformas que agradam os mercados financeiros sejam aprovadas, nosso ministro usa ameaças de cortes aqui e acolá.

Não creio que trocar um governo corrupto por um terrorista econômico que caiu nas graças dos mercados seja o melhor dos cenários. Só que existem sempre os detalhes. Havendo possibilidade de vitória e sem plano B, PSDB e PMDB darão apoio e se agarrarão a ela. Afinal, só interessa manter-se no poder. E nem precisa ser Meirelles.

O segundo cenário parece assustar todos os cientistas políticos. O cenário do aventureiro. Quando falam de Jair Bolsonaro, fazem questão de lembrar Collor de Mello.

Os brasileiros parecem propensos a procurar “salvadores”. Com um grande empurrão da mídia, quem depois intitulou-se “caçador de marajás” foi eleito. Em seguida, foi a vez de procurar o “salvador” num trabalhador. Agora parece que o hipnotismo do novo “salvador” foi ter usado farda. De salvador em salvador estamos ficando sem salvação.

Justamente por lembrar Collor de Mello, Bolsonaro é o cenário menos assustador. Sem apoio político ninguém consegue governar. A não ser que se “venda”, poderá ser mandado embora rapidamente. E vender-se parece estar no DNA dos políticos.

O cenário das pesquisas é o mais assustador e sombrio. Nossa grande tragédia seria a recondução de Lula e do PT ao poder. Um cenário perfeitamente possível, diante de juízes e decisões que perderam toda a credibilidade. É difícil compreender essa vontade de reconduzir Lula à presidência, ao mesmo tempo que a corrupção encabeça a lista dos maiores problemas do país. Talvez, e explicação esteja num país de despolitizados.

E Lula terá apoio político? Nunca duvidem disso. Se precisar, o PMDB usará sua camuflagem de “aproveitador de ocasião”. Por poder, deixará o PSDB com a canoa furada e subirá novamente no agora “iate” do PT. Ao som de “Amigos para Sempre”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54681 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54601 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54566 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54393 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54344 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54322 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54291 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54128 Visitas
Amores! - 54125 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última