Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
APOLOGIA A HEDONÊ
Um elogio ao prazer
Mario Carvalho

Resumo:
Epicuro, o Mestre, ensinou que o prazer é o começo e o fim de uma vida feliz e que viver bem é aprender a gerir os prazeres. Não a libertinagem, mas a vivência baseada na prudência. Ainda citando o filósofo: “não existe vida feliz sem prudência...”.

“Há prazeres espirituais e sensuais, honestos e defesos. A inteligência cultivada, a instrução variada, os sentidos nobres do coração, a pratica de ações virtuosas, a saúde vigorosa, a jovialidade, a posse de riquezas, uma vida ditosa, são fontes de muitos e variados prazeres, que só serão repreensíveis quando deixarem de ser honestos.”
Dicionário de sinônimos ─ J. I. Roquete e J. da Fonseca
Edição portuguesa ─ 1848

Dia a dia o sistema vigente, criado para manter a humanidade presa num status quo de ilusão, nos empurra para a anedonia ou a perda da capacidade de sentir prazer. E o fenômeno é crescente.

Nos bares e nas chamadas baladas, no excesso de trabalho sob a capa de garantir a sobrevivência, em atividades físicas sob a desculpa de cuidados com a saúde, o que vemos são fugitivos deste mal que inadvertidamente caem em outra armadilha: a da satisfação dos desejos a qualquer preço.

Ao mesmo tempo somos empurrados dia a dia para uma luta sem quartel degladiando-nos como inimigos. Como ensinou Rudolf Steiner, se continuarmos desta forma “nossa atual época e sua civilização serão destruídas pela guerra de todos contra todos”.

Enquanto o prazer é uma sensação, o desejo é uma emoção e a espontaneidade uma atitude.
O desejo sem controle é iníquo, porta aberta para a ilusão mundial. Dele nasce o egoísmo que é senhor de muitos males.

Já o prazer natural é espontâneo. Como quando, no amanhecer de um novo dia de primavera, se contempla uma flor nova no jardim ou se sente a beira-mar o sol quente no corpo nu.

A menina que corre solta com os cabelos ao vento vive o prazer; o corpo liberto de atavios e entregue ao êxtase está no prazer. Dessa forma a condição para o prazer é a liberdade.

Os neurotransmissores liberados no cérebro e que proporcionam a sensação de prazer só o fazem quando, mesmo que apenas por um instante, o indivíduo permite-se vivê-lo.

Epicuro, o Mestre, ensinou que o prazer é o começo e o fim de uma vida feliz e que viver bem é aprender a gerir os prazeres. Não a libertinagem, mas a vivência baseada na prudência. Ainda citando o filósofo: “não existe vida feliz sem prudência...”.

Mas nossa relação com o prazer é hipócrita e contraditória. Hipócrita, pois no nível privado se pode fruir do prazer enquanto que coletivamente isso é reprovável; e nem falar sobre isso pode.

O culto a ataraxia como negação à dor deveria ser implantado por todo aquele que busca a liberdade interior, caminho para a felicidade.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BUSCANDO SENTIDO Mario Carvalho
Artigos APOLOGIA A HEDONÊ Mario Carvalho
Contos OLHOS FRIOS Mario Carvalho
Contos CARTAS DO ZÉ Mario Carvalho


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57833 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54923 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54644 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54554 Visitas

Páginas: Próxima Última