Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO
DIRCEU DETROZ

Ainda é imperceptível. Muito disso tem a ver com a tecnologia. Que dentre os muitos poderes, sabe se camuflar. Acreditamos estarmos sendo levado por um caminho. E nem percebemos os desvios. O que não significa falta de sinais. Eles estão por toda parte.

É difícil prever o que acontecerá com os países e suas sociedades, quando as tribos decidirem testar seus poderes para valer. Por enquanto, as profecias são vistas apenas na ficção. E de todas as ficções, talvez, a realidade mais próxima de nós é que as tribos ditarão o futuro dos humanos no planeta.

Os filmes da franquia “Mad Max” são ótimos exemplos deste futuro. Com a Terra transformada em deserto, as tribos têm um único objetivo. Guerrear pela supremacia. Essa visão de futuro é tão trágica quanto previsível. Quando as coisas piorarem, a tecnologia será a primeira a falhar. Num planeta sem luz, ninguém olhará as estrelas.

Outro filme que mostra um futuro de avanços das tribos é “Elysium”. Estrelado por Jodie Foster, Matt Damon e Wagner Moura. Em “Elysium”, a tribo dos poderosos muda-se para a estação espacial batizada com o nome do filme. Isto é um fato. Quando as tribos vierem para ficar, os poderosos serão os primeiros a fugirem porque podem.

Cabe ainda uma última ilustração. Para isso retrocederemos até o final da década de 60 e início de 70. Num daqueles filmes “O Planeta dos Macacos”, de repente, nosso astronauta entra numa caverna, e encontra uma seita adorando um artefato nuclear.

Alguns alertas começam a soar. Os confrontos supremacistas ocorridos nos Estados Unidos deixam claros exemplos de tribos guerreando. Estamos assistindo quase ao vivo o teste de uma bomba de hidrogênio. Deveríamos estar felizes de a bomba pertencer a Kim Jong-un. Ainda prefiro Kim a uma tribo ou seita qualquer.

Com o futebol de exemplo, hoje o que mais nos assemelha com os filmes da franquia “Divergente”, são as torcidas. As tribos mudarão este cenário radicalmente. No futuro, pertencer a uma tribo não será uma questão de preferência. Será de sobrevivência.

Ainda existe na equação uma variável difícil de calcular. Quanto o planeta aguentará. A destruição já se encontra em estágio avançado. Com uma ajuda imensa da tecnologia, nosso planeta já imitou Saturno. E exibe um anel de lixo espacial

Olhando o camuflar tecnológico, muitos acreditarão ser uma dádiva nascer daqui a cem anos. Sou um tanto pessimista quanto a isso, e vou mais longe. Chegará o dia em que por lei das tribos, nascer será um crime. Temos os chineses como precedentes.

Também sei que as tribos mais perigosas serão aquelas que adoram qualquer coisa num altar. Está escrito desde o princípio. Os uivos das seitas precederão às trevas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54867 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54773 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54698 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54671 Visitas

Páginas: Próxima Última