Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO
DIRCEU DETROZ

Ainda é imperceptível. Muito disso tem a ver com a tecnologia. Que dentre os muitos poderes, sabe se camuflar. Acreditamos estarmos sendo levado por um caminho. E nem percebemos os desvios. O que não significa falta de sinais. Eles estão por toda parte.

É difícil prever o que acontecerá com os países e suas sociedades, quando as tribos decidirem testar seus poderes para valer. Por enquanto, as profecias são vistas apenas na ficção. E de todas as ficções, talvez, a realidade mais próxima de nós é que as tribos ditarão o futuro dos humanos no planeta.

Os filmes da franquia “Mad Max” são ótimos exemplos deste futuro. Com a Terra transformada em deserto, as tribos têm um único objetivo. Guerrear pela supremacia. Essa visão de futuro é tão trágica quanto previsível. Quando as coisas piorarem, a tecnologia será a primeira a falhar. Num planeta sem luz, ninguém olhará as estrelas.

Outro filme que mostra um futuro de avanços das tribos é “Elysium”. Estrelado por Jodie Foster, Matt Damon e Wagner Moura. Em “Elysium”, a tribo dos poderosos muda-se para a estação espacial batizada com o nome do filme. Isto é um fato. Quando as tribos vierem para ficar, os poderosos serão os primeiros a fugirem porque podem.

Cabe ainda uma última ilustração. Para isso retrocederemos até o final da década de 60 e início de 70. Num daqueles filmes “O Planeta dos Macacos”, de repente, nosso astronauta entra numa caverna, e encontra uma seita adorando um artefato nuclear.

Alguns alertas começam a soar. Os confrontos supremacistas ocorridos nos Estados Unidos deixam claros exemplos de tribos guerreando. Estamos assistindo quase ao vivo o teste de uma bomba de hidrogênio. Deveríamos estar felizes de a bomba pertencer a Kim Jong-un. Ainda prefiro Kim a uma tribo ou seita qualquer.

Com o futebol de exemplo, hoje o que mais nos assemelha com os filmes da franquia “Divergente”, são as torcidas. As tribos mudarão este cenário radicalmente. No futuro, pertencer a uma tribo não será uma questão de preferência. Será de sobrevivência.

Ainda existe na equação uma variável difícil de calcular. Quanto o planeta aguentará. A destruição já se encontra em estágio avançado. Com uma ajuda imensa da tecnologia, nosso planeta já imitou Saturno. E exibe um anel de lixo espacial

Olhando o camuflar tecnológico, muitos acreditarão ser uma dádiva nascer daqui a cem anos. Sou um tanto pessimista quanto a isso, e vou mais longe. Chegará o dia em que por lei das tribos, nascer será um crime. Temos os chineses como precedentes.

Também sei que as tribos mais perigosas serão aquelas que adoram qualquer coisa num altar. Está escrito desde o princípio. Os uivos das seitas precederão às trevas.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 577


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas FILOSOFIAS E RECOMPENSAS DIRCEU DETROZ
Poesias VISÕES DIRCEU DETROZ
Artigos UM QUEBRA-CABEÇA DIRCEU DETROZ
Crônicas NAS PORTAS DE TINTAJJÉL DIRCEU DETROZ
Poesias CAMPO MINADO DIRCEU DETROZ
Artigos O SHOW MUNDIAL DE LULA DIRCEU DETROZ
Poesias ODE DOS MEDÍOCRES DIRCEU DETROZ
Artigos A NOSSA IDADE DAS TREVAS DIRCEU DETROZ
Poesias AFOGAMENTO DIRCEU DETROZ
Poesias FLOR SUTIL DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 806.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184122 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 157366 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 157153 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 129484 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 75581 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 69987 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 68782 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 61828 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 58709 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54536 Visitas

Páginas: Próxima Última