Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A REPÚBLICA DA IMORALIDADE
DIRCEU DETROZ

Quando a Operação Lava Jato começou a ganhar manchetes nas mídias escrita e falada foi um alvoroço. Por um breve momento, muitos brasileiros acreditaram que o país poderia finalmente mudar seu rumo. Felizes e alegres, milhares foram às ruas protestar. Algumas centenas acharam mais conveniente sair quebrando o que viam pela frente.

A Operação Lava Jato também serviu para que os brasileiros criassem seus heróis e bandidos. Dependendo do que a mídia está noticiando, as redes sociais se assemelham a um gibi. Elas não entendem que é impossível fabricar heróis e bandidos na vida real. Pior ainda num mundo corporativista.

Foram muitas as vezes que vi nas redes, uma suposta profecia do general Ernesto Geisel, um dos presidentes da ditadura. Na profecia o general pinta um futuro sombrio para o país sem os militares.

E se tivemos “generais profetas”, é possível afirmar que os constituintes de 1988 também eram profetas e visionários. Se nenhum deles se aventurou lançar qualquer “centúria profética”, todos já sabiam que o Brasil chegaria neste ponto. Eram políticos.

A Constituição escrita e aprovada por eles, deixou a possibilidade de várias portas serem abertas para que as atitudes ilícitas dos três poderes da nação, pudessem entrar, e ali permanecerem protegidas.

A porta que se abriu recentemente para a entrada do presidente Michel Temer, foi a da imoralidade. De repente, descobrimos que nossa Constituição permite a imoralidade ser enfiada goela abaixo em troca de legitimidade e governabilidade. A pergunta é: Governabilidade para quem? Não se pode admitir imoralidade pelo medo das incertezas.

Cada vez mais me convenço que a Operação Lava Jato está com seus dias contados. À medida que os anos foram passado, portas e mais portas foram aparecendo na nossa Constituição profética para que o corporativismo da corrupção e da imoralidade pudesse se proteger. As portas parecem ser ilimitadas.

Na base da pirâmide a sociedade emite claros sinais. É perceptível uma completa inversão de valores. E sem bandidos nem mocinhos, o exemplo vem do topo da pirâmide. De quem governa, de quem julga e daqueles que apesar de preferir viver nas sombras, detêm o poder econômico. Falo da imoralidade dos mercados financeiros.

No julgamento da chapa Dilma-Temer, decidiu-se por jogar a imoralidade para debaixo do tapete, e optar pela política O princípio tem lá sua lógica. Os imorais se protegem mutuamente. No século passado em 1976, Roberto Carlos cantava: “Tudo o que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda”. Hoje, sabemos que o gosto pela imoralidade aumentou assustadoramente. E se não engorda, enriquece.



Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 242


Outros títulos do mesmo autor

Artigos TI-TI-TI NA CASERNA DIRCEU DETROZ
Poesias A VISITA DIRCEU DETROZ
Poesias MIRAGENS DIRCEU DETROZ
Artigos SHOW DE HORRORES DIRCEU DETROZ
Poesias ILUSIONISMO DIRCEU DETROZ
Poesias CAIXINHA DE DESEJOS DIRCEU DETROZ
Artigos NOSSA TRAGÉDIA REPUBLICANA DIRCEU DETROZ
Poesias QUATRO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias DIVAGO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 746.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
Amei! Que droga! - Fabiano Vaz de Mello 207872 Visitas
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182208 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 143467 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 143260 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 127867 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 66926 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 61630 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 57174 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 56911 Visitas
Entenda de uma vez por todas o Hino Nacional - Fabbio Cortez 56746 Visitas

Páginas: Próxima Última