Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS SUBPRODUTOS DA INTELIGÊNCIA
DIRCEU DETROZ

É fato comprovado. Foi o alvorecer da inteligência o responsável pelos seres humanos alcançarem o status de raça dominante no planeta. E se a inteligência acelerou nossa evolução, também tatuou as sociedades com seus subprodutos. Se fosse apenas ignorância, poderíamos ser confundidos com bichinhos de estimação. Não é o caso.

Um osso transformado em arma, foi apenas o primeiro dos vários subprodutos da inteligência. Se evoluímos sem garras visíveis, é correto afirmar que nossas garras se escondem camufladas nos subprodutos. O que nos torna animais predadores em potenciais. Os urros do instinto, sempre calam a razão.

Somos a única raça no planeta com a capacidade de apontar o dedo para as diferenças. Sejam elas físicas, mentais, cor ou, tantas outras criadas pelas convenções que regem as sociedades, como no caso das ideologias e das crenças. Com toda certeza, os predadores mais perigosos são aqueles que se vendem às crenças e as ideologias.

São as crenças e as ideologias o combustível perfeito que alimenta a fogueira de outro subproduto da nossa inteligência. O ódio exerce um fascínio surreal sobre os seres humanos. O ódio que mata em Paris ou Londres, é o mesmo das bombas teleguiadas despejadas de aviões. A diferença entre os dois, é o glamour que mídia ostenta.

Outro subproduto da inteligência é a fé. O acreditar naquilo que nos contam sem a mínima contestação. Meu temor não é um mundo incendiado por bombas atômicas. Temo um mundo incendiado por livros sagrados. Eles também entram na lista dos subprodutos da inteligência.

Já houve uma era de terrorismo causado pela ideologia política. Esses grupos tiveram seu auge de barbáries, só que nunca foram tão perigosos quanto os que se alimentam pelas crenças criadas pelo processo das lavagens cerebrais. A matéria-prima de que todos os subprodutos da inteligência são constituídos.

Os subprodutos da inteligência são como bactérias epidêmicas. Uma doença extremamente contagiosa. O mais preocupante nesta epidemia, é que os doentes são os outros. Estamos sempre nos achando imunes.

Em seu livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, Yuval Noah Harari faz uma analogia interessante. Ele diz que nenhum macaco acreditará no paraíso, ou em setenta virgens esperando no céu em troca de uma banana. Nem mesmo, se fosse um cacho inteiro delas. Já nós, talvez, acreditaríamos até pela casca da banana.

As lavagens cerebrais só são possíveis em animais predadores agraciados com a inteligência. Apenas esses têm a capacidade de trocar crenças e ideologias por bananas. Apenas aqueles que afiam suas garras nos subprodutos da inteligência.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 262


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A VISITA DIRCEU DETROZ
Poesias MIRAGENS DIRCEU DETROZ
Artigos SHOW DE HORRORES DIRCEU DETROZ
Poesias ILUSIONISMO DIRCEU DETROZ
Poesias CAIXINHA DE DESEJOS DIRCEU DETROZ
Artigos NOSSA TRAGÉDIA REPUBLICANA DIRCEU DETROZ
Poesias QUATRO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias DIVAGO DIRCEU DETROZ
Poesias ALÉM DAS VÍRGULAS PERDIDAS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 745.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
Amei! Que droga! - Fabiano Vaz de Mello 207867 Visitas
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182203 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 143465 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 143258 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 127862 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 66923 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 61627 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 57157 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 56908 Visitas
Entenda de uma vez por todas o Hino Nacional - Fabbio Cortez 56745 Visitas

Páginas: Próxima Última