Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TRANSGRESSÃO
Tânia Du Bois



     Na maioria dos dias me pergunto se as palavras são um imperativo, porque a grandeza da obra está na realização literária do livro. Em nome da liberdade, pessoas descrevem de forma precisa as suas intenções, experiências e ideias, preocupando-se com a dimensão sentimental e contestadora.
     Apaixonada pela literatura tenho a sensibilidade aguçada, o que pode surpreender meus sentimentos e gerar sofrimento, ao ler uma obra onde os personagens matam por necessidade. Muitas vezes me recuso a participar de tal delírio destrutivo. Emociono-me e tenho o sentimento de transgressão.
     Questiono em que sentido o escritor acredita nisso? Será que ele assim escreve apenas para a construção do texto? Então, qual seria o sentido da vida? Fico nervosa e tento entender esse tipo de perfil na literatura. Penso que devo transgredir... Tentar trivializar seu efeito e pensar que o escritor, como significante, tem na liberdade de expressão o direito da escolha. E eu de reconhecer que o elemento diferenciador nesse tipo de obra é efeito para a emoção: algo transgressor. Vera Casa Nova pergunta, “... Qual a transgressão és capaz de cometer hoje / com tua perversão de cada dia?...”
     Mesmo transgredida, tenho dúvidas quando me reporto à motivação. Acredito que o escritor modifica o meu exercício de leitura, quando percebo que ele deixa claro que a crueldade é para aqueles que não conseguem controlar a propensão ao ódio. Também acredito que a razão deixa ver criticamente as ações desenvolvidas como arte.
     O escritor é o artista que toma a palavra para defender e desenvolver a sua obra. Conta a história de ponto de vista específico: uma ação estratégica, dando ao leitor o direito da transgressão. Encontro nos romances: O Som e a Fúria de William Faulkner (1897-1929), expressas inquietações sobre a condição humana; segundo José G. Couto, o escritor nos fala do “som desesperado e denso de todo o sofrimento mudo que há sob o sol” e mantém a angústia de sentido; Por Quem os Sinos Dobram, obra de Hemingway (1899-1961), “Enquanto existir um de nós, os dois existirão/... Se um estiver os dois estarão/... eu sou tu também, a partir de agora...você sou eu” que, para Miguel Sanches Neto, “trata-se de um romance atualíssimo, por entender que todo assassinato ou qualquer agressão contra o homem, é sempre um ato criminoso, e não há ideologias nem interesses que possam justificá-lo.”; Em A Morte Como Efeito Colateral, Ana Maria Shua (1951) “constrói uma inquietante narrativa sobre a finitude humana.” Vale ressaltar que tais transgressões são pontuais: antes de me deixarem obcecada, trato de abstraí-las dos valores que possam me impregnar e me submeter, como marcas dos autores em seus estilos literários.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61637


Outros títulos do mesmo autor

Artigos VERDADES E MENTIRAS: o livro Tânia Du Bois
Artigos PAREDES QUE FALAM Tânia Du Bois
Artigos PAISAGEM Tânia Du Bois
Artigos "Ó BELEZA! ONDE ESTÁ A SUA VERDADE?" Tânia Du Bois
Artigos ANTÔNIO OLINTO Tânia Du Bois
Resenhas LICÂNIA Tânia Du Bois
Artigos DANUZA LEÃO: Fazendo as malas Tânia Du Bois
Artigos SOBRE ABELARDO DA HORA Tânia Du Bois
Artigos ALÉM Tânia Du Bois
Artigos LUZ DE NEON: POESIA VISUAL Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 321 até 330 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O Nome que é Sobre Todo Nome - Silvio Dutra 61840 Visitas
Resumo - Lei de Drogas - Isadora Welzel 61840 Visitas
O Deontologismo de Kant - Giulio Romeo 61840 Visitas
QUERIDA PROFESSORA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61840 Visitas
CAMPINAS, GIBRAN E GALEANO - Orlando Batista dos Santos 61840 Visitas
Resumo - crimes contra a administração pública - Isadora Welzel 61839 Visitas
Um Rio Chamado Tristeza - João Tomaz Parreira 61839 Visitas
Sua Vida - José Ernesto Kappel 61839 Visitas
SENTIMENTALIDADE - Ivan de Oliveira Melo 61838 Visitas
O Que Será Que Houve? - Jonas de Barros Vasconcelos 61838 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última