Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como Crescer em Graça e Fazer Progresso em Piedade
Archibald Alexander

Título original: Practical Directions How to Grow in Grace and Make Progress in Piety

Por: Archibald Alexander
(1772—1851)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

Quando não há crescimento, não há vida. Tomamos por certo que entre os regenerados, no momento de sua conversão há uma diferença no vigor do princípio da vida espiritual, análogo ao que observamos no mundo natural; e sem dúvida a analogia mantém-se em relação ao crescimento. Como algumas crianças que eram fracas e doentes nos primeiros dias de sua existência tornam-se saudáveis ​​e fortes, e superam muito outras que começaram a vida com vantagens muito maiores, assim sucede com o " novo homem ". Alguns que entram na vida espiritual com uma fé fraca e vacilante, pela bênção de Deus, com um uso diligente dos meios ultrapassam de longe, outros que estavam no Senhor muito antes deles.
Muitas vezes observa-se, que há professantes que nunca parecem crescer, antes declinam perpetuamente até que se tornem em espírito e conduta, inteiramente conformados ao mundo, de onde professaram sair. O resultado em relação a eles é uma de duas coisas; ou mantêm sua posição na Igreja e se tornam formalistas mortos, "tendo um nome para viver enquanto estão mortos"; "uma forma de piedade, enquanto negam o poder dela"; ou renunciam à sua profissão e abandonam sua conexão com a Igreja assumindo abertamente sua posição com os inimigos de Cristo, e não raramente vão além de todos eles em impiedade audaz. De tudo isso podemos dizer com confiança "Eles não eram dos nossos, ou, sem dúvida teriam continuado conosco." Mas agora, dos tais não quero mais falar, assim como o caso de apóstatas será considerado no futuro.
Que esse crescimento na graça é gradual e progressivo é muito evidente, a partir da Escritura, em todas aquelas passagens onde os crentes são exortados a mortificarem o pecado, a crucificarem a carne, e a aumentarem e abundarem em todos os exercícios de piedade e boas obras. Um texto sobre este assunto será suficiente: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". Essa passagem nos fornece informações sobre a origem e a natureza desse crescimento. É o conhecimento mesmo em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois é apenas na medida em que qualquer alma aumenta em conhecimento espiritual, no mesmo grau ela aumenta em graça. As pessoas podem avançar rapidamente em outros tipos de conhecimento, e ainda não fazer avanços na piedade, senão o contrário. Eles podem até ter sua mente cheia de conhecimento teórico correto da verdade divina, e ainda assim seu efeito pode não ser humildade, mas "inchar". Muitos teólogos precisos e profundos viveram e morreram sem um raio de luz salvadora. O homem natural, porém dotado de talento ou enriquecido com conhecimento especulativo, não tem discernimento espiritual. Depois de todas as suas aquisições, ele é destituído do conhecimento de Jesus Cristo. Mas, não se deve esquecer que a iluminação divina não é independente da Palavra, mas a acompanha. Aqueles cristãos, portanto que são mais diligentes em atender à Palavra em público e em privado serão mais propensos a fazerem progresso na piedade.
Jovens convertidos são propensos a depender muito de situações alegres, amor e alta emoção em seus exercícios devocionais, mas seu Pai celestial os cura dessa loucura, deixando-os por um tempo andarem nas trevas e lutarem com suas próprias corrupções. Porém, quando mais fortemente oprimidos e desanimados, Ele os fortalece com poder no homem interior. Ele os capacita a permanecerem firmes contra a tentação; ou, se escorregam, Ele rapidamente os restaura, e por tais exercícios tornam-se muito mais sensíveis de toda a sua dependência do que eram no início. Aprendem a estar no temor do Senhor todo o dia e a desconfiar inteiramente de sua própria sabedoria e força, passando a confiar somente na graça de nosso Senhor Jesus Cristo para toda ajuda necessária. Tal alma não acreditará facilmente que está crescendo na graça, mas será esvaziada de autodependência e saberá que precisar de ajuda para cada dever, e para todo bom pensamento, é um passo importante em nosso progresso na piedade. As flores podem ter desaparecido da planta da graça, as folhas podem ter caído, e explosões invernais podem tê-la sacudido, mas agora está atingindo suas raízes mais profundas, tornando-se cada dia mais forte para suportar a tempestade invernal.
Uma circunstância acompanha o crescimento da graça de um cristão verdadeiro, o que torna extremamente difícil para ele conhecer o fato, sob uma visão superficial de seu caso, ou seja, a percepção mais clara e mais profunda que ele obtém dos males de seu próprio coração. Ora, esta é uma das melhores evidências de crescimento, mas a primeira conclusão pode ser "Eu estou piorando a cada dia, eu vejo inumeráveis ​​males brotando dentro de mim que eu nunca vi antes." Essa pessoa pode ser comparada a alguém fechado em um quarto escuro, onde está cercado por muitos objetos repugnantes; se um único raio de luz for deixado entrar na sala, ele verá os objetos mais proeminentes, mas se a luz aumenta gradualmente, ele vê cada vez mais a imundície pela qual foi cercado. Estava lá antes, mas ele não percebeu. Seu conhecimento aumentado do fato é uma prova segura da luz crescente.
Os hipócritas frequentemente aprendem a conversar com a coragem da maldade de seus corações, mas vá até eles e acuse-os seriamente de cederem ao orgulho secreto ou a inveja ou a cobiça ou a qualquer outro tipo de pecados, e ficarão ofendidos. As suas confissões de pecados só têm a intenção de elevá-los na opinião dos outros, como pessoas verdadeiramente humildes, e não que qualquer um deve acreditar que a corrupção abunda dentro deles.
O crescimento na graça é evidenciado por uma vigilância mais habitual contra os pecados e as tentações, e por uma maior abnegação em relação à indulgência pessoal. Uma conscientização crescente em relação ao que pode ser chamado de deveres menores também é um bom sinal. A falsificação disso é uma consciência escrupulosa, que às vezes faz concessões às gratificações mais inocentes, e tem levado alguns a hesitarem em tomar seu alimento diário.
Aumentar a mente espiritual é uma prova segura de progresso na piedade; e isso sempre será acompanhado da morte para o mundo. As contínuas aspirações por Deus; em casa e no caminho, ao se deitar e ao se levantar, em companhia e em solidão, indicam a permanência do Espírito Santo, por cuja agência todo progresso na santificação é feito.
Uma vitória sobre os pecados assassinos pelos quais a pessoa foi levada com frequência, mostra um vigor aumentado no princípio renovado.
A crescente solicitude pela salvação dos homens, a tristeza por causa de sua condição pecaminosa e miserável, e uma disposição para advertir ternamente os pecadores do seu perigo, revelam um crescente estado de piedade.
É também uma forte evidência de crescimento na graça, quando você pode suportar ofensas e provocações com mansidão e desejar de coração o bem-estar temporal e eterno de seus inimigos mais amargos.
Uma confiança total e confiável nas promessas e na providência de Deus, por mais obscura que possa ser o seu horizonte, ou muitas dificuldades em relação a você é um sinal de que aprendeu a viver pela fé; e o humilde contentamento com sua condição, embora seja de pobreza e obscuridade, mostra que você tem lucrado por ter estado sentado aos pés de Jesus.
A diligência nos deveres de nosso chamado, com vista à glória de Deus, é uma evidência a não ser desprezada. De fato, não há um padrão mais seguro de crescimento espiritual do que o hábito de visar à glória de Deus em tudo. Essa mente que é estável para o fim principal dá boa evidência de ter sido tocada pela graça divina, como a tendência da agulha para o polo, prova que ela foi tocada pelo ímã.
Aumentar o amor aos irmãos é um sinal seguro de crescimento, pois como o amor fraternal é prova da existência da graça, assim também o exercício desse amor é prova de vigor na vida divina. Este amor quando puro, não está confinado dentro dos limites que o espírito partidário circunscreve, mas superando todas as barreiras das seitas e denominações abraça os discípulos de Cristo, onde quer que os encontre.
Um estado saudável de piedade é sempre um estado crescente; pois aquela criança que não cresce deve ser doente. Se quisermos desfrutar de conforto espiritual, devemos estar em uma condição próspera. Ninguém desfruta dos prazeres da saúde corporal, senão os que estão em boa saúde; assim Se quisermos ser úteis à Igreja e ao mundo devemos crescer como cristãos. Se vivermos na preparação diária para a nossa mudança devemos nos esforçar para crescer na graça diariamente.
O santo idoso, carregado com os frutos da justiça é como uma espiga de trigo inteiramente madura, que está pronto para a moenda; ou como um fruto maduro que gradualmente afrouxa sua apreensão à árvore até que afinal caia suavemente. Assim, o cristão idoso e maduro vai em paz.
Como o crescimento na graça é gradual e o progresso de um dia para o outro imperceptível, devemos procurar fazer algo nesta obra todos os dias. Devemos morrer diariamente para o pecado e viver para a justiça.
Às vezes, os filhos de Deus crescem mais rápido quando na fornalha ardente do que em qualquer outro lugar. Como os metais são purificados por serem lançados no fogo, assim os santos têm suas escórias consumidas e suas evidências iluminadas, sendo lançados na fornalha da aflição. "Amados, não estranhem o fogo ardente que lhes provará, como se alguma coisa estranha lhes acontecesse", mas alegrem-se, porque "a provação da sua fé, sendo muito mais preciosa do que o ouro que perece, provada com fogo, será achada para louvor, honra e glória."
Vamos aqui apresentar algumas instruções práticas de como crescer em graça e fazer progressos em piedade.
1. Coloque-o como uma certeza de que esse objetivo nunca será atingido sem vigoroso esforço contínuo; e não só deve ser desejado e procurado, mas ser considerado mais importante do que todas as outras atividades, e ser perseguido em preferência a tudo o mais que reivindica a sua atenção.
2. Enquanto você decide ser assíduo no uso dos meios designados de santificação, você deve ter profundamente fixado em sua mente que nada pode ser realizado neste trabalho sem a ajuda do Espírito Divino. "Paulo pode plantar e Apolo regar, mas é Deus que dá o crescimento." A orientação dos antigos é boa; "use os meios tão vigorosamente como se você fosse salvo por seus próprios esforços, e ainda confie inteiramente na graça de Deus, como se não usasse nenhum meio."
3. Empenhe-se muito na leitura das Sagradas Escrituras, e esforce-se para obter visões claras e consistentes do plano de redenção. Aprenda a contemplar a verdade em sua verdadeira natureza, simplesmente, devotadamente, e por muito tempo, para que receba em sua alma a impressão que está desejando obter. Evite especulações curiosas com respeito às coisas não reveladas, e não se entregue a um espírito de controvérsia. Muitos perdem o benefício da boa impressão que a verdade é projetada para fazer, porque não a veem simplesmente em sua própria natureza, mas como relacionada a alguma disputa, ou como tendo uma base fictícia.
Isto deve ser, como quando um homem recebe a impressão genuína que uma bela paisagem produzirá sobre ele, e o mesmo não deve ser desviado por inquéritos minuciosos relativos ao caráter botânico das plantas, ao valor da madeira, ou à fertilidade do solo, mas deve colocar sua mente na atitude de receber a impressão que a visão combinada dos objetos diante dele produzirá naturalmente no gosto. Em tais casos, o efeito não é produzido por qualquer esforço do intelecto; todo esse esforço ativo é desfavorável, exceto em levar a mente ao seu estado adequado.
Quando a impressão é mais perfeita, sentimos como se fôssemos meros receptores passivos do efeito. A isso há uma analogia marcante na forma como a mente é impressionada com a verdade divina. Não é o crítico, o teólogo especulativo ou o polêmico, o mais propenso a receber a impressão correta, mas o cristão humilde, simples e contemplativo. É necessário estudar as Escrituras criticamente, e defender a verdade contra opositores, porém o crítico mais instruído e o teólogo mais profundo devem aprender a sentar-se aos pés de Jesus, no espírito de uma criança, ou não são susceptíveis de serem edificados por seus estudos.
4. Orar constante e fervorosamente pelas influências do Espírito Santo. Nenhuma bênção é tão particular e enfaticamente prometida em resposta à oração como esta; e se você receber este dom divino, estará como uma fonte de água que brota para a vida eterna, você não deve apenas orar, mas vigiar contra tudo em seu coração ou vida, que tem uma tendência a entristecer o Espírito de Deus. De que serve orar, se você se entrega a pensamentos e imaginações malignas quase sem controle? Ou se você der lugar às paixões perversas de raiva, orgulho e avareza, ou não colocar um freio em sua língua para não falar mal? Aprenda a ser consciente, isto é, obedecer os ditames de sua consciência uniformemente. Muitos são conscienciosos em algumas coisas e não em outras; eles ouvem o monitor em seu interior quando se dirigem a tarefas importantes, mas em assuntos menores, muitas vezes desconsideram a voz da consciência e seguem a inclinação presente. Os tais não podem crescer na graça.
5. Tome mais tempo para orar "ao Pai que está em oculto", e olhar para o estado de sua alma. Resgate uma hora diária do sono, se você não puder obtê-la de outra forma; e como as preocupações da alma estão aptas a sair de ordem, e mais tempo é necessário para autoexame completo do que uma hora por dia, separe não periodicamente, mas como suas necessidades exigem, dias de jejum e humilhação diante de Deus. Nessas ocasiões, lide fielmente consigo mesmo. Seja sério para procurar todos os seus pecados secretos e se arrepender deles. Renove a sua aliança com Deus e formule santas resoluções de emenda na força da graça divina. Se você descobrir, após o exame, que tem vivido em qualquer indulgência pecaminosa, sonde a ferida purulenta até o núcleo, confesse sua culpa diante de Deus, e não descanse até que tenha tido uma aplicação do sangue de aspersão de Jesus Cristo. Você não precisa perguntar por que não cresce, enquanto há uma úlcera dentro de você.
Aqui, é para ser temido, e está a raiz do mal. Os pecados com os quais houve indulgência, e não forem minuciosamente deixados, pelo arrependimento genuíno; ou caso a consciência não tenha sido purgada eficazmente, a ferida ainda permanecerá aberta. Venham à “fonte aberta para a lavagem do pecado e da impureza”. Traga seu caso para o grande Médico.
6. Cultive e exerça o amor fraternal mais do que você está acostumado a fazer. Cristo está descontente com muitos dos que professam ser Seus seguidores, porque são tão frios e indiferentes aos Seus membros na terra, e fazem tão pouco para confortá-los e encorajá-los; e com alguns, porque são uma pedra de tropeço para os fracos do rebanho, a sua conversa e conduta não são edificantes, mas o contrário. Talvez estes discípulos sejam pobres e de baixa condição financeira e social na vida, e por isso vocês os negligenciam considerando estarem abaixo de vocês. Assim teriam tratado o próprio Cristo, se tivesse vivido no seu tempo; porque Ele tomou Seu lugar entre os pobres e aflitos, e se ressentirá de uma negligência de seus pobres santos com mais desgosto do que faria em relação aos ricos. Talvez eles não pertençam à sua congregação ou denominação, e você só está preocupado em construir sua própria denominação. Lembre-se de como Cristo condescendeu para tratar a mulher pecadora de Samaria, a pobre mulher de Canaã, e lembre-se do relato que deu do último julgamento, quando Ele relacionará a Si mesmo tudo o que foi feito ou negligenciado em relação aos Seus humildes seguidores. Deve haver mais conversação cristã e relações amigáveis ​​entre os seguidores de Cristo. Nos dias antigos, "Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome" (Malaquias 3.16).
7. Se você está buscando seriamente fazer um maior progresso na piedade, você deve fazer mais do que tem feito para a promoção da glória de Deus e do reino de Cristo na terra. Você deve entrar com um sentimento mais vivo e profundo em todos os planos que a Igreja adotou para avançar esses objetivos; e deve dar mais do que tem feito. É uma vergonha pensar quão pequena parte de seus ganhos alguns professantes dedicam ao Senhor. Em vez de ser um dízimo, é quase igual ao único feixe de primícias. Se você não tem nada para dar, trabalhe para conseguir alguma coisa. Sente-se à noite e tente fazer alguma coisa, pois Cristo precisa dela. Venda um canto de sua terra e jogue o dinheiro no tesouro do Senhor. Nos tempos primitivos muitos vendiam casas e terras e colocavam o todo aos pés dos apóstolos. Não tenha medo de se tornar pobre ao dar ao Senhor ou aos Seus pobres. Sua palavra é melhor do que qualquer laço, e Ele diz; “Vou retribuir”. Lançai o vosso pão nas águas, e depois de muitos dias o achareis novamente. Envie missionários – envie Bíblias - envie folhetos aos pagãos.
8. Pratique a abnegação todos os dias. Coloque uma restrição saudável sobre seus apetites. Não se conformem a este mundo. Deixe seu vestido, sua casa, seu mobiliário serem simples, como convém a um cristão. Evite o desfile vago e exibicionista. Governe sua família com discrição. Perdoe e ore por seus inimigos. Tenha pouco a ver com a política partidária. Continue seu negócio sob princípios sóbrios e judiciosos. Mantenha-se afastado da especulação. Viva pacificamente com todos os homens, tanto quanto dependa de você. Esteja orando sem cessar. Guarde seu coração com toda a diligência. Tente recorrer ao lucro espiritual de cada evento que ocorre, e seja fervorosamente grato por todas as misericórdias.
9. Para o seu crescimento mais rápido na graça, alguns de vocês serão lançados na fornalha da aflição. A doença, o luto, a má conduta de filhos e parentes, a perda de bens ou de reputação, podem vir sobre você inesperadamente e pressionar pesadamente em você. Nestas circunstâncias difíceis exercite paciência e fortaleza. Seja mais solícito para ter a aflição santificada do que removida. Glorifique a Deus enquanto estiver no fogo da adversidade. Essa fé que é mais provada é comumente mais pura e preciosa. Aprenda de Cristo como você deveria sofrer. Que a submissão perfeita à vontade de Deus seja desejada. Nunca se entregue a um espírito murmurador ou descontente. Repouse com confiança nas promessas. Comprometa todos os seus cuidados com Deus. Faça conhecer os seus pedidos a Ele por oração e súplica. Deixe ir embora sua compreensão demasiado ansiosa pelo mundo. Familiarize-se com a morte e o túmulo. Espere pacientemente até que sua mudança venha, mas não deseje viver um dia a mais do que possa ser para a glória de Deus.
Se estivermos vigiando, podemos muitas vezes encontrar coisas boas quando elas eram menos esperadas. É raro que eu consulte um almanaque para qualquer propósito, senão desejando ver o dia quando a lua mudaria, eu abri o calendário no mês atual, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título de um parágrafo cujas palavras correspondiam ao assunto que ora estou apresentando; "obstáculos ao crescimento na graça". É claro que li o breve parágrafo e fiquei tão satisfeito com o que li, que resolvi levá-lo para o meu texto, e aqui está, palavra por palavra:
A influência de parentes e companheiros mundanos;
Mergulhar muito profundamente nos negócios;
Aproximações à fraude em prol de ganhos dedicando muito tempo a divertimentos;
Apego imoderado a um objeto mundano;
Participação em um ministério incrédulo ou infiel;
Lenta e formal observância de deveres religiosos;
Evitar a conversa social e religiosa de amigos cristãos;
Recaída no pecado conhecido;
Não melhoria das graças já alcançadas.
Agora, tudo isso é muito bom e verdadeiro. A única objeção é que vários dos detalhes mencionados devem ser considerados como os efeitos de uma verdadeira declinação na religião, do que meramente como obstáculos ao crescimento; embora seja verdade que nada tão eficazmente impede o nosso progresso como um estado real de retrocesso.
Parece desejável averiguar tão precisamente quanto possível, as razões pelas quais os cristãos são comumente de tão pequena estatura e tão fraca força em sua religião. Quando as pessoas são verdadeiramente convertidas, sempre estão sinceramente desejosas de fazer um rápido progresso na piedade, e não faltam grandes e graciosas promessas de ajuda para encorajá-los a prosseguir com empenho. Então, por que tão pouco avanço é feito? Não há alguns erros práticos muito comumente entretidos, que são a causa dessa lentidão de crescimento? Penso que existem, e tentaremos especificar alguns deles.
Primeiro, há um defeito em nossa crença, na liberdade da graça divina. Exercer uma confiança inabalável na doutrina do perdão gratuito é uma das coisas mais difíceis do mundo, e pregar esta doutrina completamente sem se aproximar do antinomianismo não é uma tarefa fácil, e por isso raramente é feito. Mas, os cristãos não podem deixar de ser magros e fracos quando privados de seu alimento adequado. É pela fé que a vida espiritual é feita para crescer e a doutrina da graça livre, sem qualquer mistura de mérito humano, é o único verdadeiro objeto da fé. Os cristãos são muito inclinados a depender de si mesmos, e não a derivar sua vida inteiramente de Cristo. Existe uma espúria religião legal, que pode florescer sem a crença prática na liberdade absoluta da graça divina, mas não possui nenhuma das características da vida do cristão. Encontra-se existindo no crescimento hierárquico, em sistemas de religião completamente falsos. Mas, mesmo quando a verdadeira doutrina é reconhecida em teoria, muitas vezes não é praticamente sentida e agida.
O novo convertido vive em cima de seus sentimentos e não em Cristo, enquanto o cristão mais velho ainda é encontrado lutando em sua própria força e, falhando em suas expectativas de sucesso. Ele se desanima primeiro, e então afunda em um desânimo sombrio, ou se torna em uma condição descuidada; nesse ponto o espírito do mundo entra com força irresistível. Aqui, estou persuadido, está a raiz do mal; e até que professantes religiosos inculquem clara, plena e praticamente a graça de Deus como manifestada no Evangelho não teremos crescimento vigoroso de piedade entre os cristãos professos. Devemos estar, por assim dizer, identificados com Cristo, crucificados com Ele, viver por Ele e nEle pela fé, ou melhor, ter Cristo vivendo em nós.
A aliança da graça deve ser exposta mais clara e repetidamente em toda a sua rica plenitude de misericórdia e em toda a sua liberdade absoluta.
Outra coisa que impede o crescimento na graça, é que os cristãos não fazem sua obediência a Cristo compreender qualquer outro objeto de perseguição. Sua religião é uma coisa muito diferente, e eles perseguem seus negócios mundanos em outro espírito. Eles tentam unir o serviço de Deus e Mamom. Suas mentes estão divididas, e muitas vezes distraídas com cuidados e desejos terrenos que interferem no serviço de Deus; enquanto que eles deveriam ter apenas um objeto de perseguição, e tudo o que fazem e procuram deve estar em subordinação a isso.
Tudo deve ser feito para Deus e por Deus. Se comem ou bebem, devem fazer tudo para Sua glória.
Como o arar e o semear dos ímpios é pecado, porque é feito sem consideração a Deus e Sua glória, assim os empregos seculares e perseguições dos piedosos devem ser consagrados e tornar-se parte de sua religião. Assim, eles serviriam a Deus no campo e na loja, comprando, vendendo e obtendo ganho; tudo seria para Deus. Assim, seus trabalhos terrenos não se provariam um obstáculo ao seu progresso na piedade; pois possuindo uma mente não dividida, e tendo um único objeto de perseguição, eles não poderiam deixar de crescer em graça diariamente. Aquele cujo olho é bom, terá todo o seu corpo cheio de luz.
Outra causa poderosa de impedimento no crescimento da vida de Deus na alma é que fazemos resoluções gerais de melhoria, mas negligenciamos estender nossos esforços aos detalhes. Prometemos a nós mesmos, que no futuro indefinido faremos muito no caminho da reforma, mas somos encontrados não fazendo nada a cada dia para cultivar a piedade. Começamos e terminamos um dia sem planejar ou esperar fazer qualquer avanço nesse dia. Assim, nossas melhores resoluções evaporam sem efeito. Nós executamos meramente a rodada do dever prescrito, ficando satisfeitos se nada fizermos de errado e não negligenciarmos nenhum serviço externo que achamos ser obrigatório. Nós nos assemelhamos ao homem que pretende ir a um determinado lugar, e muitas vezes resolve com seriedade que algum dia realizará a viagem, mas nunca dá um passo em direção ao lugar.
É estranho que aquela pessoa que em nenhum dia faz dele o seu objeto distinto de avançar na vida divina, no final de meses e anos se encontre estacionária? O corpo natural crescerá sem pensar nisso, mesmo quando estamos dormindo, mas não a vida de piedade, que só aumenta através dos exercícios da mente, visando a medidas mais elevadas da graça.
E como todos os dias devemos fazer algo nesta boa obra, dirigindo nossa atenção para o crescimento de graças particulares, especialmente daquelas em que nos conhecemos como defeituosos. Somos fracos na fé? Vamos dar atenção aos meios apropriados de fortalecer nossa fé e, acima de tudo, nos aplicarmos ao Senhor para aumentar nossa fé. Nosso amor a Deus é frio e dificilmente perceptível; muito interrompido por longos intervalos em que Deus e Cristo não estão em todos os nossos pensamentos? Tenhamos isto para uma lamentação diária no trono da graça e resolvamos meditar mais sobre a excelência dos atributos divinos, especialmente sobre o amor de Deus a nós. Vamos ler muito o relato dos sofrimentos e morte de Cristo e ser importunos em oração, até que recebamos mais copiosas efusões do Espírito Santo, porque o fruto do Espírito é amor, e o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. E assim devemos direcionar o objetivo de cultivar e aumentar cada graça, porque a vida divina, ou o "homem novo" consiste nestas graças, e o todo não pode estar em saúde e vigor, enquanto as partes constituintes são fracas e estão em estado de decadência.
As mesmas observações são aplicáveis ​​à mortificação do pecado. Nós somos propensos a ver nossa depravação no geral, e sob esta visão devemos nos arrepender, bem como nos humilhar por causa disso, considerando que, para fazer qualquer progresso considerável nesta parte da santificação, devemos lidar com nossos pecados em detalhe. Devemos ter como um objetivo especial erradicar o orgulho, a vanglória, a cobiça, a indolência, a inveja, o descontentamento, a raiva, etc. Devem ser usados meios adequados apropriadamente à extirpação de cada vício particular da mente.
De fato, é verdade que se regamos a raiz, podemos esperar que os ramos floresçam; e se revigorarmos o princípio da piedade, as várias virtudes cristãs florescerão. Mas, um jardineiro hábil prestará a devida atenção tanto à raiz como aos ramos; e, de fato, essas graças do coração são partes da raiz, pois é por fortalecê-las que revigoramos a raiz. O mesmo vale para o restante princípio do pecado. Devemos dar nossos golpes principalmente na raiz da árvore do mal, porém os vícios inerentes que foram mencionados, e outros, devem ser considerados como pertencentes à raiz, pois quando pretendemos a sua destruição particularmente e em detalhe, nossos cursos serão mais eficazes.
Mencionarei no momento, senão outra causa do crescimento lento dos crentes na piedade, que é a negligência de melhorar o conhecimento das coisas divinas. Como o conhecimento espiritual é o fundamento de todos os exercícios genuínos da religião, o crescimento na religião está intimamente ligado ao conhecimento divino. Os homens podem possuir conhecimento não sancionado e não ser nada melhor para eles, mas não podem crescer em graça sem aumentar no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. “Sendo”, diz Paulo, “fecundos em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.” “Crescei na graça”, diz Pedro, “e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” Jonathan Edwards observa, que quanto mais fielmente estava estudando a Bíblia, mais prosperava nas coisas espirituais. A razão é clara, e outros cristãos encontrarão o mesmo como sendo verdade.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Como Crescer em Graça e Fazer Progresso em Piedade Archibald Alexander


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55039 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54814 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última