Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O mito Jesus
Donizete Soares

Resumo:
reflexão sobre festas de natal

Comemoração é o mesmo que ação de um grupo de pessoas que, juntas, re-lembram um fato importante. O nascimento de Jesus é um deles.

O que leva o grupo dos cristãos a se lembrar dessa data é o natal ou nascimento de um homem que, depois de saber de si e de constituir-se como indivíduo, foi capaz de doar sua própria vida em favor dos outros. Ou seja, a certeza de que houve alguém que desenvolveu a capacidade de pensar e agir para além de si mesmo.

Teoricamente, esta é a razão pela qual muita gente comemora o natal de Jesus. Ou melhor, seria este o motivo que levaria as pessoas fazerem festa, já que de uma forma ou outra são tocadas pelas ideias e ações daquele homem.

Seria e levaria, mas não é. E não porque eu não queira ou ache que não é. Não é porque, em geral, o que sabemos e vemos são pensamentos e ações totalmente opostos ao que disse e fez o aniversariante.

A história comprova que, desde o surgimento do cristianismo – ou conjunto de ideias e ações que serve a interesses econômicos, políticos, sociais e culturais muito mais que a interesses religiosos –, o ideal ‘doar a própria vida em favor dos outros’ sequer é ao menos lembrado. Tudo indica que seus líderes e seguidores que, em geral, decoraram essa ou aquela passagem de sua vida, não se lembram da mais importante – e revolucionária – mensagem.

Há algo mais perverso, por exemplo, do que justificar a escravidão de milhões de negros durante séculos no Brasil? De dizer que, como não tinham alma, era permitido que fossem espoliados, maltratados e mortos? E os inúmeros casos de pedofilia comprovadamente praticados pelos padres e congêneres? E a mercantilização das igrejas atuais, que vivem de vender missas, batizados, bençãos, cd’s, shows e outros serviços? O que, afinal, coisas como essas têm a ver com o nascimento do Jesus?

É inevitável constatar mas, a rigor, não há sentido algum comemorar o natal. Sei que é pesado dizer isto mas, a não ser pra reunir a família e os amigos – o que, a princípio, é sempre bom e saudável – pra que serve essa ‘festa’ se, de fato, não há o que comemorar? Comer, beber, atualizar fofocas e lembrar ‘coisas engraçadas’ que aconteceram preferencialmente com os outros, em especial, os que eles se deram mal – é isto o que tem pra ser comemorado?

Infelizmente, ainda estamos longe da real possibilidade de fazer de nossas vidas um serviço a quem quer seja. Ainda olhamos, pensamos e agimos muito em função do que esperam e querem de nós mesmos – o que, certamente, não tem nada a ver com o que pensamos e queremos pra nós mesmos.

Em outros tempos, e assim como em outras culturas, celebrar o mito era e é uma forma de cada um se fortalecer e, ao mesmo tempo, fortalecer o outro pra que, juntos, dessem e dêem conta da força e da coragem que tinham e têm pra serem senhores de si mesmos para, então, caso fosse ou seja necessário, doar a própria vida pra que o outro viva.


Biografia:
Professor de Filosofia
Número de vezes que este texto foi lido: 52837


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Conhece o Busiris? Donizete Soares
Artigos O mito Jesus Donizete Soares
Artigos Ideias de jirico Donizete Soares
Artigos E sua vocação, qual é? Donizete Soares


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55016 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última