Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
cara e coroa
alfredo jose dias


Cara & Coroa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cara e Coroa)
Disambig grey.svg Nota: Se procura o jogo, veja Cara ou coroa.
Cara & Coroa
Informação geral
Formato      Telenovela
Gênero      Drama
Romance
Comédia
Duração      50 minutos aprox.
Criador(es)      Antônio Calmon
País de origem       Brasil
Idioma original      (português brasileiro)
Produção
Diretor(es)      Wolf Maya
Elenco      Christiane Torloni
Victor Fasano
Miguel Falabella
Maitê Proença
Luís Melo
Lúcia Veríssimo
Marcos Paulo
Alessandra Negrini
Thierry Figueira
Rosi Campos
Wolf Maya
Carlos Zara
Marilena Ansaldi
(Ver mais)
Tema de abertura      "Tocar Você", Edmon Costa
Tema de
encerramento      "Tocar Você", Edmon Costa - (entre outras canções)
Exibição
Emissora de
televisão original      Brasil Rede Globo
Transmissão original      24 de julho de 1995 - 29 de março de 1996
N.º de episódios      215
Cronologia
Último
     Quatro por Quatro
     
Vira Lata      
Próximo
Programas relacionados      A Usurpadora
Top Model
Vamp
Olho no Olho
Corpo Dourado
Um Anjo Caiu do Céu
O Beijo do Vampiro
Começar de Novo
Três Irmãs

Cara & Coroa é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas de 24 de julho de 1995 a 29 de março de 1996, substituindo Quatro por Quatro e sendo por sua vez substituída por Vira Lata. Teve 215 capítulos.[1] Foi a 52ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Escrita por Antônio Calmon, com a colaboração de Ângela Carneiro, Lílian Garcia e Eliane Garcia, supervisão de texto de Walther Negrão e dirigida por Wolf Maya, Maurício Farias, André Schultz, José Luiz Villamarim e Carlos Magalhães, com direção geral de Wolf Maya.[2]

Christiane Torloni, Luís Melo, Victor Fasano, Lúcia Veríssimo, Marcos Paulo, Rosi Campos, Carlos Zara, Marilena Ansaldi, Thierry Figueira, Wolf Maya, Alessandra Negrini, Louise Cardoso, Antônio Grassi, Miguel Falabella e Maitê Proença interpretaram os papéis principais da trama, que se centrava nos contrastes entre duas mulheres fisicamente idênticas, mas com personalidades completamente opostas.

Índice

    1 Enredo
        1.1 Primeira fase
        1.2 Segunda fase
        1.3 Final da Trama
    2 Produção
    3 Elenco
        3.1 Participações especiais
    4 Audiência
    5 Trilha sonora
        5.1 Trilha sonora nacional
        5.2 Trilha sonora internacional
    6 Prêmios
    7 Referências
    8 Ligações externas

Enredo
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Primeira fase

Fernanda é uma mulher muito rica, elegante e sedutora, além de muito namoradeira e meio desequilibrada emocionalmente, não se dá nada bem com a família. Prestes a se casar com Rubinho, seu noivo, foge da igreja e se casa com Miguel, seu ex-namorado, com quem tem um filho, o pequeno Pedro, criado por sua mãe, mas depois de um tempo morando com Miguel, ela o abandona e acaba por trocá-lo pelo irmão dele, Mauro, um advogado inescrupuloso que somente quer o seu dinheiro.

Passa-se o tempo e Fernanda está infeliz morando com Mauro, e após muitas brigas, descobre que ele tem um caso com Heloísa, uma mulher muito perigosa e cruel. Cega de ciúmes e não admitindo ser traída, Fernanda atira em Mauro, mas a bala atinge um estranho, matando-o. (No decorrer da novela descobre-se que Mauro foi quem atirou no homem para incriminar Fernanda, já que ela estava desmaiada após uma briga entre eles).

Jurando inocência e sabendo que não matou aquele desconhecido, ela se desespera e tenta fugir, mas é capturada e vai presa, se tornando uma mulher infeliz e esquecida por todos, apesar de Mauro ser o único a visitá-la e de vez em quando.
Segunda fase

Treze anos se passaram. Fernanda nunca se esqueceu de Mauro, e até hoje quer saber quem poderia ter matado aquele desconhecido.

Heloísa e Mauro descobrem que está presa com Fernanda uma sósia dela, Vitória, a Vivi, presa injustamente junto com amiga Margô. Elas foram acusadas por um assalto que não cometeram.

Vitória é doce e simples, criada em um orfanato de São Paulo, não tem tantos amigos e sonha conhecer um dia sua família. Antes de ser presa, trabalhava como voluntária em um hospital de dia e como garçonete em uma boate a noite.

Vitória e Fernanda ficam por alguns meses presas na mesma cela, assim que se conhecem e estranham a semelhança física entre as duas. Tirando partido dessa semelhança, Mauro e Heloísa armam um plano: Fernanda tem um derrame ao descobrir que Mauro se casou com Heloísa e teve uma filha e os dois, se aproveitando disso, internam Fernanda em uma clínica, e os médicos dizem que será quase impossível ela se recuperar.

Dando continuidade ao plano, o casal de bandidos sequestram Vivi, que acabara de ganhar sua liberdade condicional. Eles a obrigam a tomar o lugar de Fernanda, para se apoderarem dos bens e dos milhões que Fernanda irá receber ao assinar seu divórcio com Miguel. Vivi, ameaçada de morte, aceita, com medo de voltar para a cadeia. Ao chegar em Porto do Céu, uma pequena cidade do litoral, Vivi muda completamente de visual, cortando os cabelos e pondo lentes, ficando ainda mais idêntica a Fernanda.

Vitória, agora Fernanda, enfrentará muitos problemas entre eles, a revolta do filho de sua sósia, Pedro, que agora é um adolescente, mas que nunca se deu bem com a mãe na infância, por ter sido criado pela avó, achando que a mãe havia morrido. Vivi também enfrentará a revolta de sua família, principalmente de Guilhermina, mãe de Fernanda, que sempre foi maltratada pela filha e quando ela se casou, foi abandonada por ela, que teve de criar o neto.

Ela passa a ser mal vista por todos, já que Fernanda saía com todos os homens da cidade e por ter assassinado um homem. Vitória será ameaçada por Heloísa e Mauro de morte, terá que se passar por Fernanda e enfrentar todas as maldades que ela fez, e fugir da polícia, pois para a lei, ela é Fernanda e não Vitória, e como ganhou liberdade condicional e não voltou, a polícia está na sua cola.

Nesse meio tempo, Heloísa é assassinada por Mauro, que a joga de um penhasco, depois de uma forte discussão entre Heloísa e Fernanda por conta das falcatruas de Mauro.

No decorrer da trama Vivi se apaixona por Miguel, ele, pensando que ela é Fernanda, dá uma nova chance para o relacionamento dos dois. Rubinho também pensando que ela é Fernanda, vai querer voltar para ela, e a perdoa pelo abandono no altar. Assim, Vivi passa a ter um caso com Rubinho, ao mesmo tempo que está muito apaixonada e envolvida por Miguel.

Vivi reencontra sua amiga Margô, que ganhou a liberdade condicional. A par de toda história, as duas ajudam Fernanda a fugir da clínica, já que Fernanda está um pouco melhor e fica horrorizada ao saber de toda a história que fizeram Vivi se passar por ela e fica chocada como as duas são idênticas fisicamente.

Vivi se despede de Fernanda, volta para a cadeia e cumpre mais uns meses de prisão, e fica livre totalmente. Ela volta para o orfanato onde foi criada e se desespera ao saber que está grávida de Miguel. Ela decide enfrentar a vida e passa a trabalhar no orfanato, e não vai abandonar sua filha como sua mãe fez com ela. Está decidida a ser mãe solteira, apesar de amar loucamente Miguel.

Fernanda volta para Porto do Céu e assume novamente sua vida, se deparando com todas as mudanças que Vivi fez: Toda a família passou a se dar bem novamente, Pedro passou a compreender a mãe e Guilhermina perdoou a filha, tudo graças aos esforços e bondade de Vivi. Quando a filha de Vivi e Miguel nasce, Vivi coloca o nome da menina de Fernanda em homenagem à sósia, e todos do orfanato chamam a bebê de Nandinha.

Fernanda tenta ser como Vivi era, mas rapidamente sua família entra em desarmonia, e ela estranha o fato de Miguel estar falando que estavam juntos e que Rubinho se declara apaixonado, e ela logo percebe que Vivi se envolveu com os dois. Um tempo depois, Fernanda descobre que está doente, com sequelas do derrame. Ela vai ao orfanato e pede que Vivi volte para Porto do Céu, para ficar no seu lugar definitivamente após sua morte. Vivi aceita ajudar Fernada e diz que não será definitivamente, pois irá ajudá-la a se recuperar.

Fernanda se interna e Vivi se passa por ela, e leva sua filha junto, e diz a todos que Nandinha é sua filha adotiva, já que Fernanda não estava grávida e todos acham estranho.

Até que um dia Miguel resolve levar Fernanda (Vivi) para a Itália como sua intérprete. Vivi se desespera pois é Fernanda quem fala italiano, mesmo assim acaba indo, e é lá que Miguel descobre toda a farsa, inclusive que é pai de Nandinha. Ele perdoa Vivi e lá eles vivem uma romântica história de amor.

O estado de saúde de Fernada piora, Rubinho acaba a convencendo de ser operada e nessa operação ela acaba ficando cega. Vivi descobre que ela e Fernanda são irmãs gêmeas, que foram separadas na maternidade e que Guilhermina abandonou Vivi por ser mãe solteira e muito pobre.
Final da Trama

Fernanda, por estar menos apegada ao mundo, reza e ao longo do tempo, se tratando, volta a enxergar para poder salvar a irmã e Miguel que foram sequestrados por Mauro que ameaça matá-los, pois quer o dinheiro de Fernanda.

Fernanda consegue salvar Vivi e Miguel mas não desiste de sua vingança contra Mauro ao saber que foi ele quem a colocou na cadeia. Ela o sequestra e o amarra, e decola pilotando um avião e logo depois Mauro assume o controle do avião e joga a aeronave no mar provocando sua própria morte.

Todos choram pela morte de Fernanda, achando que ela morreu na explosão, mas a última cena da novela mostra Fernanda, chegando de ônibus à cidade e pedindo para que seu amado Rubinho acendesse seu cigarro, o homem que ela nunca esqueceu e de fato, sempre amou.[3] [4]
Produção

A novela era ambientada na fictícia cidade de Porto do Céu. A maioria das cenas foi gravada na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Na cidade cenográfica, foi construída uma parte da Rua das Pedras, local famoso e badalado de Porto das Pedras.[5] As cenas na prisão foram rodadas, ora no presídio de Carandiru, ora em estúdio.

Nas cenas em que as gêmeas contracenavam, foram usados o chromakey e o memory-head, tecnologias já utilizadas anteriormente em Mulheres de Areia (1993) para dar mais veracidade às cenas em que Ruth e Raquel apareciam juntas.[6]

Nos diversos estúdios, foram elaborados 40 cenários, totalizando 200 ambientes.

Foi o retorno em novelas da rede Globo da atriz Rosi Campos, que, um ano antes, estava no ar em Castelo Rá-tim-bum, da TV Cultura, interpretando Morgana.

Foi a primeira novela de Juliana Baroni, que já era conhecida, desde 1990, por ser paquita, mais precisamente a Catuxa Jujuba. Juliana não foi a única ex-paquita que ingressou em novelas após ter sido ajudante de palco e "filha" de Xuxa: também o foram Letícia Spiller e Bianca Rinaldi, atrizes consagradas atualmente.
Elenco
Ator      Personagem [7]
Christiane Torloni      Fernanda Gusmão Santoro
Vitória Figueiredo ("Vivi")
Luís Melo      Rubens Del Rey Villar ("Rubinho")
Victor Fasano      Miguel Alcântara Prates
Miguel Falabella      Mauro Alcântara Prates
Maitê Proença      Heloísa Souto Brandão
Lúcia Veríssimo      Nadine
Marcos Paulo      Heitor Morales Gonçalves
Louise Cardoso      Laura Del Rey Villar ("Laurinha")
Alessandra Negrini      Natália Santoro
Natália Lage      Kika Villar
Marcio Garcia      Guiga
Carlos Zara      Antenor Alcântara Prates
Marilena Ansaldi      Guilhermina Tavares Gusmão
Arlete Salles      Cacilda Montez
Hugo Carvana      Aníbal Santoro
Chica Xavier      Dinda
Wolf Maya      Cícero Pinheiro Brandão
Carlos Vereza      Amorim
Cláudia Alencar      Martina Brandão
Mauro Mendonça      Kléber Villar
Rosi Campos      Margô ("Regininha")
Antônio Grassi      Rômulo
Tony Tornado      Anselmo
Arlete Montenegro      Leda Del Rey Villar
Maria Padilha      Bruna
Mônica Fraga      Helena Santoro ("Leninha")
Carmo Dalla Vecchia      Fábio Brandão ("Fabinho")
Danielle Winits      Diana
Heitor Martinez      Mobral
Walther Verve      Pepe Montez Caruzo
Karina Mello      Ana
Carol Machado      Clara
Ida Gomes      Irmã Domitila
Oswaldo Louzada      Cardosinho
Francisco Milani      Juan Caruzo
Luiz Fernando Camarão      Eugênio Alcântara Prates("Geninho")
Cláudia Liz      Debbye
Thierry Figueira      Pedro Santoro Alcântara Prates
Juliana Baroni      Júlia Villar
Marcos Pasquim      Cosme Del Rey Villar
Luiza Curvo      Isabela Brandão Alcântara Prates ("Belinha")
Maria Maya      Nádia Pinheiro

    Christiane Torloni interpretou as protagonistas "Vivi" e "Fernanda".
    Luís Melo interpretou o atormentado Rubinho.
    Victor Fasano interpretou o protagonista Miguel Prates.
    Miguel Falabella interpretou o grande vilão Mauro Prates.
    Maitê Proença interpretou a grande vilã esnobe Heloísa.
    Lúcia Veríssimo interpretou a médica Nadine.
    Marcos Paulo interpretou o misterioso Heitor.
    Rosi Campos interpretou a fugitiva Margô.
    Alessandra Negrini interpretou a ingênua Natália.
    Márcio Garcia interpretou o modelo Guiga.
    Arlete Salles interpretou a tresloucada Cacilda Montez.
    Hugo Carvana interpretou o aviador Aníbal Santoro.
    Chica Xavier interpretou a governanta Dinda.
    Wolf Maya interpretou o empresário Cícero Brandão.
    Thierry Figueira interpretou o entristecido Pedro.
    Juliana Baroni interpretou a doce Júlia.
    Marcos Pasquim interpretou o delegado Cosme.
    Maria Maya interpretou a infantil Nádia.
    Arlete Montenegro interpretou a bondosa Leda Villar.
    Carmo Dalla Vecchia interpretou o esportista Fabinho.
    Natália Lage interpretou a liberal Kika.
    Antônio Grassi interpretou o ambicioso Rômulo.
    Maria Padilha interpretou a vingativa Bruna.
    Carlos Vereza interpretou o louco Amorim.

Participações especiais
Ator      Personagem
Maria Helena Dias      Constância
Henri Pagnoncelli      Dr. Henrique
Marcelo Picchi      Mário
José Augusto Branco      Pai de Heitor
Oswaldo Loureiro      
Emiliano Queiroz      
Bruno Marques      Alex
Nadia Bambirra      Marisol
Alexandre Frota      Boca
Nívea Stelmann      
José D'Artagnan Júnior      Jarbas
Walderez de Barros      Souza
Manitou Felipe      Sabará
Ana Furtado      
Miriam Freeland      
César Perez      Juquinha (amigo do Geninho)
Audiência
Horário      # Eps.      Estreia      Final      Posição      Temporada      Classificação geral
Data      Primeiro
capítulo      Data      Último
capítulo
Segunda — Sábado
19:10
     215      
24 de julho de 1995
     43      
29 de março de 1996
     51      #1      1995 - 1996      41

Cara & Coroa estreou com 43 pontos de média. A sua menor audiência foi de 29 pontos de média, no dia 30 de dezembro de 1995. Em seu último capítulo registrou 51 pontos de média. A sua média geral foi de 41 pontos de audiência, um grande sucesso para o horário.[8]
Trilha sonora
Trilha sonora nacional
Cara & Coroa Nacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento      1995
Gênero(s)      Vários [9]
Duração      53 minutos
Formato(s)      CD, Vinil, K7
Gravadora(s)      Som Livre
Produção      Iuri Cunha
Cronologia de Vários intérpretes
Último
     -
     
Cara e Coroa Internacional      
Próximo

Capa: Lúcia Veríssimo como Nadine
N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "Foi a Primeira Vez"        Zezé Di Camargo e Luciano      Cosme e Leninha      04:16
2.      "Olhe o Tempo Passando"        Nana Caymmi      Fernanda      02:53
3.      "Um Segredo e um Amor"        Jorge Vercillo      Guilhermina e Antenor      03:24
4.      "Cais"        Caetano Veloso      Miguel      04:47
5.      "Com Muito Amor e Carinho"        Luís Melodia      Martina e Cícero      03:22
6.      "Um Homem em Volta do Mundo"        Ritchie      Rubinho      04:23
7.      "Eu Te Amo"        Zizi Possi      Nadine      04:05
8.      "Tocar Você"        Edmon Costa      Abertura      03:58
9.      "Qualquer Outro Amor"        Paulinho Moska      Guiga      03:15
10.      "Encontros Amargos"        Papas da Língua      Pedro      04:47
11.      "Limousine Grana Suja"        Junia Lambert      Vivi      03:29
12.      "Sobrancelhas"        Biquini Cavadão      Kika      04:21
13.      "Primeiros Erros"        Simony      Natália      03:21
14.      "A Rã"        Ithamara Koorax      Mauro e Heloísa      03:56
Trilha sonora internacional
Cara & Coroa Internacional
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento      1995
Gênero(s)      Vários
Duração      61 minutos
Formato(s)      CD, Vinil, K7
Gravadora(s)      Som Livre
Produção      Iuri Cunha
Cronologia de Vários intérpretes
Último
     Cara e Coroa Nacional
     
-      
Próximo

Capa: Natália Lage como Kika
N.º      Título      Música      Personagem      Duração      
1.      "Save Me Now"        Andru Donalds      Nadine      05:02
2.      "Over My Shoulders"        Mike + The Mechanics      Kika      03:35
3.      "I Could Fall in Love"        Selena      Natália      04:42
4.      "Set Me Free"        Richy            03:46
5.      "I Have To Say I Love You In A Song"        Jim Croce      Miguel      02:30
6.      "I Wanna Take Forever Tonight"        Peter Cetera            04:39
7.      "La Solitudine"        Renato Russo      Vivi      04:10
8.      "Beautiful"        Marillion      Fernanda / Fernanda e Rubinho      05:10
9.      "I Want You"        Polo            05:39
10.      "Julia Says"        Wet Wet Wet      Mauro      04:22
11.      "Take That"        Nobody Else            05:58
12.      "Close to You"        Whigfield            04:08
13.      "Can I Touch you... There?"        Michael Bolton            04:50
14.      "A Kind of Christmas Card"        Morten Harket            04:17
Prêmios

Troféu APCA (1995):

    Melhor atriz coadjuvante - Rosi Campos

Prêmio Contigo! (1995):

    Melhor atriz - Christiane Torloni
    Melhor ator - Luís Mello

Referências

    Mariana Scalzo (23 de julho de 1995). Globo estréia novelão na faixa das 19h Folha de S.Paulo. Visitado em 7 de agosto de 2015.
    Memória Globo. Ficha Técnica Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Memória Globo. Trama Principal Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Teledramaturgia. Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Memória Globo. Cenografia e Arte Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Memória Globo. Produção Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Memória Globo. Galeria de Personagens Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.
    Jeferson Cardoso (5 de janeiro de 2012). IBOPE, IBOPE E MAIS IBOPE! O Planeta TV. Visitado em 7 de agosto de 2015.
    Memória Globo. Trilha Sonora Cara & Coroa. Visitado em 27 de junho de 2015.

Ligações externas

    Cara e Coroa em Memória Globo (em português)
    Cara e Coroa em IMDB (em inglês)

v • e
Antônio Calmon
Autoria em televisão      
Décadas de 1980 e 1990
     
Top Model (telenovela de 1989) • A, E, I, O... Urca (minissérie de 1990, com Doc Comparato) • Vamp (telenovela de 1991) • Sex Appeal (minissérie de 1993) • Olho no Olho (telenovela de 1993) • Cara & Coroa (telenovela de 1995) • A Justiceira (série de 1997) • Corpo Dourado (telenovela de 1998)
Décadas de 2000 e 2010
     
Um Anjo Caiu do Céu (telenovela de 2001) • O Beijo do Vampiro (telenovela de 2002) • Começar de Novo (telenovela de 2004) • Três Irmãs (telenovela de 2008) • Na Forma da Lei (série de 2010)
Filmes dirigidos
     O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil (1971) • Paranoia (1976) • Revólver de Brinquedo (1977) • Gente Fina É Outra Coisa (1977) • O Bom Marido (1978) • Nos Embalos de Ipanema (1978) • Terror e Êxtase (1979) • Eu Matei Lúcio Flávio (1979) • O Torturador (1981) • A Mulher Sensual (1981) • Menino do Rio (1982) • Garota Dourada (1984)
v • e
Telenovelas das sete da Rede Globo
Década de 1960
     

    Rosinha do Sobrado
    A Moreninha
    Padre Tião
    O Santo Mestiço
    A Grande Mentira
    A Cabana do Pai Tomás

Década de 1970
     

    Pigmalião 70
    A Próxima Atração
    Minha Doce Namorada
    O Primeiro Amor
    Uma Rosa com Amor
    Carinhoso
    Supermanoela
    Corrida do Ouro
    Cuca Legal
    Bravo!
    Anjo Mau
    Estúpido Cupido
    Locomotivas
    Sem Lenço, sem Documento
    Te Contei?
    Pecado Rasgado
    Feijão Maravilha
    Marron Glacê

Década de 1980
     

    Chega Mais
    Plumas e Paetês
    O Amor É Nosso
    Jogo da Vida
    Elas por Elas
    Final Feliz
    Guerra dos Sexos
    Transas e Caretas
    Vereda Tropical
    Um Sonho a Mais
    Ti Ti Ti
    Cambalacho
    Hipertensão
    Brega & Chique
    Sassaricando
    Bebê a Bordo
    Que Rei Sou Eu?
    Top Model

Década de 1990
     

    Mico Preto
    Lua Cheia de Amor
    Vamp
    Perigosas Peruas
    Deus Nos Acuda
    O Mapa da Mina
    Olho no Olho
    A Viagem
    Quatro por Quatro
    Cara & Coroa
    Vira Lata
    Salsa e Merengue
    Zazá
    Corpo Dourado
    Meu Bem Querer
    Andando nas Nuvens
    Vila Madalena

Década de 2000
     

    Uga-Uga
    Um Anjo Caiu do Céu
    As Filhas da Mãe
    Desejos de Mulher
    O Beijo do Vampiro
    Kubanacan
    Da Cor do Pecado
    Começar de Novo
    A Lua Me Disse
    Bang Bang
    Cobras & Lagartos
    Pé na Jaca
    Sete Pecados
    Beleza Pura
    Três Irmãs
    Caras & Bocas

Década de 2010
     

    Tempos Modernos
    Ti Ti Ti
    Morde & Assopra
    Aquele Beijo
    Cheias de Charme
    Guerra dos Sexos
    Sangue Bom
    Além do Horizonte
    Geração Brasil
    Alto Astral
    I Love Paraisópolis
    Totalmente Demais

Outros horários: Vale a Pena Ver de Novo • Malhação • Novelas das seis • Novelas das oito • Novelas das nove • Novelas das dez • Novelas das onze • Minisséries • Séries de televisão

    Portal da arte
    Portal da música
    Portal da televisão

Categorias:

    Telenovelas da Rede Globo
    Programas de televisão do Brasil que estrearam em 1995
    Programas de televisão do Brasil encerrados em 1996
    Telenovelas ambientadas no Rio de Janeiro
    Telenovelas da década de 1990
    Telenovelas em português

Menu de navegação

    Não autenticado
    Discussão
    Contribuições
    Criar uma conta
    Entrar

    Artigo
    Discussão

    Ler
    Editar
    Editar código-fonte
    Ver histórico

    Página principal
    Conteúdo destacado
    Eventos atuais
    Esplanada
    Página aleatória
    Portais
    Informar um erro

Colaboração

    Boas-vindas
    Ajuda
    Página de testes
    Portal comunitário
    Mudanças recentes
    Manutenção
    Criar página
    Páginas novas
    Contato
    Donativos

Imprimir/exportar

    Criar um livro
    Descarregar como PDF
    Versão para impressão

Ferramentas

    Páginas afluentes
    Alterações relacionadas
    Carregar ficheiro
    Páginas especiais
    Ligação permanente
    Informações da página
    Item no Wikidata
    Citar esta página

Noutros idiomas

Adicionar ligações

    Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h21min de 25 de dezembro de 2015.
    Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

    Política de privacidade
    Sobre a Wikipédia
    Avisos gerais
    Versão móvel
    Programadores

    Wikimedia Foundation     
    Powered by MediaWiki     

Número de vezes que este texto foi lido: 52979


Outros títulos do mesmo autor

Romance cara e coroa alfredo jose dias
Romance anjo de mim alfredo jose dias
Romance paginas da vida alfredo jose dias
Romance promessas de amor alfredo jose dias
Romance caminhos do coracao alfredo jose dias
Romance mulheres de areia alfredo jose dias
Romance a viagem alfredo jose dias
Romance fascinacao alfredo jose dias
Romance alma gemea alfredo jose dias
Romance de volta as estrelas alfredo jose dias

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54660 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54590 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54373 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54322 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54309 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54272 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54208 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54105 Visitas
Amores! - 54068 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última