A historia da humanidade se confunde com a da comunicação. Ambas nasceram há muito tempo. Cresceram e se desenvolveram juntas até chegarem à maioridade. Porém, a grande diferença entre as duas é que enquanto a humanidade tem seu desenvolvimento brecado por diferenças ideológicas, religiosas ou econômicas, a comunicação consegue se desenvolver continua e dinamicamente.
Para entender isso é preciso analisar n que a comunicação se tornou: de simples gestos e sons, passando pela fala, a invenção da escrita, o surgimento dos veículos impressos, do radio, da televisão e posteriormente da Internet chegando ao moderno mundo da comunicação digital. E qual seria o símbolo dessa nova era comunicativa?
A comunicação teve três grandes momentos e seus respectivos símbolos: o do jornal impresso onde a palavra escrita era seu ponto forte, o do radio baseado nos sons e o da televisão com prevalência das imagens. Já a comunicação digital se diferencia de todos eles, pois não possui apenas um símbolo, mas todos. Mistura imagem, texto, som e foto tudo em um só lugar e me tempo real. Mais que isso, é altamente interativa, dialogando com seu publico alvo numa linguagem imagética multimidiática, ou seja, não mais uma imagem fixa, nem mesmo uma mídia fixa, mas todas trabalhando em conjunto para melhor comunicar.
Vivemos em pleno século XXI, e a comunicação alcançou seu ápice de modernidade e tecnologia, isso a tal ponto que já há quem o chame de século digital. Mas, engana-se quem pensar que ela vai parar por aqui. A comunicação está em constante transformação, a cada dia surgem novas mídias, tecnologias e talentos humanos. Que ninguém se assuste, mas daqui a cinqüenta ou cem anos, o que há de mais moderno hoje, talvez seja apenas mais uma peça de museu.
|