Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O IMAGINADOR
Tânia Du Bois

por Tânia Du Bois

     Imaginador é a palavra chave para entender a comovente vida. O imaginador é quem reflete tudo o que se tem de bom e ruim, como redescoberta. É quem encontra momento para a arte e a comunicabilidade das obras, não permitindo espaços vazios em tempos de clichês.
     A imaginação é capaz de encobrir um imenso terreno de referência cultural, isto é, me dá poder para decidir que obras escolher. A maior prova de boas ideias aliadas à vontade é poder mover montanhas ao mudar a paisagem.
     As pessoas, culturalmente falando, dão significados diferentes às artes, o que contribui para o crescimento e a diversidade dos talentos, como em Ângulos Imaginários, de Carmen Presotto, “... sinto tua respiração / as sílabas silenciosas / e me guardo no sonho em que me esperas..”
     Ao traçar paralelo literário entre as obras encontro na imaginação a recuperação simbólica da liberdade. O uso do imaginário me torna viajante solitário, herói espiritual que, por vezes, chamo de culto à celebridade; invado o mundo da literatura e saio de trás dos portões trancados. Torno-me condutor da renovação cultural.
     Penso que o imaginador é o tipo de artista que necessita ser reconhecido para devolver à próxima geração o sentido primordial de se conectar com sua própria história, imaginando-a como fruto do processo criativo. Logo, leio as histórias, me identifico com as situações e assim me inspiro.
     Trato a imaginação como passeio, saudade que me faz pensar na paisagem e na imagem como poema. O encontro acontece e é ouro puro para mim, como em Lima Coelho, em “Imaginário”: ”Não me rendo ao espetáculo, mas à emoção.../ Não me rendo ás palavras, mas ao sentimento, / Rendo-me aos sonhos para poder viver, / Para alimentar-me a alma...”
     Sinto e anseio ser imaginador, tento fantasiar que a história da arte nada mais é que a imagem da vida seja em cores ou em palavras. Pictoricamente, o resultado é de que não preciso de manual de instrução para imaginar, até porque estou acompanhada da magnificência da natureza.
     O livro, para mim, tem páginas repletas de luz, do tamanho do mar que, com limitações inerentes ao tempo, traz prazer e alegria, leveza e alento à minha vida. Faz sentido na busca do conhecimento, afirmando a imaginação, fazendo da realidade o sonho, do tempo a arte, ao me revelar como imaginador. Nas palavras de Fabrício Marques, “Sou só um / a imaginar / azul / o silêncio / da aurora.”      


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52844


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68961 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55772 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55006 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54773 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54698 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54671 Visitas

Páginas: Próxima Última