Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FLORES
Tânia Du Bois

     Ignorando todas as regras e o bom senso, as flores nos levam a reviver expectativas emocionais: poemas e flores elevam o pensamento. Segundo Abgar Renault, “Sempre que eu via uma silvestre flor, / beijava-a, e adeus dizia ao meu amor.”
     Flores pela casa lembram momentos especiais e fazem o coração bater forte, como se conseguíssemos repetir a mágica do instante: no perfume e nas cores, decorado com amor e alegria. Encontro em Dorival Caymmi , “Nada como ser a rosa na vida / Rosa mesmo ou mesmo rosa mulher / todos querem muito bem a rosa...// Rosas formosas são rosas de mim...”
     A visão das flores pode ser romântica, quando escolhemos as rosas vermelhas, por exemplo. A cor da flor escolhida marca presença e dá o toque especial para a ocasião. Cartola escreveu que “Bate outra vez / com esperanças o meu coração...// Volto ao jardim / com a certeza que devo chorar / Pois bem sei que não queres voltar para mim // Queixo-me às rosas, / Mas que bobagem / As rosas não falam / simplesmente as rosas exalam / o perfume que roubam de ti, ai...”
     O mistério aqui é a beleza das flores que movimentam a nossa vida: sorrimos ao apreciá-las e elas são importantes na estimulação dos sentidos; ou seja, na natureza buscamos o prazer de viver e as observamos como se elas fossem um dos segredos da natureza: equilibram e nos inspiram e ao senti-las espalhamos palavras e boas vibrações.
     O contato com as flores também estimula a imaginação e ajuda a entender os conceitos do tempo, como o desafio ao olhar o girassol é o da realização. Além de enriquecer a beleza da paisagem, cria peculiaridades na palavra escrita, como Júlia Du Bois Araújo Silva descreve, “O girassol segue o sol / O sol guia o girassol / Ai, meu Deus, o girassol / é tão belo / Ficou até amarelo.”
     Flores transitam sensibilidade, assim como poetas transitam artes. Suas conquistas são incentivos para reinventarmos a vida e escrevermos sobre as flores com significância. Geraldo Vandré, no final dos anos 60, fez Prá Não dizer Que Não Falei Das Flores, “...ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão / E acreditam nas flores / Vencendo o canhão //...O amores na mente / As flores no chão / A certeza na frente / A história na mão / Caminhando e cantando / E seguindo a cação / Aprendendo e ensinando / Uma nova lição.”
     As flores simbolizam desarmar o outro e contornar conflitos. Aliviam os males da alma, tornam a vida mais bela, despertam a felicidade, encantam os poetas. Elas são poderosas armas de conquista, demonstração de receptividade e acolhimento.
     Somando todos os pontos, as flores são uma espécie de elixir mágico, vistas como transformações do tempo. Lembram que cada dia pode ser cultivado com nossos gestos, com regras amigáveis em nossa maneira pessoal. Nas palavras de Sonia Regina, “...no vaivém do vento as flores se completam / e a nossa nudez realiza o movimento dos astros...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68973 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55045 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54959 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54840 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54832 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última