As vezes me pergunto... DO que vale ser feliz? Será que é realmente importante ser feliz? Será que o objetivo do ser humano é ser feliz? Ser feliz pode estar acima de qualquer coisa? Tudo é justificado e justo, se o objetivo final for ser feliz?
Não... Acho que as coisas não funcionam assim...
Me diga, alguém que entenda realmente como tudo na vida funciona, tem a escolha de ser feliz? Alguém que entenda dos processos da vida de um ser humano, de suas emoções e das possíveis arbitrariedades ao longo da vida, pode mesmo escolher ser feliz? Sinceramente, acho que não.
É impossível, ao meu ver, que alguém que entenda o mecanismo das coisas possa sorrir todos os dias e fingir que "o mundo é belo". Basta olhar para si mesmo. Olhe para o próprio ser humano. Um homem é capaz de acabar com seu próximo das mais diversas maneiras possíveis... As mais cruéis maneiras de liquidação de um ser, é posta por nós mesmos, seres humanos... Há algum motivo para ser feliz ainda?
Acho que... Pessoas que são felizes não entendem o que acontece no mundo. Acho ainda que elas são ignorantes. Estão cegas para os acontecimentos que estão escancarados em nossas faces.
Para falar bem a verdade, eu realmente acho que é possível viver bem e não viver feliz. Creio que a felicidade é apenas mais um sentimento no meio de tantos outros e, assim como todos os outros, também pode fazer mal (assim como o tal "amor"), e muito mal! Creio ainda que a felicidade seja mais um estado de espírito. Já reparou como às vezes ficamos felizes simplesmente... por nada? Ou por alguma bobagem ou fato irrelevante? Pois é... Isso me faz cada vez mais acreditar que a felicidade não é importante. Sim, ela faz bem para todos nós mas, já pensou que esse "bem" pode nos fazer fechar os olhos para o que acontece em nossa volta?
Quando se está feliz, tudo parece que há uma solução. Os problemas acabam ficando mais fáceis de se procurar uma solução, mas, será isso mesmo? Há alguma certeza disso? Não, não há. Nunca haverá.
Creio que os seres "evoluídos" não se importariam em ser felizes. Há outros objetivos que devem ter prioridade, como entender o ser humano, por exemplo.
Aliás, já parou para pensar o quão difícil é ser feliz? E essa imposição que todo ser humano, para estar bem, tem que estar feliz? O que é isso?! Puseram um fim à liberdade e não me avisaram?!
É difícil ser feliz, para algumas pessoas pelo menos. Isso não deve ser imposição, muito menos uma obrigação.
Enfim, é tudo tão confuso que às vezes penso se não seria melhor tornar-me um ignorante e "ser feliz".
|