Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Parábola dos Trabalhadores na Vinha – Mateus 20.1-16
Silvio Dutra

“1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.
2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha.
3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça,
4 e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo.
6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo?
7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha.
8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros.
9 Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um.
10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um.
11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo:
12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor.
13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário?
14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti.
15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.”

Deus chamará na última hora, próximo da volta de Cristo, pessoas a estarem em grande honra perante Ele, de modo que estes últimos a serem chamados estarão em primazia em honra perante Ele, enquanto outros que foram os primeiros a estarem a Seu serviço, poderão ser achados em menor honra em relação a todos os demais.
Isto é encorajador para que todos nos esforcemos para sermos fiéis à nossa chamada (vocação celestial) porque o Deus que servimos é completamente justo, e não dá o Seu galardão (recompensa) por interesse ou conveniência, conforme costumam fazer os homens, mas pela reta justiça que pesa com perfeição todas as nossas obras.
Os judeus pensavam que tinham prioridades em relação aos demais quanto às honras que deveriam receber na glória. Os gentios que seriam chamados depois deles, segundo o ensino de nosso Senhor, poderiam ser achados numa proeminência maior do que a daqueles que se convertessem em Israel.
Todavia, por esta parábola aprendemos também que Deus não é devedor a nenhum homem e Ele tem o direito de fazer o que bem pretenda com tudo o que é da Sua criação, porque afinal, tudo e todos Lhe pertencem.
A graça comum, que tem salvado a muitos, não será maior para uns e menor para outros, porque a justificação e a regeneração, pela qual somos salvos, é a mesma para todos os cristãos, de forma que ninguém será achado nesta terra ou no céu, com uma justiça maior do que a dos demais, porque todos os cristãos são justificados com a mesma justiça, a saber, a de Cristo.
Se por um lado, os galardões farão distinções entre os cristãos, por causa da santificação deles, no entanto, o dom gratuito da salvação é o mesmo para todos, quer os que foram chamados primeiro, quer para os chamados na última hora.     
Um denário era o valor comum com o qual era pago a jornada diária de um trabalhador, nos dias de nosso Senhor. Por isso Ele comparou o nosso pagamento pelo trabalho na lavoura de Deus, que é o dom gratuito da salvação, com o valor de um denário. Se estamos trabalhando para o Senhor, é porque fomos chamados e salvos por Ele. Aquele que não tiver sido chamado e salvo não poderá trabalhar para Deus. Assim, a maior recompensa do atendimento a esta chamada é a salvação das nossas almas.
Muitos têm se equivocado, por fazerem um uso incorreto do ensino desta parábola, estendendo-o à recompensa futura distintiva que cada cristão receberá por causa de suas obras, o que nosso Senhor ensina em muitas passagens do Evangelho, e especialmente na Parábola dos Talentos.
Aqui, nesta Parábola dos Trabalhadores da Vinha Ele está falando da recompensa comum da salvação, e não dos galardões.
Então não é correto ensinar que não importa nossa diligência no serviço de Deus, porque quer sejamos diligentes ou negligentes, no final todos receberão a mesma recompensa da parte do Senhor. Deus não é injusto para agir conforme este ensino errado.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55045 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54959 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54840 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última