|
“6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gál 1.6-9)
O apóstolo afirma a sua perplexidade diante da rápida apostasia dos gálatas do evangelho que ele lhes havia ensinado, para abraçarem aquilo que ele chama de um outro “evangelho”.
Paulo diz que eles haviam se afastado daquele que os havia chamado para serem alcançados pela graça de Cristo, e nisto não estava se referindo apenas a ele próprio que fora o instrumento da evangelização deles, mas a Deus, quem é que de fato chama eficazmente, pelo poder do Espírito Santo, os pecadores à salvação.
E a chamada à salvação consiste basicamente em se amar a Cristo em espírito, o que se comprova, segundo Ele, em se guardando os seus mandamentos (Jo 14.15), conforme revelados no evangelho (veja por exemplo o sermão do monte em Mateus 5 a 7).
A fé no evangelho é comprovada portanto pelo amor a Jesus Cristo.
É por este amor que atua pela fé, que multidão de pecados são perdoados.
Como Jesus disse da pecadora citada em Lc 7.47,48:
Luc 7:47 Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
Luc 7:48 Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.
E o modo de permanecer no amor ao Senhor é pela prática da palavra do evangelho.
Não admira portanto, o grande empenho que o Inimigo faz para tentar desviar os cristãos desta verdade do evangelho.
Porque por este meio, ele os afastará da comunhão com o próprio Cristo (Jo 15.7,8).
Deste modo o apóstolo se refere no versículo 8 ao único, verdadeiro e imutável evangelho como sendo o que ele já havia anunciado aos gálatas.
Isto implica que a Palavra revelada do Novo Testamento é definitiva e inalterável.
Portanto, deixar o verdadeiro evangelho para abraçar um outro “evangelho” é negar aos pecadores o único poder que pode salvá-los, porque é pela verdade do evangelho que eles são salvos, de modo que não há nenhum outro poder designado por Deus para que os pecadores possam ser salvos dos seus pecados.
Assim toda doutrina pregada à igreja de Cristo, que oculte ou adultere o verdadeiro evangelho, conforme faziam os judaizantes nos dias de Paulo, faz com que os que pregam tal doutrina sejam achados culpados diante de Deus e sujeitos ao anátema que está proferido contra eles, porque o Senhor não pode abençoar aqueles que são contra Ele e o Seu ensino.
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|