Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PODER E FÉ CAMINHAM JUNTOS
DIRCEU DETROZ

Talvez, podemos usar a mesma lenda do ovo ou a galinha, para perguntar o que o homem descobriu antes. O poder. Ou como manipular a fé. E desde onde sabemos da História do homem no planeta, poder e fé sempre caminharam juntos. O mundo seria muito diferente se a fé não fosse abstrata.

O poder é especialista em lavagens cerebrais. E a fé é a matéria-prima perfeita para essas lavagens. O começo de tudo é acreditar que as religiões se baseiam na fé. Essa é a grande mentira que muitos aceitam engolir goela abaixo. E desses existem milhões nas filas de espera.

Nenhuma religião sobreviveria apenas pela fé. Os livros sagrados estão repletos de muito poder e pouca fé. Um dos maiores perigos para o mundo está no uso da fé pelo poder. E não estamos falando de poder político. Falamos das cúpulas que comandam as religiões ao redor do mundo.

Há vários exemplos. As Cruzadas não foram um movimento de fé. Foi de poder. De aniquilação. A Inquisição não matou e assassinou em nome da fé. As matanças se deram, porque em algum momento, o poder se viu ameaçado. Essa fé fica ainda pior, quando se mistura com a mesquinhez e a hipocrisia da Raça Humana.

Toda essa sordidez da raça está espelhada no Oriente Médio. Terra Santa. Terra Prometida. Uau! E judeus e palestinos na interminável saga de se aniquilarem mutuamente. Certamente ninguém gostaria de varrer um vizinho do seu quintal em nome da fé.

Até a cidade de Rio Negrinho serve de exemplo. Como o ex-prefeito não era católico, agora parece que o atual prefeito nunca saiu de dentro da igreja. Uma lua-de-mel que nada tem haver com fé. Um pacto único e exclusivo de poder. Até enoja ver no Facebook, fotos de pessoas ligadas à administração pública com uma cruz no pescoço. Quem precisa aparecer para provar a sua fé...

Podemos ainda dar uma passadinha pela Irlanda. Por lá, neste momento, católicos e protestantes estão se apedrejando mutuamente. O motivo. Uma bandeira da Grã-Bretanha. Será que as pedras estão sendo atiradas em nome da fé. Qual seria a fé desses católicos e protestantes? Essa é fácil. Nenhuma. Tudo se resume em poder.

E ainda tem a capa da Revista Forbes. Nela estão estampados alguns milionários da fé. Claro que nem estão todos lá. E aqueles que estão têm algo comum. Além dos saldos gordos nas contas bancárias, todos estão em busca de poder. Os caminhos para chegarem lá todos já conhecem. Manipular a fé. Sempre será fácil.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61674


Outros títulos do mesmo autor

Poesias COISAS QUE NÃO SE ESQUECEM DIRCEU DETROZ
Poesias BEIJOS INESQUECÍVEIS DIRCEU DETROZ
Poesias TEOREMAS DIRCEU DETROZ
Poesias VOLÚPIAS DIRCEU DETROZ
Artigos LÁGRIMAS PARA WHITNEY DIRCEU DETROZ
Poesias COLISÃO DIRCEU DETROZ
Poesias VOCÊ (Acróstico) DIRCEU DETROZ
Artigos SOMOS MAIS INSTINTO DO QUE RAZÃO DIRCEU DETROZ
Poesias ROTINA MODERNA DIRCEU DETROZ
Poesias SIMPLESMENTE LIZZ DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 961 até 970 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 61879 Visitas
A SENHORA DE PRETO - orivaldo grandizoli 61878 Visitas
RESGATE - Ivan de Oliveira Melo 61878 Visitas
Adornar - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61878 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 61878 Visitas
O poema que gostaria de ser - jbcampos 61878 Visitas
Uma Tremenda Lição de Vida - Silvio Dutra 61878 Visitas
Sociedade etarista - Vander Roberto 61878 Visitas
O ANOITECER. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61878 Visitas
Jean Wyllys e Valdeck Almeida lançam livros em Jequié/BA - Valdeck Almeida de Jesus 61878 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última