Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Perna de porco da vovó
Gil Cordeiro Dias Ferreira

Resumo:
Imperdível receita de pernil de porco preparado por uma vovó italiana, num domingo dos anos 50, no Rio de Janeiro.

PERNIL DE PORCO DA VOVÓ

O melhor da festa era esperar por ela. Todos os domingos, o almoço da família – umas vinte pessoas, entre filhos(as), netos(as), genros, noras e os inevitáveis “perus-de-fora”... – era na casa da Vovó - napolitana de boa cepa, "la vera Nona"... E pelo menos em um deles por mês, saboreávamos o pernil de porco. Particularmente em certas comemorações, como Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário de alguém, ou mesmo no Natal.
Tudo começava na quinta-feira, com um telefonema ao criador de porcos, que morava em Nilópolis. Vovó encomendava um pernil de 4 a 5 kg, de um “porco daqueles bem vira-latas”...
Na sexta-feira, pela manhã, outro telefonema – agora para o “Seu Abel”, do Armazém Sublime. Para encomendar uma lista de “não perecíveis”, que não variava muito. E depois, íamos à feira, na Praça Xavier de Brito, ali na Muda da Tijuca, para comprar os “perecíveis”.
Por volta das duas, três da tarde, chegavam o pernil e as compras do Armazém. Tinha início, então, o grande ritual. Minha avó, virginiana, e, como tal, detalhista e meticulosa, ia agindo com precisão cirúrgica, dando ordens muito claras – e enérgicas! - a nós, seus jovens netos, e às fiéis empregadas Minervina e sua filha Dulcinéia.
A assadeira imensa de barro já havia sido retirada do armário sob a pia e muito bem lavada. Enquanto isso, o pernil “descansava” numa travessa de alumínio, mergulhado numa água onde haviam sido espremidos seis ou sete limões, naturalmente sem os caroços.
De início, derretia-se no fogo uma xícara de chá – exatamente uma, rasada com faca – de manteiga “Sinhá”, com sal. O líquido cheiroso resultante dessa “química” era derramado na assadeira de barro. A ele eram juntados: 4 a 5 cebolas brancas médias (uma por kg do pernil) picadas bem miudinhas; 1 molho de salsa e outro de cebolinha, sem talos, também picados; uma cabeça de alho roxo, dentes grandes, muito bem socados; 4 a 5 colheres de sopa de sal, rasadas com o dedo (uma por kg do pernil); 4 a 5 colheres de sopa de vinagre branco (uma por kg do pernil); 4 a 5 colheres de sopa de molho inglês (uma por kg do pernil); 1 colher de chá de pimenta do reino branca, bem cheia; 4 a 5 colheres de sopa, rasadas, de mostarda (uma por kg do pernil); 1 copo (200 ml) de vinho Madeira Izidro “R” (seco); 4 a 5 folhas de louro grandes (uma por kg do pernil); duas a três nozes moscadas muito bem raladas (1/2 noz por kg do pernil); e o suco de 4 a 5 tomates grandes (um por kg do pernil), cozidos junto a uma cebola toda espetada de cravos, que ao final era descartada, e a seguir peneirados.
Minha avó misturava tudo isso numa pasta fortemente aromática. Depois, fazia vários furos no pernil, com uma faca de ponta; colocava-o na assadeira e o esfregava durante um bom tempo com essa pasta, para que entranhasse bem nele.
O passo seguinte era cobrir a assadeira com papel de alumínio, vedando tudo muito bem, e colocar na geladeira. A essa altura, já eram cinco ou seis da tarde de sexta-feira: hora de tomar banho, para depois ingerir um vinho do Porto enquanto se aguardava o jantar.
Ao longo do sábado, Minervina e Dulcinéia faziam a faxina na casa: palha de aço no assoalho, depois cera Parquetina e esfregão; vassourão no teto; varredura geral; baldeação e esfregação de azulejos dos banheiros e da cozinha; lavagem de louças, copos e talheres, cuidadosamente retirados da cristaleira e do “birô” de jacarandá; tirar poeira e passar óleo de peroba nos móveis; e por aí a fora.... Enquanto isso, minha avó começava a preparar os acompanhamentos do pernil: feijão preto com costela e lombo, arroz branco com coentro, salada de batatas, cenoura, chuchu, azeitonas sem caroço, pimentões de várias cores e cheiros verdes, muito bem temperada com maionese feita em casa....E de duas em duas horas, religiosamente, abria a geladeira, levantava o papel de alumínio e virava o pernil...
E por fim, o domingão ! Primeiro, o café da manhã, que ninguém é de ferro. Minervina e Dulcinéia estavam lá – naquele tempo, as empregadas trabalhavam aos domingos...
Às sete e meia, ligava-se o forno. Às oito em ponto, a assadeira era levada a ele. Íamos todos para a Missa – exceto as empregadas, que ficavam de olho no forno.
E durante quatro horas, até meio-dia – ou mais, se necessário – o bicho ia sendo assado, volta e meia revirado na assadeira, e banhado com aquela vinha-d’alhos incrível...
Meu avô já havia comprado várias cervejas e refrigerantes, a mesa já estava posta, com toalha de linho impecável e aqueles descansos de madeira, axadrezados e dobráveis, para os pratos. Mesa também de jacarandá, combinando com a cristaleira, o birô e as cadeiras, daquelas que se abria no meio, para colocar duas extensões, de forma a caber toda a família em volta....Vitrola ligada, com discos de 78 r.p.m: sob o comando de meu avô, ouvia-se Francisco Alves, Carlos Galhardo, Sílvio Caldas, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Emilinha, Marlene, Elizeth Cardoso, Cauby Peixoto, Orlando Silva...Ou então a Rádio Nacional ! Mas quando chegava minha avó, só se ouviam as cançonetas napolitanas - O Sole Mio, Torna a Sorrento, Mallafemena, Core'ngrato, Funiculi Funiculá..
E tome de chegar gente, a provar o “rabo-de-galo” que meu avô preparava, beliscando amendoim torrado, castanhas, picles...até a hora de a comida vir para a mesa...E lá vinha o pernil...Minha avó forrava com folhas de alface americana uma grande travessa de porcelana inglesa Ainsley; sobre esse "berço", deitava o pernil, e, à volta dele, rodelas de abacaxi - sobre cada uma delas, uma outra, de figo, e, por cima destes, cerejas ao Maraschino - branco, verde e vermelho, as cores da Bandeira de sua saudosa Itália... A partir daí...Avanti, Italia ! Forza, Azurra ! Dove sei un italiano, là e il tricolore ! Ah, deliciosas lembranças das tardes de domingo...
E as sobras do pernil duravam ainda alguns dias, na geladeira, sendo consumidas aos poucos, como deliciosos sanduíches, com pão francês fresquinho, ou de fôrma, cortado na própria padaria...
Sim, o pernil era maravilhoso. Mas o bom mesmo era curtir esses domingos na casa da Vovó !


Biografia:
Brasileiro, casado, nasceu no RJ, em 06/09/1946. É Oficial de Marinha (Escola Naval, 1967) e Administrador (UNESA, 1996). Passou à reserva em 1996 e, desde então, trabalha na iniciativa privada, como Administrador e Consultor. Tem mais de sessenta trabalhos publicados sobre assuntos militares, história, geografia, política e ficção, em periódicos especializados e jornais do RJ e de MS. Conquistou vários prêmios literários e, em 2000, o Clube Naval editou seu livro “Coisa de Naval”. Tem livros à venda nos sites Clube de Autores, AgBook, Recanto das Letras e Bookess.
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ogunhê! Gil Cordeiro Dias Ferreira
Crônicas Moviola Gil Cordeiro Dias Ferreira
Contos O dia da criatura Gil Cordeiro Dias Ferreira
Crônicas Moira Gil Cordeiro Dias Ferreira
Contos Lina, Carola, Carolina Gil Cordeiro Dias Ferreira
Poesias Guanabara com G Gil Cordeiro Dias Ferreira
Contos Graça Maravilhosa Gil Cordeiro Dias Ferreira
Contos Domesticida Gil Cordeiro Dias Ferreira
Contos Cela da Morte Gil Cordeiro Dias Ferreira
Músicas Cantigas de Roda, você se lembra? Gil Cordeiro Dias Ferreira

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 24.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54140 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53940 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última