Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Unção
O significado e o propósito da unção.
Jorge Amantino da Silva

Resumo:
É uma das palavras menos compreendidas do vocabulário evangélico.(Este artigo é parte do livro "Manual do Pastor - Vol. 1" do próprio autor.

•     A unção

A palavra “unção”, talvez seja a menos compreendida no vocabulário evangélico. Em linhas gerais, quando se trata de vocação ou chamado, unção é a confirmação de um chamado específico. Vale lembrar que a palavra unção na bíblia não é metafórica como é hoje. Muitas vezes dizemos que houve muita unção em um culto, quando deveríamos dizer que houve manifestações de Deus. Também dizemos que sentimos unção em uma canção ou mensagem, quando deveríamos dizer que a canção nos emocionou. Unção era o ato de ungir alguém com óleo, de preferência em público. A unção específica destacava o indivíduo no meio da sociedade, deixando bem claro qual o propósito de Deus em sua vida. A unção também marcaria o início de uma vida cheia do "Espírito do Senhor".
Ao analisarmos o que aconteceu com Davi, após ser ungido pelo profeta Samuel, compreenderemos bem melhor o que nos diz o profeta Isaias. Observe:

I Samuel 16:13
“... então Samuel tomou o vaso de azeite e o ungiu em meio a seus irmãos... daquele dia em diante
o Espírito do Senhor se apoderou de Davi...”

Isaias 61
“O Espírito do Senhor está sobre mim
porque o Senhor me ungiu para..."

O que podemos perceber claramente é a relação entre o momento da unção e a presença do Espírito de Deus. A unção precede a presença real do Espírito de Deus. Podemos perceber também, que tanto a unção quanto a presença do Espírito de Deus, têm um propósito específico. No caso de Davi, reinar sobre Israel. No caso do profeta, levar boas novas.
Ao analisarmos estes textos, poderíamos até afirmar que sem um propósito específico, não haverá unção. E sem a unção não haverá presença do Espírito de Deus. Primeiro, se é chamado, depois, se é ungido. E por fim, se é cheio do Espírito de Deus.


Biografia:
Pastor evangélico a mais de 20 anos; Musicista eclético, apaixonado por música de qualidade; Escritor; Radialista; Casado, pai de 2 filhos.
Número de vezes que este texto foi lido: 61637


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Unção Jorge Amantino da Silva


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62783 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62761 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62734 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62715 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62710 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62632 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62617 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62603 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62596 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62595 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última