Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Rei da Pérsia
Lasana Lukata



Volto a lembrar daquela amiga quando menina e só era chamada a comer rabanadas nas casas das amigas bem depois do Natal, rabanadas tiradas da geladeira. Descobri isso andando com ela pelas ruas de Vilar dos Teles, já perto do Natal, e ao entrarmos numa padaria lhe ofereci uma das rabanadas da vitrine, tendo o balconista frisado que a rabanada estava fria. Vi que lhe subiram aos olhos uma mágoa e os mudaram de alegres para tristes e fiquei sabendo da história.

Relembro também a cena de um filme antigo, “Rocco e seus irmãos”, onde a atriz Suzana Delair no papel de Luisa, dona de uma lavanderia, diz uma frase para o jovem boxeador Simone (Renato Salvatori), enquanto ele admira e até põe sobre o peito uma bela camisa que pertence a um senador (Tempo em que os senadores eram velhos ou como se diz, agora, Terceira Idade). Hoje os senadores são novinhos...
Mas a frase dita por Luisa ao jovem Simone é: “As coisas boas acontecem quando a gente já não precisa mais delas”. Quer dizer, a bela camisa chegou ao senador, mas ele já estava velho, já não precisando, digamos, de vaidade. Era o que se pensava naquele tempo. Os velhinhos de hoje são outros. Entanto, ali, diante de Luisa estava Simone, jovem pobre que tinha vindo com a família da tranqüila Sicília para a industrializada Milão, querendo ter uma camisa daquela, admirando-a e não podia tê-la...

- Rabanada a gente precisa no Natal não é, Geni?!

Outro caso mais antigo ainda é o de Diopites que já falecera quando lhe chegaram os presentes do Rei da Pérsia. E como não me apresentei até agora, muito prazer, pode me chamar de Diopites. A vida é isto: só muda o século e os Diopites, porque as rabanadas continuam a chegar depois do Natal, frias, da geladeira...

Nessa crônica o Rei da Pérsia é o Estado do Rio de Janeiro que, através da Secretaria de Cultura, resolveu nos dar muitos presentes, lançando vários editais até setembro de 2010, subdivididos conforme as respectivas superintendências:

ARTES Edital: ARTES CÊNICAS – Montagem de Espetáculo - Inscrições Encerradas Edital: ARTES VISUAIS - Apoio a Projeto - Inscrições Encerradas Edital: MÚSICA - Grupo de Câmara de Música Contemporânea - Inscrições Encerradas Edital: MÚSICA - Promoção de Novos Artistas - Inscrições Encerradas Edital: MÍDIA DIGITAL - Websites Inscrições Encerradas Edital: BOLSAS DE PESQUISA - Previsão: Julho/2010 AUDIOVISUAL Edital: PAR – Prêmio Adicional de Renda - Previsão: Setembro/2010 Edital: PEEC - Prêmio de Estímulo à Exibição - Previsão: Setembro/2010 Edital: Cine Mais Cultura - Distribuição de equipamentos - Inscrições Encerradas
CULTURA E SOCIEDADE Edital: Apoio a mostras, festivais e eventos culturais diversos - Previsão: Julho/2010 Edital: Apoio a microprojetos culturais em comunidades populares - Previsão: Agosto/2010 Edital: Blocos de carnaval - Previsão: Agosto/2010 Edital: – Apoio para transporte e hospedagem de artistas e técnicos para eventos culturais - Previsão: Julho/2010 LEITURA E CONHECIMENTO Edital: Memória da Imprensa Fluminense - Inscrições Abertas Edital: Novos autores fluminenses (literatura adulta e infanto-juvenil) - Previsão: Julho/2010 Edital: Pontos de Leitura - Previsão: nova data será anunciada em breve Edital: Pontinhos de Cultura (brinquedotecas) - Previsão: nova data será anunciada em breve Edital: Agentes de Leitura - Previsão: Julho/2010 Edital: Apoio a Bibliotecas Comunitárias - Previsão: nova data será anunciada em breve...

Desses editais me chamou a atenção o Edital: Novos autores fluminenses (literatura adulta e infanto-juvenil) - Previsão: Julho/2010, pois penso que escrevo, serei escritor nem que seja por usucapião.
Esse edital estava previsto para fim de maio, conforme telefonema e resposta dada por aquela secretaria. De maio pulou para junho e agora na internet já aparece outro mês, julho. Estão sempre jogando a Literatura para depois... Depois do Natal? A rabanada vai estar fria; Diopites vai estar morto, Rei da Pérsia. E para falar a verdade Diopites já morreu porque duas editoras da iniciativa privada se interessaram pelos meus livros e vão publicá-los. Quando o presente do Estado do Rio chegar...
Assinado: Defunto Diopites
                                                                      


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59430


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Como nósa folha seca - Condorcet Aranha 59582 Visitas
Lágrimas em minha janela - Flora Fernweh 59581 Visitas
Ninguém nunca está sozinho - Maria 59581 Visitas
Sincronia Sistêmica: a base da gestão holística - Isnar Amaral 59579 Visitas
Música lunar - Maria 59579 Visitas
Seja um vencedor - Maria 59579 Visitas
A NOIVA - André Chamun Calazans 59578 Visitas
Pai Nosso - Marcelo Henrique 59578 Visitas
Morta que viva está! - Maria 59577 Visitas
Saturnino - José Ernesto Kappel 59576 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última