Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Banco de Questões - China
Questões - China
Agrário Conrado

Resumo:
Questões - China

Banco de Questões - China

1-A Revolução Chinesa aconteceu entre 1949 e 1962, liderada por Mao-Tsé -Tung, foi um dos maiores acontecimentos históricos. A Revolução se deu por dois movimentos: a luta dos camponeses por terras e a luta do povo chinês pela independência nacional.

Que reformas foram feitas por Mao-Tsé -Tung durante e no decorrer do processo socialista no país?


2-Que sistema político existia na China antes de Mao-Tsé -Tung ? Quem era o líder político?

R-


3- O território de Hong Kong foi devolvido à China em 1997. Este importante centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente
a) à Rússia.
b) à França.
c) ao Japão.
d) aos Estados Unidos.
e) à Grã-Bretanha.

4-"Trata-se, na verdade, de uma tentativa de conciliar o processo de abertura econômica (o estímulo à iniciativa privada, ao capital estrangeiro, à modernização do país) com a manutenção, no plano político, de uma ditadura de partido único." (SENE. E. & MOREIRA, J.C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização." São Paulo: Ed. Scipione, 1998, p.178.)

O texto refere-se ao sistema político-econômico adotado no(a)
a) Índia.
b) Coréia do Sul.
c) Rússia.
d) China.

5-Nestes tempos de globalização econômica, a China chama a atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos "socialismo de mercado".

Apresente duas razões que justifiquem a utilização do termo "socialismo de mercado" para definir a situação chinesa.

6-Qual o papel de DengXiaoping na política chinesa?

R-

7-Quais as reformas de Deng Xiaoping na economia da China após a morte de Mao Tsé Tung?

R-


8-Que fatores favoreceram e favorecem o boom econômico da China na atualidade?

R-


GABARITO

1--Estatizou a economia

-Criou cooperativas de arroz (COMUNAS)

-Adotou uma economia rural, segurando o homem no campo

2-Capitalismo ,liderado por Chiang Kay Chek.

3-E

4-D

5-Politicamente, o sistema chinês permanece socialista, inflexível e fechado.
Economicamente, o sistema tem práticas tipicamente capitalistas, é flexível e aberto.

6-Responsável pela mudanças da economia da China após a morte de
Mao-Tsé -Tung.Mudou os rumos do socialismo em seu país e traçou o projeto de desenvolver a China por meio da liberalização econômica sem democracia

7--Abertura econômica

-Investimentos estrangeiros

-Qualificação de mão-de-obra

-Criação de zonas especiais de produção e exportação(ZPEs)

-Entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC)

As reformas feitas por Xiaoping, juntamente com outros fatores contribuem para o grande crescimento econômico chinês.

8--A grande extensão territorial

-Grande riqueza mineralógica (ferro,carvão mineral,petróleo)

-Mão-de-obra abundante

O país vem alcançando elevados índices de crescimento econômico, podendo ultrapassar os EUA, o país é considerado o “Dragão econômico da Ásia”.

mais em: www.educativageografica.blogspot.com



Biografia:
variados
Número de vezes que este texto foi lido: 53051

Microsoft Office Access Database Engine error '80004005'

Unspecified error

/escrita/publica1.asp, line 6