Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Indicadores de Desempenho
Mudança de Modelo
Xiko Acis

Resumo:
Você já reparou que a maioria dos indicadores que o mundo desenvolvido utiliza para medir desempenho está ligado ao “consumo de recursos”?. PIB (Produto Interno Bruto), Balança Comercial, Renda per capita entre outros. Esses índices visam medir “coisas” com o paradigma que, fazendo isso conseguimos melhorar uma situação. A medição é necessária para confirmar que os esforços despendidos na melhoria de algo, tiveram efeito. Esses índices são perigosos, pois comparam muito mais as dimensões econômicas e esquecem as demais dimensões. O Planeta precisa que sejam mudados esses índices com urgência. O mundo deverá criar outros índices e desenvolver novos paradigmas de contabilidade que traduzam algumas intenções mais sustentáveis e harmônicas do ser com o planeta.

Você já reparou que a maioria dos indicadores que o mundo desenvolvido utiliza para medir desempenho está ligado ao “consumo de recursos”?. PIB (Produto Interno Bruto), Balança Comercial, Renda per capita entre outros. Esses índices visam medir “coisas” com o paradigma que, fazendo isso conseguimos melhorar uma situação. A medição é necessária para confirmar que os esforços despendidos na melhoria de algo, tiveram efeito. Esses índices são perigosos, pois comparam muito mais as dimensões econômicas e esquecem as demais dimensões. O Planeta precisa que sejam mudados esses índices com urgência. O mundo deverá criar outros índices e desenvolver novos paradigmas de contabilidade que traduzam algumas intenções mais sustentáveis e harmônicas do ser com o planeta.
Creio que essas mudanças devam começar com a gente de forma individual, ou seja, devemos estabelecer indicadores para nós, que sejam mais inteligentes. Por exemplo: IAM (índice de ajuda aos miseráveis). Esse indicador é calculado dividindo-se o número de pessoas que eu efetivamente tirei da miséria pela minha idade. Um indicador favorável é aquele que der 1,0 ou mais. O conceito aqui é que, como você começa a ter condições de tirar alguém efetivamente da miséria quando já tem certa independência financeira, isso vai ocorrer com uma idade mais avançada, vamos dizer 30 anos. Para que o indicador aponte 1,0 ou mais, você deverá ter tirado mais de 30 pessoas efetivamente da miséria. Sua avaliação para se candidatar a uma vaga de trabalho numa empresa, ou mesmo perante a sociedade é esse indicador. Imaginou se pudesse ser assim?!
Um passo maior seria relativo às empresas. Indicadores como: IMF (índice de moradia de funcionário), ou seja, quantas casas a empresa ajudou seus funcionários a comprarem. O indicador ideal aqui é 1,0, ou seja, o número de casas financiadas pela empresa, dividido pelo número de funcionários. Bom isso!
Mais um passo - a cidade. Um novo indicador para a cidade poderia ser: NAIH (Número de árvores por idade de habitante). É a soma das idades de todos os habitantes dividido pelo número de árvores na cidade. Desta forma, todos os anos deverão ser plantadas muitas árvores. Por exemplo, uma cidade de 500.000 habitantes, em tese, todos os anos deverá plantar 500.000 árvores. Claro que temos que deduzir os que morreram e incluir os que nasceram e mudaram para a cidade. Mesmo assim, pense no que isso pode mudar na qualidade de vida!
Caminhando para o estado, poderíamos ter como indicador o total de lixo produzido versus o total de lixo reciclado. Esse indicador para ser saudável deveria ser igual a 1,0, ou seja, todo o lixo produzido seria reciclado. Mudando o indicador, mudamos os paradigmas. Tudo é uma questão de desejar isso.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Verão/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52856


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ficha Limpa Xiko Acis
Crônicas Pedofilia Xiko Acis
Crônicas Fato ou Versão ?! Xiko Acis
Crônicas C0D1F1C4ND0 Xiko Acis
Crônicas Pulseira do Sexo Xiko Acis
Crônicas Filosofia: Pra Que?! Xiko Acis
Crônicas Marina Silva: Presidente do Brasil Xiko Acis
Crônicas Resíduos Humanos Xiko Acis
Crônicas Indicadores de Desempenho Xiko Acis
Crônicas Fêmeas Xiko Acis

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54558 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54300 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54280 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54037 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54005 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última