Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Direito de Morrer
Da minha morte, cuido eu.
Xiko Acis

Resumo:
Eu particularmente penso que todas as pessoas têm o direito de morrer a qualquer hora, com qualquer idade, por qualquer motivo, desde que seja uma decisão tomada com lucidez e profunda reflexão.

Alguns países da Europa já disponibilizam o suicídio assistido: Suíça, Luxemburgo, Holanda entre outros. Cada vez mais cresce uma consciência em relação aos direitos dos seres humanos tanto à vida como à morte. O comum é apenas discutir o direito à vida, o de ir e vir, o do atendimento às necessidades básicas, segurança, educação, saúde e assim por diante. Direito de morrer ninguém discute e é ainda um grande tabu falar nesse assunto.

Eu penso que é hipocrisia de algumas pessoas, políticos, religiosos etc, não discutir esse assunto de forma mais profunda e séria. É fundamental a discussão, pois não é compreensível que você tenha o direito de decidir sobre tudo na sua vida e nada sobre sua morte. O estado proíbe o suicídio assistido. Por outro lado, ás vezes te mata aos pouquinhos, não dando segurança, moradia, emprego etc.

Mesmo nos países que já autorizam o suicídio assistido, o mesmo é realizado em pessoas que pagam por isso e estão com a saúde extremamente complicada e com morte anunciada. Com dignidade, a pessoa estabelece essa forma de morrer e, junto com os familiares, vão para clínicas que executam o desejo sem dor, de forma rápida e atendendo os direitos de vida e morte que o ser humano tem, ou pelo menos deveria ter.

Qual o problema em realizar esse tipo de desejo? Somente a hipocrisia é que impede de realizar essa autonomia humana. A outra forma é se jogar de um prédio, dar um tiro na cabeça, tomar veneno etc. Já que não existe o direito de morrer, quando a pessoa acha que chegou sua hora, acaba optando por outras formas que podem machucar quem não tem nada com isso.

Eu particularmente penso que todas as pessoas têm o direito de morrer a qualquer hora, com qualquer idade, por qualquer motivo, desde que seja uma decisão tomada com lucidez e profunda reflexão. Se eu, aos meus 52 anos de idade, acredito ter contribuído com mundo, estabelecido um legado que julgo importante, se estou lúcido, com saúde normal, tenha refletido muito sobre o tema, e penso que chegou minha hora, por que eu não posso ter o direito de morrer de forma digna, sem dor e assistido por médicos em clínica especializada? Se já conversei com minha família, e eles, embora não concordando, entendem que é um desejo meu e respeitam, por que o estado não permite? O que Ele tem com isso? Por que Ele quer me tutelar nesse momento meu? Que motivos o estado tem em querer me proibir nessa hora? Que direitos são esses?

Quando vejo famílias na miséria e crianças morrendo por inanição, onde está o estado? Por que Ele não cuida da vida de quem quer viver e deixa quem quer morrer fazê-lo de forma digna?.Pura hipocrisia e grande ignorância. Por não discutirmos de forma mais profunda e constante o que é a morte, o que ela representa, sabemos muito pouco sobre a vida e levamos essa vida de forma medrosa, obscura e doentia.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Outono/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52924


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ficha Limpa Xiko Acis
Crônicas Pedofilia Xiko Acis
Crônicas Fato ou Versão ?! Xiko Acis
Crônicas C0D1F1C4ND0 Xiko Acis
Crônicas Pulseira do Sexo Xiko Acis
Crônicas Filosofia: Pra Que?! Xiko Acis
Crônicas Marina Silva: Presidente do Brasil Xiko Acis
Crônicas Resíduos Humanos Xiko Acis
Crônicas Indicadores de Desempenho Xiko Acis
Crônicas Fêmeas Xiko Acis

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54448 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54044 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última