Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lula - Pré-sal - Deus
Deus existe?!
Xiko Acis

Resumo:
Petróleo é um câncer que está consumindo as entranhas do nosso mundo. É por ele e através dele que estamos sucateando esse planeta como “nunca na história da humanidade”. Todos os produtos e subprodutos do petróleo poderiam ser substituídos por produtos similares, sem a contaminação indesejável que o petróleo deixa.

Na sexta-feira, dia 24/09/2010, no leilão da Petrobrás ocorrido na BM&F Bovespa, em São Paulo, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, classificou como “dádiva de Deus” o volume de capitalização obtido neste leilão. São 120 bilhões de reais. Em seu discurso, Lula mudou a frase tradicional para: “Nunca na história da humanidade...”, dando um salto megalomaníaco em querer ser e ter sempre mais.

Essa é uma afirmativa muito complexa do ponto de vista filosófico. Se Deus existe, é razoável pensar que ele não está preocupado com o pré-sal. Se Ele não existe, não temos o que comentar. Fico triste em saber que um presidente da república, que é admirado pelo povo mais carente, passe a idéia de religiosidade vinculada às coisas que, na verdade, degradam o planeta.

Petróleo é um câncer que está consumindo as entranhas do nosso mundo. É por ele e através dele que estamos sucateando esse planeta como “nunca na história da humanidade”. Todos os produtos e subprodutos do petróleo poderiam ser substituídos por produtos similares, sem a contaminação indesejável que o petróleo deixa.

Será que vale o que estamos fazendo com a gente e com o Planeta?

O paradigma que estamos vivendo diz que vale. Só que esse paradigma – desenvolvimento a qualquer custo – não vai fazer com que tenhamos chances no futuro. Temos que ter consciência efetiva de que o planeta não suporta fornecer recursos o tempo todo, todo o tempo. Os recursos existentes vão terminar em pouco tempo se mantivermos o paradigma.

Com recursos escassos o ser humano vai, com certeza, selecionar quem fica e quem não fica neste planeta. Ações para exterminar uma grande parte da população fazem sentido quando os que detêm o poder correrem risco de ficar sem água, sem comida, sem ar, sem recursos. É bastante razoável imaginar isso num futuro próximo.

Onde estará a “dádiva de Deus” ? No petróleo do pré-sal que ajudou a intoxicar o planeta? Na cabeça dos poderosos que selecionarão quem deve ou não morrer? Difícil responder. Como eu disse, quem acredita em Deus, achará uma resposta dogmática. Quem acredita que isso não é assunto de Deus, vai procurar lutar contra esses discursos populistas que levam a maioria pensar que somos abençoados e merecemos dádivas.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Primavera/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52953


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Torço pelo Touro Xiko Acis
Crônicas Tempo Xiko Acis
Crônicas Pena de Morte: apenas a morte Xiko Acis
Crônicas Paradigmas Perigosos Xiko Acis
Crônicas PNDH-3 – Parte:1 Xiko Acis
Crônicas Capacidade de Julgar Xiko Acis
Crônicas Presidente do Planeta Terra Xiko Acis
Crônicas Dimensões do Mundo Xiko Acis
Crônicas Decreto Ético Presidencial Xiko Acis
Crônicas Um Mundo de Idiotas Xiko Acis

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 30 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53912 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53882 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 53817 Visitas
Amores! - 53773 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53773 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53768 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53764 Visitas
Desabafo - 53753 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53753 Visitas
O Movimento - Marco Mendes 53729 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última