Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um Mundo de Idiotas
Todos são idiotas, inclusive você!
Xiko Acis

Resumo:
Crítica a natureza humana e suas decisões.

Se você que está lendo esse texto acha que não é idiota, você está redondamente enganado. Você, como eu e o 100% da população mundial, somos sim grandes idiotas. Idiota é uma palavra pesada de cunho ofensivo. Na verdade a palavra vem do grego: idiótes que quer dizer: aquele que é ignorante sobre determinado assunto. Numa versão popular mais atualizada: aquele que é desprovido de inteligência.
Há vários tipos de idiotas no mundo, Com certeza você conhece alguns, às vezes estão perto de você, outras vezes mais afastados, porém estão em todos os lugares e se ocupam de todas as profissões e atividades. A seguir coloco alguns idiotas, sem querer esgotar toda a lista, apenas para você se posicionar e ver onde está enquadrado:

O Povo: Em geral o povo é muito idiota. Reclama do governo, mas elege idiotas; reclama da enchente, mas joga lixo nas ruas e córregos; reclama da corrupção, mas é o primeiro a pagar propina para se livrar de algum flagrante, reclama da educação, mas não participa das atividades da escola; reclama da segurança, mas alimenta a indústria do crime comprando produtos piratas e assim por diante; se puder levar vantagem, mesmo que isso prejudique a vida de alguém, o faz sem constrangimento e ou remorso. Penso que o planeta terra seria bem melhor sem o seu povo! O consumismo desvairado vai ser a sentença de morte deste povo que pensa só no curto prazo.Dúvida?. Pergunte a qualquer um o que ele está fazendo pela sustentabilidade do planeta. Você terá três tipos de respostas idiotas: 1ª - quem não sabe o que é sustentabilidade; 2ª - quem não está fazendo absolutamente nada; 3ª - quem está fazendo algo que não sabe bem mensurar no que vai dar, mas é politicamente correto. Em nenhum dos casos você verá alguém respondendo: estou consumindo e incentivando as pessoas consumirem o menos possível de recursos do planeta.

Os Governantes: Cada governante, seja do poder executivo, legislativo ou judiciário, vai para o serviço público com objetivo de deixar uma “marca”. Querem ser lembrados pelo que fizeram de bem para o país. Essa é a coisa mais idiota que podemos presenciar na vida pública. Ao irem atrás de um legado, o fazem de forma interesseira e parcial, para não dizer, por vezes corrupta e nociva. Para ser um homem ou mulher pública, deveria ter primeiro um preparo melhor, segundo, não se deve pensar em “legados” e sim em “eficiência e eficácia anônima”. Não precisamos de ídolos nos serviços públicos, de qualquer natureza em qualquer escalão. Precisamos apenas de resultados. Bons resultados. Excelentes resultados.

Os “Espertomen”: São aqueles que vivem à margem da ética, moral e justiça. São as pessoas que levam vantagem em tudo. Entre eles temos: os contraventores, os sonegadores, os traficantes, os bandidos, os corruptos etc. Pois é, os espertomen são os grandes idiotas do mundo. É o tipo de idiota que mais cresce quando perdemos a bússola que nos aponta um norte. São oportunistas e predadores. Quando aparece uma oportunidade de levar alguma vantagem, eles estão lá, prontos para atacar sem o menor constrangimento. Os Espertomen são os heróis-idiotas do momento.

Os Empresários: Perderam-se nos objetivos e se tornaram líderes-idiotas. Se você falar com qualquer tipo de empresário sobre: sustentabilidade, saudabilidade, esgotamento dos recursos do planeta, força de trabalho, desenvolvimento do ser humano etc, todos, sem exceção, tem um discurso bonito para mostrar. Eles jogam para uma platéia que gosta de ouvir sobre: produtividade, crescimento econômico, tecnologia etc, etc. Além de toda essa idiotice, há muita mesquinhez e ignorância na visão de um futuro. Se os empresários não fossem idiotas, vocês não acham que o planeta estaria em condições melhores?

Os Intelectuais: A academia, através do seu rigor acadêmico, tem “produzido” as pessoas que estão aí na sociedade. Os idiotas intelectuais eruditos. O corporativismo das universidades públicas e o interesse comercial das universidades particulares formam pessoas que mantém o status qüo de forma interesseira, procurando fazer da educação algo fragmentado e desconectado da realidade. Que saberes são esses que depois de mais de 2.000 anos estão levando o planeta para extinção? Somos capazes de por a culpa no planeta e não nos idiotas intelectuais.

Os Religiosos: As três grandes religiões monoteístas do planeta: Cristianismo, Judaísmos e Islamismo só conseguiram gerar idiotas fanáticos e nenhuma religiosidade de fato. Não é possível que, em nome da crença em um Deus, somos capazes de fazer tantas idiotices que fazemos com outros humanos, com outros animais e com o planeta. Em nome de um Deus, que só acreditamos pela fé, fazemos idiotices incríveis. Somos capazes de ver pessoas morrendo todos os dias de fome no mundo e vamos rezar/orar em nossas igrejas/templos. Tudo o que foi escrito como palavra de Deus não serve para nada. Nem os idiotas religiosos seguem a palavra do referido Deus. Falam de um tal de “livre arbítrio” para justificar suas imperfeições e idiotices. Esses são os hipócritas-idiotas que mais tiram dinheiro dos incautos do que ajudam o planeta. Nesse discurso de “vida após morte”, de “um paraíso nos esperando”, fazemos as piores coisas na vida que temos para viver. A única que de fato pode fazer a diferença. O resto é pura besteira dogmática que não produz nada de construtivo para o planeta.

Agora meu amigo, se você se considera parte do povo, é um governante, é por vezes, espertoman, é também empresário, intelectual e religioso, você é o idiota-mor de todo o mundo. Neste caso, as idiotices se multiplicam a cada perfil que você assume, ou seja, no seu caso: idiota vezes 6.

A mim, me restam duas coisas: Desabafo ou Suicídio (que não sou contra). Neste primeiro momento, vou desabafar, procurando soltar para fora todo esse fel que me corrói em ver tantas besteiras e idiotices juntas. Confesso que não consigo mover um dedo sequer para tentar fazer um mundo melhor. Às vezes acho que posso ajudar com a palavra escrita ou falada. Às vezes penso que posso ajudar com a educação das pessoas. Sinceramente não sei como fazer. Sei que começo a ter consciência enorme e incômoda da minha existência num mundo tão sem escrúpulo e de tanta aparência como é o nosso.
Resolvi protestar e instigar as pessoas a darem um tapa na cara dos idiotas, ou seja, em nós mesmos. Talvez poderemos acordar desse sono ridículo que estamos. Se for o caso, fazer tudo “pegar fogo” logo e ver se os humanos têm a capacidade de se reconstruir. Penso que não!


Xiko Acis
Filósofo e Idiota
www.xikoacis.com.br
Primavera/2009.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52951


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55698 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54728 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54550 Visitas

Páginas: Próxima Última