Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A cultura brasileira
Wesley Carvalho Sasso

Cultura é um termo cuja definição, possui inúmeros significados, e compreendemdesde hábitos e crenças mantidos por um determinado povo, assim como, o entendimento e acesso de um indivíduo a formas de conhecimento consideradas "acadêmicas" ou "eruditas".
     Referindo-se à cultura como um conjunto de costumes de um determinado povo, o Brasil, se destaca pela sua multiplicidade. Ocasiões históricas, como a diáspora africana, situação em que pessoas foram traficadas para as Américas com o intuito de escravidão, assim como as imigrações italiana, polonesa, alemã e ucraniana, fizeram com que nos tornássemos um receptáculo de diversos modos de comportamento, impactando, inclusive, na linguagem, cujos sotaques e dialetos se manifestam, nos indicando a provável localização geográfica dos sujeitos.
Durante os últimos séculos, os costumes estrangeiros foram miscigenando-se com os hábitos nativos brasileiros.
     A diversidade cultural no Brasil, também perpassa questões como a mistura de raças. Durante o final do século XIX e começo do XX, foram desenvolvidos estudos que afirmavam que características físicas, como a cor de pele e formatos gerais do corpo, poderiam determinar o comportamento dos sujeitos. A isto, determinou-se o nome e a ideia de raça. Neste sentido, o Brasil, destaca-se pelo alto grau de miscigenação. Atualmente, haveria muita dificuldade em determinar com clareza, uma linhagem familiar que tenha bases únicas.
     Raça e cultura no Brasil, se manifestam formando um grande leque, cujas dinâmicas sociais se desenvolvem simultânemente. Sendo assim, um único sujeito, pode experimentar diversas posições culturais, unindo ao seu cotidiano diversos costumes. Um jovem como eu, nascido em Curitiba, no Paraná, região sul do Brasil, vivencia o cruzamento de diversas matrizes culturais. Meu pai, nascido em colônia italiana no litoral do estado de Santa Catarina, casou-se com minha mãe, mulher de origem afro-brasileira, de Minas Gerais. Ambos passaram por um processo migratório quando crianças, em busca de melhores condições de vida, sendo o Paraná, uma grande esperança para aqueles que trabalhavam no plantio de alimentos como soja, milho e trigo. Quando jovens, passaram por outro processo de migração, vieram a Curitiba, construir novas possibilidades. Sendo assim, somente a partir da minha experiência, podemos elencar costumes do povo africano, indígena e europeu, assim como, misturas de culturas de estados como Minas Gerais e Santa Catarina, foram acoplados a um novo sujeito, que vivenciando a experiência num grande centro urbano, como Curitiba, delineia uma nova experiência.
      O Brasil é o quinto maior país do mundo e destino de muitos povos que buscando fugir de ditaduras ou com esperanças de crescimento financeiro, desembarcaram nesta terra.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A cultura brasileira Wesley Carvalho Sasso


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54829 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54733 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última