Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ANTÔNIO OLINTO
Tânia Du Bois


          Presto homenagem ao escritor e acadêmico, Antônio Olinto, que morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 2009.
     Antônio Olinto é um nome em destaque na literatura brasileira. Falar sobre ele é lembrar as suas reflexões sobre a poesia do modernismo brasileiro; quando expressa que elas podem refletir em diversos ângulos de um analista; “e que podem mudar de janela para abarcar porções mais largas da paisagem”.
     Deixo aqui algumas de suas reflexões, onde destaca a harmonia entre o significado e o significante na poesia:
     “A poesia é a linguagem primeira do homem. Primeira, primária, primeva e primitiva. O poeta vai ao fundo das coisas e recupera a força primitiva da língua”.
     “Que valor tem a poesia? Qual a posição do poeta perante o tempo? As perguntas são velhas... inclusive no efeito prático do poema sobre o homem que o lê”.
     “Uma vez mergulhada na corrente profunda e ampla de seus densos significados, a poesia tem força para ultrapassar medidas, tamanhos e estruturas. Fincada nessa raiz e plantada no presente, a poesia também se nutre do futuro.”
     “Ao tempo... um poema não brota do nada, mas aproveita toda uma tradição cultural, verbalista e pensamental de uma corrente do homem.”
     “Mergulhando na poesia, ou deixando que a poesia mergulhe no mais fundo de si mesma, que o homem se coloca em estado receptivo/ativo, capaz de surpreender verdades da condição humana.”
     “Poesia não precisa de explicação. Mas é próprio de sua natureza o surgir ideias através das idades.”
     “... fazemos repousar a poesia que o homem engenha, e a crítica e a metacrítica, dirigida a essa poesia.”
     “A percepção do poema com base nesta esperada/inesperada surpresa, termina surgindo como condição indispensável à invenção da verdade que, por momentos, elevem o homem acima de sua contingência.”
     “A muitos vem parecendo que a análise sistemática dos elementos constitutivos da obra de arte – de um poema – pode ser feita com base em qualquer teoria crítica do momento.”
     “Temos necessidade de discutir a poesia. Nos momentos de crise geral, é o poeta quem primeiro percebe o sinal de transformação.”
     “Vivemos tempos eminentemente críticos. Viver em crise é o estado atual da cultura. Cultura que se preza vive em crise. E em mudanças.”
     “Está a poesia brasileira passando por uma fase de muita riqueza, no sentido de que todos os caminhos poéticos são aqui experimentados.”
     “Poesia é, neste País, das coisas mais vivas e mais avançadas que existem... o poeta novo começa a fazer versos e a sacudir a mesmice de estilos. Ou, grande poetas de ontem – então de sempre – rompem sua própria rotina e renovam-se.”
     Antônio Olinto abraçou a literatura e a cultura semeando na nossa paisagem porções mais largas do entendimento poético necessário ao homem como ser.
     Lembrar a sua grandeza pessoal, e a grandiosidade da sua obra, é um prazer. E poder reler, rever e reviver o poeta é constatar o que Antônio Olinto retrata em seu poema a Teoria do Homem:

           “O começo do homem é o fim do homem
             o começo é o fim
             o começo é o homem
             o homem é o fim
             meço o homem pelo fim      
             o fim é a medida
             ...
             o fim é o mito
             o mito é o começo
             o começo do homem é o fim do homem
             o fim do homem é o começo do homem."                          


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52870


Outros títulos do mesmo autor

Artigos VERDADES E MENTIRAS: o livro Tânia Du Bois
Artigos PAREDES QUE FALAM Tânia Du Bois
Artigos PAISAGEM Tânia Du Bois
Artigos "Ó BELEZA! ONDE ESTÁ A SUA VERDADE?" Tânia Du Bois
Artigos ANTÔNIO OLINTO Tânia Du Bois
Resenhas LICÂNIA Tânia Du Bois
Artigos DANUZA LEÃO: Fazendo as malas Tânia Du Bois
Artigos SOBRE ABELARDO DA HORA Tânia Du Bois
Artigos ALÉM Tânia Du Bois
Artigos LUZ DE NEON: POESIA VISUAL Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 321 até 330 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Não digo mais que não tenho tempo - Ana Mello 53117 Visitas
AMOR SEM FRONTEIRAS - Carlos de Almeida 53117 Visitas
PLANETA SEM PASSAPORTE - Darwin Ferraretto 53117 Visitas
O FILHO DO AMOR - orivaldo grandizoli 53116 Visitas
ELAINE NO BOSQUE DOS URSOS FALANTES - Saulo Piva Romero 53115 Visitas
Fogueira do Tempo - José Ernesto Kappel 53115 Visitas
FACHADAS DOS CASARÕES DE MINAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53115 Visitas
Meu grito - Ivone Boechat 53115 Visitas
Valsa Sem Par - José Ernesto Kappel 53115 Visitas
PERSONAGENS MENTAIS. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53115 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última