Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LICÂNIA
Tânia Du Bois

LICÂNIA é a reinvenção da cidade natal do escritor Clauder Arcanjo, e fonte de inspiração para os contos registrados no seu livro de mesmo nome.
     Arcanjo cria e recria a linguagem em seus contos, com novos modelos de sensibilidade.
     Apresento LICÂNIA com os inesperados sentidos que vão sendo revelados, seja pela emocionante dimensão dos fatos, ou pela minha percepção na busca da fantasia, guiados pelo intelecto em um jogo relacionado aos sentimentos e as experiências vividas.
     Nos contos encontro A CASA aonde Abelardo chegou, descendo do velho ônibus; na RUA de casas diferentes; local do colégio BONÉ AZUL de janelas abertas, onde a IDENTIDADE foi revelada; um vento teimoso me leva até o CEMITÉRIO; em olhar de DESPEDIDA, encontro a MENINA DE RUA que sonha uma refeição. Em tarde de ventos o mar arrasta o CAVALEIRO DO MAR, carregando O PÓ DE CHINELO.
     O SINEIRO marca o som da dor da morte e me traz de volta com A MALA, junto aos quatro ventos, onde deixaram AS SANDÁLIAS DA HUMILDADE e uma MOEDA AO CHÃO, esquecida.
     O vento forte chega a’O CURRAL DAS ÉGUAS; lembra O GRITO; cheira à CARNIÇA; mostra O RISO DO CÃO; porque SAMIRA tem medo das lembranças e da solidão.
     ZECA E OS POMBOS desejam amar e DONA TARCISA, inconformada com o seu nome, não viu aparecer o PERNETA, deixando o SONHO DO ALMIRANTE em eco de saudação: JESUÍNO só desejava prestar contas a Deus e, no domingo, havia NEGÓCIOS DE FEIRA marcando o ponto de encontro em LICÂNIA.
     LICÂNIA, entre seus contos, puxa pelos condutores da memória. É prazeroso. Os contos de Arcanjo transmitem verdadeiro aprendizado narrativo de significações simbólicas, no qual cada palavra é explorada e valorizada e a verbalização, encantadora, leva-me ao deslumbramento.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52901


Outros títulos do mesmo autor

Artigos VERDADES E MENTIRAS: o livro Tânia Du Bois
Artigos PAREDES QUE FALAM Tânia Du Bois
Artigos PAISAGEM Tânia Du Bois
Artigos "Ó BELEZA! ONDE ESTÁ A SUA VERDADE?" Tânia Du Bois
Artigos ANTÔNIO OLINTO Tânia Du Bois
Resenhas LICÂNIA Tânia Du Bois
Artigos DANUZA LEÃO: Fazendo as malas Tânia Du Bois
Artigos SOBRE ABELARDO DA HORA Tânia Du Bois
Artigos ALÉM Tânia Du Bois
Artigos LUZ DE NEON: POESIA VISUAL Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 321 até 330 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Ambiente de trabalho e o engajamento da equipe - Isnar Amaral 53169 Visitas
Laço celestial - Pedro Vieira Souza Santos 53169 Visitas
A LENDA DA GUERREIRA DE PELE VERDE - Saulo Piva Romero 53169 Visitas
MINHA AVÓ. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53169 Visitas
os loucos - SHIRLEY CASTILHO 53169 Visitas
Brincadeira - Keiti Matsubara 53169 Visitas
AMOR - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53169 Visitas
Passo Que Não Passo - José Ernesto Kappel 53168 Visitas
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA RURAL (em versos) - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53168 Visitas
Somente tua - SHIRLEY CASTILHO 53168 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última