Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS PEQUENOS GIGANTES DE GELO
Saulo Piva Romero

HÁ MUITOS MILÊNIOS ATRÁS NO PERÍODO DA ERA DO GELO ONDE A TEMPERATURA DA TERRA CAIA E PERMANECIA ASSIM POR UM LONGO TEMPO, CAUSANDO A FORMAÇÃO DE EXTENSOS MANTOS DE GELO SOBRE A SUPERFÍCIE DO PLANETA, FORMANDO ASSIM A TERRA DO GELO CHAMADA DE ISLÂNDIA E NA CAPITAL DESSA ILHA, REIQUIAVIQUE VIVIAM TRÊS ANÕES ANCIÃOS MEKFUR,RUKZAG E RAGRAN QUE NASCERAM DA UNIÃO DE UMA GIGANTA COM UM HOMEM DAS MONTANHAS DE GELO QUE FOI FORMADO PELO RESFRIAMENTO DAS GELEIRAS DA TERRA. ELES MORAVAM EM CASINHAS FEITAS COM BLOCOS DE NEVE E GELO CHAMADAS DE IGLUS. ELES ERAM BEM PEQUENINOS, RANZINZAS E APESAR DE SEREM BAIXINHOS TINHAM A FORÇA E A CORAGEM DE UM GIGANTE, QUALIDADES ESSAS QUE PROVAVELMENTE HERDARAM DA SUA MÃE GIGANTA. O IRMÃO MAIS VELHO, MEKFUR TINHA O HÁBITO DE BOFORAR SEU VELHO CACHIMBO PARA SE ESQUENTAR DO INTENSO FRIO DA REGIÃO. JÁ RUKZAG NÃO LARGAVA DE SEGURAR UM SAQUINHO CONTENDO ALGO MISTERIOSO QUE NEM MESMO OS OUTROS DOIS IRMÃO SABIAM O QUE ELE GUARDAVA ALI E RANGRAN NÃO ERA APEGADO A OBJETO ALGUM. ELE ERA UM ANCIÃO MUITO SÁBIO, UM VERDADEIRO LÍDER NA ALDEIA EM QUE MORAVAM. A ALDEIA DOS PEQUENOS GIGANTES VIVIA NA MAIS PERFEITA PAZ E HARMONIA. MAS SEUS TIOS MATERNOS ERAM GIGANTES ORGULHOSOS E NÃO SE CONFORMAVAM E NÃO VIAM COM BONS OLHOS OS SEUS PEQUENINOS SOBRINHOS, DESCENDENTES DOS HOMENS DE GELO. ENTÃO OS GIGANTES SOB O COMANDO DO TIO DOS TRÊS ANÕES QUE ERA O CHEFE DA ALDEIA DOS GIGANTES RESOLVEU INVADIR A ALDEIA DOS ANÕES PARA LIBERTAR O POVO GIGANTE DA VERGONHA DE TER TRÊS SOBRINHOS BAIXINHOS QUE ABALAVAM A FAMA DE VALENTIA E A HONRA DOS PODEROSOS GIGANTES. ESCAX ERA UM EXCELENTE ESTRATEGISTA MILITAR, POIS JÁ HAVIA VENCIDO MUITAS BATALHAS CONTRA NAÇÕES INIMIGAS QUE TENTARAM INVADIR REIQUIAVIQUE, A CAPITAL DA TERRA DO GELO. ESCAX FICOU PLANEJANDO O ATAQUE DURANTE MUITOS DIAS. MAS A NOTÍCIA DO ATAQUE AO POVO ANÃO CHEGOU AOS OUVIDOS DOS HOMENS DE GELO QUE IMEDIATAMENTE AVISARAM O SÁBIO RANGRAN QUE CHEFIAVA OS ANÕES.
- VOCÊS SERÃO ATACADOS PELOS GIGANTES EM DOIS OU TRÊS DIAS, DISSE UM SOLDADO DOS HOMENS DE GELO.
- E RANGRAN RESPONDEU AO SOLDADO DOS HOMENS DE GELO.
- EU ESTOU TRANQUILO, POIS MEU POVO É DESCENDENTE DOS HOMENS DE GELO. MEU PAI ERA UM HOMEM DE GELO HONRADO E BOM. POR ISSO NÃO TENHO VERGONHA DE PERTENCER A UMA RAÇA QUE É PEQUENA APENAS NO TAMANHO, MAS GIGANTE NA FORÇA, NA CORAGEM E DETERMINAÇÃO E TAMBEM GIGANTE DE UM CORAÇÃO BOM E AMOROSO. UMA BATALHA NÃO SE VENCE COM ARMAS NEM COM O PESO DAS MÃOS, MAS SIM COM SABEDORIA, AMOR E PRINCIPALMENTE FÉ NO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. DEPOIS RANGRAN SE REUNIU COM SEUS IRMÃOS MEKFUR E RUKZAG E LHES CONTOU QUE OS GIGANTES QUERIAM DESTRUIR A ALDEIA DOS ANÕES E OS ELIMINAR DA FACE DA TERRA. RUKZAG DISSE A RANGRAN.
- ESCAX ESTÁ LOUCO! MAS DEIXE QUE ELE VENHA ATÉ NÓS. ELE VAI TER UMA SURPRESA!
E RANGRAN PERGUNTOU AO IRMÃO.
- VOCÊ ESTÁ SE REFRERINDO AO OBJETO QUE GUARDA DENTRO DESSE SAQUINHO QUE VOCÊ NÃO LARGA DA MÃO DE JEITO NENHUM.
- SIM SÁBIO IRMÃO! ESSE OBJETO QUE GARDO NESSE SAQUINHO ALIADO À SUA SABEDORIA E MAIS O CACHIMBO DE MEKFUR. FARÁ O TIO ESCAX PAGAR PELA SUA SOBERBA E PELOS SEUS PECADOS. NISSO MEKFUR INTERROMPE A CONVERSA DANDO UMA LONGA RISADA NERVOSA.
- TIO ESCAX QUE SE CUIDE, POIS, O MEU VELHO CAXIMBINHO VAI SOLTAR UMA FUMACINHA NADA AGRADÁVEL NO NARIZ DELE. E ASSIM OS TRÊS DIAS SE PASSARAM RAPIDAMENTE. E NA MANHÃ SEGUINTE OS GIGANTES EM MASSA COMEÇARAM A INVADIR A SOSSEGADA ALDEIA DOS ANÕES. OS GIGANTES ERAM MALVADOS E DESTRUIRAM TUDO O QUE VIAM PELA FRENTE. O VELHO TIO ESCAX JÁ DAVA COMO CERTA A VITÓRIA SOBRE OS ANÕES E DENTRO DE POUCO TEMPO DECRETARIA A MORTE DOS SEUS PRÓPRIOS SOBRINHOS PARA ACABAR DE VEZ COM MANCHA NA HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA.QUANDO O TIO GIGANTE SE APROXIMOU DE MEKFUR E DISSE A ELE.
- ACABOU PARA VOCÊ MEU SOBRINHO! E MNA EKFUR RESPONDEU INSTANTANEAMENTE.
- ISSO É O QUE VOCÊ PENSA TITIO!
E PONDO SEU CACHIMBINHO NA PONTA DA BOCA E BAFOROU POR TRÊS VEZES FAZENDO UMA GRANDE FUMACEIRA EM TORNO DE ESCAX LIBERANDO UM AROMA APIMENTADO FAZENDO OS OLHOS DO GIGANTE ARDEREM E SE FECHAREM POR ALGUNS INSTANTES.
O GIGANTE SOLTOU UM BERRO TÃO ALTO QUE ECOOU PELAS MONTANHAS PASSANDO POR TODAS AS ILHAS QUE FORMAVAM O TERRITÓRIO DA ISLÂNDIA. E LOGO EM SEGUIDA CHEGOU RUKZAG COM SEU SAQUINHO MISTERIOSO E DE LÁ DE DENTRO TIROU UMA FUNDA QUE NADA MAIS É QUE UMA ARMA DE ARREMESSO CONSTITUÍDA POR UMA CORREIA OU CORDA DOBRADA E A ARREMESSOU COM TAMANHA FORÇA ACERTANDO EM CHEIO A GRANDE CABEÇA DO GIGANTE QUE DESFALECENDO SOLTOU OUTRO SONORO RBERRO QUE PROVOCOU RACHADURAS NO SOLO E ABRIU UM ENORME BURRACO QUE SUGOU O MALVADO GIGANTE PARA DENTRO DO BURACO. E   POR FIM APARECEU O SÁBIO RANGRAN QUE AINDA DEU UMA ÚLTIMA CHANCE AO GIGANTE PARA ELE SE ARREPENDER DE TODAS AS MALDADES QUE ELE HAVIA FEITO AOS ANÕES E AOS DA TERRA DO GELO. MAS O GIGANTE NÃO QUIS ESCUTÁ-LO E NÃO SE AREPENDEU DE NADA DO QUE HAVIA FEITO DE MAL AOS SOBRINHOS. DE REPENTE DEPOIS QUE O GIGANTE NÃO SE ARREPENDEU DE TODAS AS SUAS MALDADES, OUVIU-SE UM GRANDE ESTRONDO NO CÉU E LOGO EM SEGUIDA COMEÇOU A CHOVER UM LÍQUIDO ESVERDEADO QUE RAPIDAMENTE DERRETEU POR COMPLETO O JÁ INDEFESO GIGANTE. E ASSIM NOSSOS PEQUENOS GIGANTES DE GELO AGRADECERAM AO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA POR MAIS ESSE TRIUNFO DO BEM CONTRA O MAL.



Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52923


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68889 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57829 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56641 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54719 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54626 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54544 Visitas

Páginas: Próxima Última