Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Filosofando...
Jaeder Wiler

Resumo:
Uma sociedade melhor...



Mulher ou homem, o filosofo é um ser que quer mudanças. Na maioria das vezes procura nas antigas escritas, respostas para muitas perguntas? Vasculha velhas bibliotecas e velhos ensaios. Com elas reescreve teorias, apaixona-se pelas utopias.
Defende os novos comportamentos com unhas e dentes.
É intrigante como começam suas carreiras com seus olhos bem abertos. Atentos a textos de outros grandes filósofos do passado. Descobrindo métodos aplicados com êxito em outras épocas. Sempre por pequenos períodos de tempo. Seja na educação, na economia, na política e até mesmo nas guerras.
É interessante que à medida que seu título aumenta a sua miopia também. Ele não acredita, ou não quer enxergar que a maioria prefere o mundo como esta. Ninguém quer sair da zona de conforto. Mudar dá trabalho. Situação registrada a centenas de anos antes da era cristã. As revoluções, geralmente como vulcões jorrando ódios oprimidos mudam a roupagem, mas não a relação-dominador/dominado.
A célula familiar que fundiu amor com propriedade é a mesma desde a instalação do código de Hamurabi – “Olho por olho, dente por dente”.
Vivemos esse mesmo dilema mais de dois mil anos depois deste evento.
Defendemos nossa casa do mesmo jeito que defendemos as pessoas que amamos.
Defendemos nossos bens materiais com a vida.
Em alguns países a pena de morte existe. Em outros, chacinas e mais chacinas cumprem parte deste pacto macabro.
O que precisa mudar? A sociedade? Não; ela já possui leis maravilhosas:
Vejamos uma jurídica – “O poder emana do povo e por ele será exercido”.
Outra: “Somos todos iguais perante a lei..."
Religiosas: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, e “Respeite o próximo, como a ti mesmo”.

Na verdade, mandamentos e regras para uma sociedade mais justa já existem e estão documentadas há milhares de anos.
O problema maior parece-me estar na área da psicologia – que precisa buscar respostas para este animal predador, e muitas vezes ruim – chamado homem.
Porque ele, salvo exceções é vingativo, rancoroso, raivoso, mentiroso, lascivo e quer levar vantagem sempre?
O que impulsiona este desejo de poder e dominação.
Acredito que as bases para a constituição universal do planeta terra já está escrita. O difícil será adestrar o homem para segui-la.


Biografia:
Nascido em Mantena, MG, escrevo por que gosto, sem nenhuma pretensão, apenas escrevo...contato jaederwiler@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Que idade você tem? Jaeder Wiler
Poesias Quando você apareceu Jaeder Wiler
Poesias O balanço... Jaeder Wiler
Poesias O barquinho azul Jaeder Wiler
Poesias Quem é você Jaeder Wiler
Crônicas Filosofando... Jaeder Wiler
Contos Olhar de criança... Jaeder Wiler
Contos Domingo de fé! Jaeder Wiler
Poesias O amor renasce... Jaeder Wiler
Poesias Perto de você Jaeder Wiler

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 44.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54569 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54557 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54354 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54308 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54289 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54258 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54184 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54008 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última