Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CIDADES ABERTAS É EM ALERTAS
o estado mais rico da união
João Belato

Resumo:
um imaginário sobre a cidade de São Paulo, com suas diferenças e suas necessidades.

CRONICA
CIDADES ABERTAS É EM ALERTAS
JOÃO BELATO
DATA 02.07.2019
Dentro de um imaginário que o Estado de São Paulo e o estado mais rico da união. Uma análise mais crua e real da sua população atual, de um cenário perverso onde filas enormes de pessoas para um prato de comida em plena Praça da Sé. O contesto para se chegar a um estágio surreal, de estado mais rico da união, em vista aos comentários recentes da mídia em geral.       
São Paulo com os 645 municípios, conhecido como o estado mais rico da união, tem pela frente inúmeros desafios diários. A capital deteriorada e maltrapilha devora no seu interior com suas pontes e viadutos prontos para cair na cabeça de qualquer cidadão, de qualquer idade, de qualquer religião, de raça ou credo, ou de qualquer nacionalidade. Não passa pelo imaginário de milhões de pessoas marginalizadas, que vivem e moram no mais longínquo agreste do sertão ou nos rios e florestas amazonenses. Sem qualquer tipo de informações sobre São Paulo, com os seus 645 municípios, que abriga centenas de milhares de pessoas com credos e misérias. Sem transporte urbano condizente com sua realidade milionária, sem uma infraestrutura harmonizada com as mobilidades em precárias condições. Os municípios entorno sofrem com o descaso das políticas públicas vigente no estado e no pais, do caos e do abandono urbano e suburbano.
Antes de sermos cidadãos somos pessoas. Acredito que deveríamos ter condições de cidadãos e não sermos apenas capacho de meia dúzia de outros cidadãos que estão acima de ser superiores, ou que acham que são.
O universo do território nacional conta com 5570 mil municípios e 26 estados federativos e o Distrito Federal.
Somos uma grandeza imensurável em terras riquíssimas, em belezas naturais de mares, serras, montanhas, cachoeiras, pôr do sol, em arquitetura somos privilegiados o mestre dos mestres viveu aqui e deixou espalhado pelo mundo o seu conhecimento e suas obras, temos Angra do Reis, Ilha Bela, a beleza do norte e nordeste a beleza das cidades Baianas, sem com contar com os pampas gaúchos e a sua Lagoa dos Patos, da Ponte Hercílio Luz, Rio Niterói, os rios do Amazonas, das nossas nascentes, do rio que passa cortando uma grande parte do Brasil, o famoso Rio São Francisco, sem contar a hospitalidade e o modernismo do Paraná, por aqui temos o Rio Tietê que corta todo o Estado de São Paulo. Somos.                         
A contagem de todos os de detalhes, temos como chegada a cidade de Tocantins atravessando o rio do mesmo nome e a entrada na cidade de Palmas, esta ponte tem uma extensão de aproximadamente 4.500 km e leva o nome de ex. presidente. Sem contar o Para, com o seu Mercado Ver o Peso, o açaí e farinha de d’água. O seu relógio que marca o horário das chuvas, sempre as 15:00 horas. O Rio das Ostras (RJ), Parauapebas (PA), Balneário Camboriú (SC), Rio Verde (GO), Águas Unidas de Goiás (GO), Linhares (ES), Valparaiso de Goiás (GO), Sinop (MT) e Indaiatuba, Uru, Sabino e Itapirapuã Paulista (SP), esqueci de 5500 mil cidades, com suas características as suas belezas naturais os seus cidadãos a sua cultura a sua culinária. Esqueci de 20 tantos estados com seus municípios as suas culturas, a culinária da beira da estrada, conhecida apenas pelos caminhoneiros que cruzam este pais de norte a sul de leste a oeste. Somos.
O estado mais rico da união, com seus 645 municípios.
Tantos outros estados, muitos deles, em seus municípios vivem em palafitas, imagine só, que no estado mais rico da união temos palafitas, um rio imenso quase totalmente poluído, problemas tão sérios que em épocas de chuvas, nas encostas das montanhas, temos centenas de famílias que vivem ou sobrevivem das malvadezas das inúmeras políticas públicas da superpopulação, sem um planejamento futuro voltado para o pais, para o estado, para o município, para as pessoas e para os cidadãos. Somos.
Do estado mais rico da união, onde existem analfabetos e semianalfabetos, os sub-humanos, os dependentes químicos, os subnutridos, os famintos, os sem tetos, os catadores de alimentos nos cestos de lixo espalhados pela cidade mais rica do país, os recicladores e os sem vida. Somos.
Pessoas vivendo em época do recesso no congresso, nas câmaras, nas assembleias, nos ministérios, no senado, o cidadão pagando todo este recesso. Somos.
Brasileiros vivendo ou sobrevivendo, neste pais dos lava-jatos. No dia 30 de julho de 2019, ato pró governo, envolvendo pelo menos 70 cidades brasileiras. Ocorreram em todos os estados e no distrito federal. Nas principais capitais e algumas cidades do interior. O hino nacional foi entoado em todas as manifestações a favor da lava-jato. A cor predominante dos participantes foram o amarelo e o verde nas camisetas. Afora as palavras de ordem a favor do governo em exercício e contra a corrupção que assola nosso país de sobreviventes. O buraco que se forma dos desempregados. O descaso com a educação, o total desconforto financeiro que atinge a todos, inclusive aqueles que ainda estão por vir a nascer.
O estado mais rico da união, está sem vida, agora, tudo por aqui é escuro, sem cor, sem brilho, sem luz, apenas sombras escuras a pairar sobre nossas cabeças em estados constantes de alertas. A beleza das praias poluídas, as montanhas e os morros sem vegetações, os rios os córregos as nascentes mortos e degradados poluídos e sujos.
O rastro deixado por esta juventude. Salve a nação, com seu milagre brasileiro, um país de jovens. O que foi que deixamos? Uma cidade aberta e em constante alerta.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos cidade de curitiba João Belato
Crônicas CIDADES ABERTAS É EM ALERTAS João Belato
Poesias RESUMO HISTÓRICOS João Belato
Crônicas O CASO DA MAÇÃ João Belato
Crônicas mordida do leão João Belato


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55782 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54797 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54698 Visitas

Páginas: Próxima Última