Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Péssimo Ensino de Inglês no Brasil
Fracasso Educacional
Giljonnys Dias da Silva

Resumo:
Este é uma pequena descrição do péssimo ensino de inglês no Brasil. Pode se fazer algo para ajudar as pessoas? Apenas mudanças significadas podem causar um evolução na educação.


Um dos problemas que os estudantes enfrentam nas escolas públicas ou particulares do Brasil é o péssimo ensino de inglês por parte dos próprios docentes da área de ensino de línguas estrangeiras neste caso o inglês. Se os docentes nestas escolas não dominam o inglês como poderão tornar seus alunos fluentes num idioma que eles não falam? Este é um problema sério nas escolas, e também do Ministério da Educação e Cultura no Brasil, que ainda optam por metodologias convencionais, o ensino instrumental atrelado ainda a aulas de gramática, e atividades maçantes, e não há pesquisa, a interação social entre falantes de idioma português com falantes nativos de inglês. É isso que deveria mudar nas escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e particulares (instituições de ensino particular, escolas internacionais e de idiomas).

De quem é a culpa?

Lamentavelmente, o governo braseiro e o Ministério da Educação e Cultura não investem muito na educação da mesma maneira que eles investem para os bolsos deles, e que a camada pobre da sociedade lhe é tirada a oportunidade de ter uma educação de boa qualidade. A classe alta ou rica da sociedade tem todos os privilégios que os pobres não têm, que é obter os melhores serviços, viagens ao estrangeiros e outras vantagens. Pois, são os ricos que possuem maior influência com empresas estrangeiras (americanas ou britânicas, etc), enquanto os pobres os observam apenas como espectadores. Esta é uma realidade bem triste num país, onde o acesso a informações não é restrita, e a liberdade expressão é tão almejada. Mas o grande problema é o ensino de inglês no Brasil não produziu mais pessoas fluentes em inglês. De acordo com uma pesquisa, feita pelo British Council em 2015, menos de 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês – e, destes, apenas 1% podem ser considerados fluentes.

E os programas de intercâmbio no Brasil, o que dizer deles?

Estes programas são insuficientes para produzir cidadãos brasileiros fluentes em inglês, visto que o intercâmbio visa mais uma parceria entre instituições universitárias que oferecem bolsas de estudos gratuitas de intercâmbio ou mesmo um estágio de 1 a 12 meses no Estados Unidos. Imagine só, alguém pode se tornar "fluente" em inglês em apenas 1 ou 12 meses conforme o intercâmbio ou estágio? A resposta é não. Acredita-se que "apenas quem tem controle intuitivo em uma língua estrangeira" é quem se sair melhor, e alguns que se dizem fluente logo voltam para sua velha rotina depois do intercâmbio ou estágio, e logo o inglês acaba no esquecimento delas. Veja os tradutores, intérpretes e lexicográficos bilíngues (em português e inglês), eles não pararam de estudar inglês só porque já são fluentes, ou seja, os mestres da língua inglesa. Isto deveria ser exigido dos docentes e alunos das escolas públicas e particulares do Brasil, e dos estudantes de intercâmbio. Aliás, um diploma ou certificado são úteis, mas a habilidade de se comunicar espontaneamente, de forma intuitiva em inglês é mais importante ainda.

Pode-se mudar isto?

Sim. A resposta está nas pesquisas que já estão sendo feito para melhorar o defasado ensino de inglês no Brasil. A melhor solução para uma educação é investimento nas estrutura das sala de aulas, adapta-las aos alunos, incentivo e sempre abordar que para aprender inglês, é preciso esforço, determinação e continuidade.
fShare
Salvar


Biografia:
Eu nasci em 8 de maio de 1986 em Lago da Pedra, Maranhão-Brasil. Falo duas línguas maternas - inglês americano e português brasileiro. Sou um autor autônomo. Meu trabalho visa explicar como é o processo de tradução de textos acadêmicos, científicos, poéticos, obras literárias entre outros tipos de textos em português para o inglês. https://www.recantodasletras.com.br/autores/giljonnys

Este texto é administrado por: Autor Giljonnys Dias da Silva
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Péssimo Ensino de Inglês no Brasil Giljonnys Dias da Silva


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55003 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última