Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Importância de ler para Crianças Pequenas
Leitura para Crianças
Geovana Soldatelli

Resumo:
As crianças bem pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas, soltando gritinhos, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é fundamental para a formação que elas ouçam muitas histórias desde a primeira infância.

A Importância de Ler para e com as Crianças Pequenas.

                                                                                                                      Cristiane Beatriz Rizzon
Eliane Simone Fongaro Pezzi
Geovana Soldatelli

“Não há idade para ler livros de imagens, nem para introduzir a literatura” Dominique Rateau, assim buscamos, mesmo que de maneira breve, discutir acerca da importância do ato de ler para e com as crianças pequenas neste artigo. Para Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Sabemos que as narrativas fazem parte da vida das criança desde quando bebê, através da voz da mãe, dos acalantos e das canções de ninar, e que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas, animais ou natureza. As crianças bem pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas, soltando gritinhos, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é fundamental para a formação que elas ouçam muitas histórias desde a primeira infância.
Através dos contos de fadas, por exemplo, a criança interpreta as grandes questões do ser humano, como a perda, o amor, o companheirismo e a amizade. Segundo a psicóloga Frinéa Brandão, coordenadora do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ), explica que as histórias também minimizam aspectos da solidão, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação. "Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação. Isso acontece porque elas estão também aprendendo realidades internas emocionais." Em uma história bem contada de monstro, de princesa ou de herói, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.
Atitudes cotidianas podem transformar o processo de aprendizagem. Conversar com as crianças pequenas, ler para e junto com elas, cantar, recitar, brincar com as palavras e falar sobre as histórias favorecem o desenvolvimento emocional e da linguagem como recurso que permite transformar a experiência vivida em conhecimento. É através das histórias que se pode descobrir outras linguagens, lugares, tempos, diferentes jeitos de agir e de ser, outras regras e ótica.
Estudos mostram que aos dois anos de idade já existem diferenças importantes entre as crianças no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades linguísticas. Essas diferenças decorrem da qualidade e da quantidade de interações a que eles tem acesso em casa, o que quer dizer que, quando entram na escola, algumas crianças podem estar muito aquém do seu potencial de desenvolvimento. Se não ganhar lugar de atenção no processo formativo da criança, a linguagem pode ser um agente reprodutor das desigualdades no processo de alfabetização.
Sabemos também que não é preciso saber ler para conhecer o mundo da fantasia e da Literatura, ou para se encantar com os livros. Uma criança é capaz de folhear um livro, ver as figuras e imaginar uma história. Segundo Bamberger Richard, mesmo para as crianças pequenas, a leitura de textos de literatura infantil, é um caminho que desenvolve, além da imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e por consequência a escrita.
O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que inicia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida. Sabemos que a leitura estimula e promove o desenvolvimento intelectual e cognitivo, por isso como profissionais da educação devemos sempre e em qualquer circunstância incentivar a leitura.



REFERÊNCIAS:

https://www.webartigos.com/artigos/leitura-na-educacao-infantil/80169 acessado em 18.09.18


https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bz5wQQ4WkVcJ:https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2013/06/ler-para-criancas-veja-importancia-desse-habito.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br acessado em 18.09.18


Biografia:
“Não há idade para ler livros de imagens, nem para introduzir a literatura” Dominique Rateau, assim buscamos, mesmo que de maneira breve, discutir acerca da importância do ato de ler para e com as crianças pequenas neste artigo. Para Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. Sabemos que as narrativas fazem parte da vida das criança desde quando bebê, através da voz da mãe, dos acalantos e das canções de ninar, e que mais tarde vão dando lugar às cantigas de roda, a narrativas curtas, animais ou natureza. As crianças bem pequenas, já demonstram seu interesse pelas histórias, batendo palmas, soltando gritinhos, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Neste sentido, é fundamental para a formação que elas ouçam muitas histórias desde a primeira infância.
Número de vezes que este texto foi lido: 52803


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Importância de ler para Crianças Pequenas Geovana Soldatelli


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55016 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última