Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como se lê e o que é literatura no ano de 2020?
Flora Fernweh

A palavra literatura é etimologicamente proveniente do latim, sendo que o prefixo lettera, remete à letra, e a composição do vocábulo, a um cultivo da palavra escrita. Analogamente à origem da palavra, o conceito ao qual o exercício da literatura se aplica na contemporaneidade, vem enfrentando desafios na busca por sua firmação como atividade prazerosa que transcende em muito, o âmbito do mero entretenimento. As atividades humanas variam com o passar do tempo, modernizando-se e adaptando-se às demandas sociais para que permaneçam de alguma forma, presentes no mundo, e a literatura não foi uma exceção.

Apesar da tendência atual ao declínio do fazer literário e da importância concedida à leitura e à escrita, motivada principalmente pela evolução dinâmica e tecnológica do mundo, aliada a um modelo de vida que desconsidera a leitura como um exercício essencial ao crescimento pessoal e humano, dados apontados pelo 4º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, evidenciam que entre março e abril, os e-books e vendas on-line de livros físicos aumentaram, o que demonstra um momento específico que se tornou propício à produção artística de forma geral, com a literatura nela inclusa, além da disseminação de conteúdos dos mais diversos gêneros, por meio de mecanismos tecnológicos que facilitam e democratizam o acesso.

A singularidade do período em que a humanidade vive no ano de 2020, no qual os indivíduos veem-se cercados por uma série de desafios de cunho social e emocional, tanto em relação às dificuldades impostas pelo isolamento, quanto à saúde mental posta em prova pelo medo constante e pela adaptação à rotinas mais reclusas, exigiu um maior contato com tudo aquilo que possa afastar ao máximo, o ser humano de uma realidade incerta. Entre um dos elementos capazes de inseri-lo em um mundo alternativo e estabelecer com ele, vínculos de identidade por meio de personagens, com mensagens claras de que o ser que sofre não está sozinho, mas que até mesmo os heróis das histórias passam por obstáculos, está a literatura, que assim como em outros momentos críticos e desafiadores, cresceu com todo seu potencial, e tem mostrado agora, de forma acentuada, sua imprescindibilidade em uma oportunidade para que o mundo reavalie o valor dado a ela.

Diante dos avanços alcançados que permeiam a atualidade, é fundamental a compreensão de que a literatura trata-se da memória escrita do mundo, consistindo em uma atividade humana existente desde as mais antigas civilizações, sem a qual dificilmente o mundo teria evoluído. A escrita é um ato revolucionário que não marcou somente a passagem da Pré-história para a Idade Antiga, mas possibilitou a persistência de conhecimentos que com o tempo foram aperfeiçoados e serviram de base para novas descobertas. Tendo o fazer literário ativo, como produto final da manifestação humana e de seus anseios artísticos, poéticos e filosóficos capazes de nos fazer refletir, emocionar e nos transportar rumo a inimagináveis dimensões até então desconhecidas.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52876


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54630 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54554 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54350 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54274 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54249 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54176 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54029 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54000 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última