Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A SAGA DO SOM ESTÉREO
DIRCEU DETROZ

Numa noite dessas tive um sonho. Não é uma introdução ao texto. O sonho realmente existiu. O professor de português entrava na sala mandando os alunos arrancarem uma folha do caderno. Essa era a senha. Já sabíamos que vinha redação. O tema para aquele dia seria o rádio.

Não me lembro nada do que escrevi. Acordei antes da aula terminar. Estava na metade da redação. Entretanto, não esqueci da ideia que usaria para desenvolver meu texto. A minha saga para sintonizar as primeiras emissoras de frequência modulada. As FMs com som estéreo.

Acredito que para quem mora nas grandes cidades a saga foi muito menor. Bastava comprar um rádio ou aparelho de som novo. Emissoras com a nova frequência se proliferam rapidamente. Para os habitantes de cidades menores e do interior, o meu caso, era preciso ainda ter uma antena de FM.

Comprar o meu primeiro aparelho de som com FM não me causou tanto êxtase quanto sintonizar a primeira emissora de FM. Com a ajuda de uma antena presa no topo de um cano medindo oito metros de altura, a primeira emissora que sintonizei foi a Caiobá de Curitiba. Estava tocando “The Winner Takes it All” do grupo sueco ABBA.

Não pensem que os meus problemas terminaram. Raramente o som era perfeito devido à distância. Se era uma felicidade ver o marcador de interferência estabilizado em pelo menos 40%, a felicidade se multiplicava por cem quando o sinal verdinho do estéreo finalmente se acendia. Um dia, o estéreo já foi o som perseguido.

Então íamos fazendo descobertas. Nas manhãs de inverno, e melhor ainda nas de primavera, o sinal verdinho do estéreo só começava a piscar e apagar por volta das dez horas da manhã. Nas noites de primavera parecia que as rádios tocavam ao lado de casa.

Eram épocas de se deixar uma fita cassete virgem sempre preparada no gravador. Não sabíamos quando a música desejada tocaria. Quem nunca comprou uma fita virgem da marca “Basf”. Uma “Scotch”. Quem nunca xingou o locutor que falou antes da música gravando terminar, ou antes de começar a gravar com um “belo” palavrão!

À medida que as potências das rádios aumentaram, o êxtase pela luzinha do estéreo acesa diminuiu. Logo, cidades como Blumenau também já tinha sua FM. O único trabalho era virar a antena da direção do Paraná para Santa Catarina.

Hoje sintonizamos praticamente qualquer FM on-line na internet. Algumas de minha cidade como a “Vitrine FM” também. Pelo gosto musical, enquanto escrevo este texto ouço a “Ouro Verde” de Curitiba, sem saudades da minha antena de oito metros de altura. O receio que algum temporal a derrubasse e tivesse de comprar uma nova.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última