Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pelo signo do ódio morrerás
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Conheça novo título de Leandro Karnal, historiador e palestrante.

O ódio é mais que um sentimento, é a expressão última do pecado capital da ira. Para alguns é um modo de vida, uma ação cotidiana naturalizada e revestida de moral. Quando o historiador, filósofo e palestrante conceituado Leandro Karnal decide tratar do ódio em seu livro Todos contra todos – o ódio nosso de cada dia, nascido de uma entrevista a Editora Leya, temos uma nova perspectiva para entender a humanidade.
     De acordo o autor, a sociedade é mais hobbseana do que rousseauneana. Para aquele, a humanidade vivia em caos e para evitar a autodestruição, surgiu o Estado e a coerção para frear os ânimos egoístas. Já para Rousseau, considerado o “Cisne Negro” do Iluminismo, a sociedade corrompia o homem, logo, o homem era bom a priori, mas são as relações sociais que deturpam o seu ser.
     Tomando como base o Brasil, e seu ambiente de contrastes demarcados desde as últimas eleições em 2014, o autor tenta desmistificar a contradição do homem cordial brasileiro. Esse homem cordial não é um homem bom, mas sim um homem passional. É movido pelo puro sentimentalismo agressivo, isso pode produzir todo o tipo de ação, desde ações de puro amor até violência selvagem.
     Se Eric Hobsbawm chamou o século XX de a Era dos Extremos, podemos deduzir de Leandro Karnal que adentramos a Era do Extermínio. Não existe mais luta por ideais ou ideologias, o objetivo agora é colocar o seu narciso num pedestal e fazer com que todos o adorem como um deus, mesmo sendo um simulacro do humano inatingível. Há ausência de diálogo demarca o fim de qualquer evolução social ou pessoal.
     O ufanismo e o regresso ao passado são uma construção histórica para descaracterizar o presente, logo, o avanço do nosso país é sempre ao lugar anterior. O que me leva a acreditar que ou o brasileiro não está preparado para o progresso social ou estamos vivendo uma sociedade muito conservadora. Fazer do passado a “era de ouro” é o mesmo que dizer que o tempo presente é o lugar do atraso, quando é o contrário.
     Leandro Karnal também trata da inveja. O pecado envergonhado, pois ninguém admite que o tem, é um dos mais cometidos por uma sociedade que busca execrar o outo pelo seu sucesso (financeiro, amoroso, intelectual etc.). As relações se dão sempre num nível de pré-julgamento, onde o conteúdo é trocado pela forma. Há um esvaziamento da crítica, ou melhor, nos tornamos acríticos.
     Por muitos exemplos dados no livro, o modelo que nossa sociedade segue é o europeu. Tentamos a todo tempo reforçar uma identidade totalmente artificial, que mais segrega do que integra. O cruzamento do racismo e da desigualdade social permitiu que não houvesse a necessidade de guetos institucionais, eles se tornam estruturais em nossa sociedade movida a ódio.
     O trânsito mata, a escola mata, o hospital mata, a polícia mata, a política mata, todos matam! A ausência de catástrofes naturais parece diluir o ódio cotidiano. Se não morremos de furacão ou tsunami, não somos violentos, agressivos e mesquinhos. As guerras civis trazidas em conceitos assépticos de revoltas e conjurações no período imperial é um bom exemplo disso. A nossa história nacional reforça essa posição.
     A internet acabou acirrando ainda mais os ânimos de pessoas retrogradas, que aqui daremos o nome adequado de idiota. Esse ser, o idiota, vê o mundo do tamanho de suas convicções, baseadas em preconceitos e pré-conceitos. Destila ódio nas redes sociais, camuflados por telas digitais e IPs. Esse é o cidadão que apenas incita a violência entre as pessoas e nunca uma crítica da realidade.
     O autor estabelece duas formas de diminuir o ódio: a coerção (pela lei) e o consenso (pela educação e conhecimento), quando maior o consenso, menor o uso de instrumentos jurídicos legais. Menor o gasto com segurança pública e com políticas públicas. Leandro Karnal não estabelece fórmulas complexas, mas aponta a família e a escola como bases para uma mudança profunda na nossa sociedade odiosa.

Acesse aqui:
https://www.amazon.com.br/Todos-Contra-Todos-%C3%93dio-Nosso/dp/8544105327/ref=asc_df_8544105327/


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 52977


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Poetize a vida Caliel Alves dos Santos
Artigos O Brasil não é hexa, mas Lula é tri! Caliel Alves dos Santos
Artigos O romper das cordas Caliel Alves dos Santos
Resenhas Mirar na lua acima das estrelas Caliel Alves dos Santos
Artigos Representação política como parâmetro da divisão do Brasil Caliel Alves dos Santos
Artigos O que é dívida histórica? Caliel Alves dos Santos
Resenhas Iraci Gama: intérprete de Alagoinhas Caliel Alves dos Santos
Ensaios Militares como fator de risco a democracia Caliel Alves dos Santos
Resenhas A cidade em palavrório Caliel Alves dos Santos
Resenhas A poética feminina Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última